A arquitetura mediterrânea do Menorca Experimental
Menorca Experimental é um hotel no sul da ilha de Menorca, rodeado por uma paisagem selvagem de pinheiros, arbustos e flores silvestres. Sua arquitetura mediterrânea revela o lifestyle da ilha.
Menorca faz parte das cinco ilhas Baleares pertencentes à Espanha no meio do mar mediterrâneo. Há quem diga que é uma das mais bonitas por suas praias paradisíacas e a natureza exuberante.
Conheça mais sobre Menorca, a mais encantadora das Ilhas Baleares na Espanha
Um antigo edifício militar do século 19, com 30 hectares de terra, foi reformado para se transformar no Menorca Experimental. Um hotel dedicado ao ecoturismo, com o conceito de ser uma casa de veraneio para um artista imaginário. Como Miró fez com Mallorca, Dali com Cadaquès e Picasso na Riviera Francesa.
Conheça também a casa de praia de Salvador Dali em Cadaquès
O projeto da renovação foi concebido por Dorothée Mailichzon, fundadora do estúdio de design CHZON, especializado no setor de hotelaria. O estúdio conta com mais de 60 projetos em diversas cidades, como Paris, Londres, Ibiza Menorca, Basel, Veneza, Mônaco e Nova York.
O CHZON foi responsável desde o projeto de arquitetura até o design de mobiliário e os elementos gráficos do Menorca Experimental. O estúdio trouxe uma identidade visual marcante não só pela arquitetura mediterrânea, mas também pelo toque artístico e gráfico do hotel.
É possível perceber os detalhes desta identidade quando a mesma tipografia criada para o branding do hotel é perceptível nos detalhes dos móveis. A tipografia tem como característica bolas nos encontros de arestas das letras. Vemos as mesmas bolas nos encontros das arestas do mobiliário também.
A estética geral do hotel foi feita para inspirar: desenhar, meditar, nadar, contemplar e ver o pôr do sol. O ponto de partida de Dorothèe Meilichzon e sua equipe foi infundir alguns materiais da paisagem mediterrânea de Menorca no projeto: pedras, móveis de concreto, terracota, formas semicirculares, persianas de madeira e couro. Uma paleta de cores inspirada no céu azul de Menorca complementa o moodboard.
Também foram utilizados materiais reciclados de antigas fazendas: vigas de madeira, telhas de telhado e “pedra marrés” (típica pedra encontrada nas Ilhas Baleares).
Conheça a Fundação Lithica, uma antiga pedreiras de extração de “pedra marrés” em Menorca
Os móveis foram construídos por artesãos locais da ilha, com base no desenho de Dorothée. A designer trabalhou em conjunto com outros profissionais talentosos para completar a experiência do hotel.
O designer Karel Balas criou toda a identidade gráfica, incluindo a logo, a tipografia e ilustrações inspiradas em desenhos de Miró e Picasso. Já a designer LRNCE criou algumas mantas exclusivas tecidas à mão e fabricadas em Marrakech para compor a ambientação dos quartos.
Menorca Experimental é um hotel que não só concebe um local para o visitante se hospedar na ilha. Mas traz, principalmente, uma experiência imersiva no lifestyle e arquitetura mediterrânea de Menorca.