01.06.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Poltronas da designer Bia Rezende, na Made 2023, com desenhos esféricos (Foto: Jayane Miranda)

Design e arte no estádio do Pacaembu

 minutos de leitura
calendar-blank-line
01.06.2023
Feiras Made e ArPa reúnem designers e artistas em São Paulo até 4 de junho
minutos de leitura

No estádio do Pacaembu, ícone arquitetônico da cidade de São Paulo, as feiras Made e ArPa reúnem lançamentos de design e obras de arte. Ambas começaram nesta quarta-feira, dia 31 de maio, e seguem até o dia 4 de junho. O Pavilhão do Pacaembu passa por uma grande renovação, que, além de amplificar o uso esportivo, considera a retomada aos pilares originais do espaço, reconhecido por funcionar como uma grande arena da cena cultural paulistana.

A feira de artes ArPa está em sua segunda edição (a primeira também dividiu espaço com a Made, no Pacaembu). Entre as 47 galerias presentes, aparecem nomes de peso como Almeida & Dale, Luisa Strina, Gomide & Co, HOA, Karla Osorio, Fortes D’Aloia e Gabriel, Continua, entre outras. Elas foram divididas em estandes - diferentemente da Made, que foi montada sobre pequenos tablados curvos, alaranjados, separados por cilindros de papelão. 

Leia também:

A Made - Mercado Arte e Design, em sua 11ª edição, tem o tema Terra e conta com 53 expositores. Aproveitando o ineditismo do local, a Made tem novo formato: uma grande exposição de design onde todos os trabalhos estão à venda. Como uma feira de design colecionável, a Made dá destaque a designers e estúdios nacionais e internacionais,

revelando novos talentos, incentivando novas produções, e, consequentemente, ampliando a cultura do design.

Entre eles, há o projeto Paulistano Xingu, com exposição da cadeira Paulistano, de Paulo Mendes da Rocha (1928-2021), com capa de fibra natural feita por indígenas, da aldeia Kamayura, no Alto Xingu. 

poltrona assinada por paulo mendes da rocha, com capa feita por indígenas, na Made 2023
Cadeira assinada por Paulo Mendes da Rocha, com capa tecida por indígenas (Foto: Jayane Miranda) 

Essa era a ideia original de Mendes da Rocha quando desenhou a cadeira, em 1957. Em 2019, o projeto foi retomado pela sua filha Nadezhda Mendes da Rocha (recentemente, pai e filha foram premiados no Elle Deco Brasil Design Awards pela coleção de revestimentos Soma, feita com a Portobello). 

No dia 1º de junho, às 13h30, será realizada uma palestra com Nadezhda, a curadora de design Taissa Buescu (colunista do Archtrends) e com o fotógrafo Ruy Teixeira, sobre o projeto. 

Além de cadeiras, a Made abrange também iluminação, objetos e tapeçaria. Algumas peças, de elegante discrição, como cadeira Sol, da coleção Solar, de Giácomo Tomazzi, de linhas finas e materiais em vime, aço e madeira. A obra foi apresentada ao lado do revisteiro Alvorada, com vime em destaque. Havia também outras mais chamativas, de pegada pop, como o caso do lustre feito com papel de bala de coco, nas cores preto, azul e vermelha, cheio de franjas e presilhas de cabelo, chamada Pinhata, assim como os bancos revestidos em papel, da Papelaria, estúdio de design de Fabiola Pentagna e Christian Sampaio. 

bancos revestidos em papel e lustre feito com papel de bala de coco na Made 2023
Luminárias Pinhata e banquinhos feitos de papel, da Papelaria (Foto: Jayane Miranda)
obras dos irmãos campana na Made 2023
Esculturas da coleção Sopro na Argila, do Estúdio Campana, na Made (Foto: Jayane Miranda) 

Impressionava o lustre Pingente, banhado com gotas “derretidas” de vidro, da designer Carol Gay, que tem vasto trabalho com o material, e é a participante mais antiga da Made, a única que esteve em todas as edições. 

lustre de vidro e vasinhos de carol gay na Made 2023
Obras de Carol Gay, como a luminária pendente Pingente, apresentadas na Made (Foto: Jayane Miranda)

Entrou na edição também peças da coleção Sopro na Argila, do Estúdio Campana - estreante na Made -, com esculturas em terracota que fazem referência ao início da produção de Fernando e Humberto, ainda em Brotas, no interior de São Paulo. Essas mesmas apareceram na SP-Arte deste ano, na galeria Luciana Brito, que representa o estúdio no Brasil. 

O Estúdio Ambrosio apresentou como lançamento as poltronas Idem, exibidas nas cores laranja e vermelha. O Estúdio é de São Paulo e nasceu dentro do ateliê Paschoal Ambrosio, situado na Bela Vista.

poltronas com tubos estofados do estudio ambrosio na Made 2023
Poltronas Idem, do Estúdio Ambrosio foram lançadas no evento (Foto: Jayane Miranda)

Também é novidade a linha Gaspar, do Estúdio Niz, com cadeira e poltrona assinadas pelo designer Bruno Niz. Esses são os seus primeiros trabalhos, em sua marca, com uso de madeira e palhinha. “É uma história que quero contar e trabalhar com vários materiais”, disse. 

poltronas de madeira com palhinha de bruno niz na Made 2023
Linha de poltrona e cadeira chamadas Gaspar, do designer Bruno Niz  (Foto: Jayane Miranda) 

Bia Rezende apresentou as poltronas da coleção Gráfico, que também apareceram nesta edição da CASACOR São Paulo. A estrutura trabalha com desenhos esféricos tanto no encosto quanto no assento e representa a continuidade da linha Gráfico também lançada na Made em 2019. 

Serviço: 

ArPa + Made 2023

DATA: Até 4 de junho

HORÁRIO: Quarta a sábado, das 13h às 20h30. Domingo, das 11h às 18h
LOCAL: Pavilhão Pacaembu, Complexo Pacaembu, Praça Charles Miller - S/N

Mais informações nos sites da ArPa e Made.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Design e arte no estádio do Pacaembu...

Design e arte no estádio do Pacaembu

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies