17.11.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
peças em terracota
Nova linha de peças em terracota faz referência ao início da produção da dupla, ainda em Brotas (Crédito: Edouard Fraipont)

Irmãos Campana têm exposição com obras inéditas em São Paulo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.11.2022
Polifonia Campana conta com cerca de 50 peças que dialogam com arquitetura de Rino Levi e paisagismo de Burle Marx, na Luciana Brito Galeria
minutos de leitura

Nota da editora: Infelizmente, Fernando Campana faleceu em 16 de novembro, em São Paulo, poucos dias após a abertura da exposição que essa coluna trata. Uma perda gigantesca para o design brasileiro e internacional. Toda a equipe Portobello e Archtrends, incluindo a colunista Taissa Buescu, expressam profundo pesar.

Materiais como barro, carvão, bambu e isopor incorporam cerca de 50 obras de autoria de Fernando e Humberto Campana, que expõem pela primeira vez na Luciana Brito Galeria, em São Paulo. Batizada de Polifonia Campana, a mostra, que segue até o dia 21 de janeiro, apresenta peças recém-criadas pela dupla e outras preciosidades ainda inéditas do acervo do Instituto Campana.

A exibição ocupa todos os espaços da galeria e busca um diálogo entre traços da dupla, de seus trabalhos e trajetória, e o imóvel da década de 1950, projetado pelo arquiteto paulistano Rino Levi (1901–1965), com paisagismo de Roberto Burle Marx (1909–1994). Além de reativar características habitáveis da casa, hoje galeria, Polifonia Campana evoca a identidade brasileira por meio dos materiais, formas, cores e texturas. 

Polifonia Campana
Polifonia Campana ocupa a Luciana Brito Galeria, em SP (Crédito: Edouard Fraipont)

Entre os destaques, Fernando e Humberto apresentam uma nova linha de peças em terracota, que ocupam o Espaço Anexo da galeria. São pequenas mesas e luminárias que resgatam tanto marcas regionais brasileiras, quanto a memória afetiva dos artistas, que se aproximam dos 40 anos de carreira de reconhecimento nacional e estrangeiro. 

Sofá dourado Cratera
Sofá Cratera, de 2022, feito com couro e isopor (Crédito: Edouard Fraipont)

Nessas peças, por meio do uso do barro, relembram infância e adolescência em Brotas, cidade no interior de São Paulo. É nessa mesma cidade onde eles, hoje, desenvolvem um museu a céu aberto que futuramente abrigará o acervo do Instituto. Lá eles também fazem um trabalho de resgate de biodiversidade original da região através do plantio de mudas nativas. Até o momento foram mais de 20.000 mudas, o que já trouxe de volta animais como lobo guará e tucanos.

Mesa de jantar Cobogó
Mesa de jantar Cobogó, de 2020 (Crédito: Edouard Fraipont)

Na exposição em São Paulo, é possível ver o novíssimo sofá Cratera, confeccionado manualmente no estúdio da dupla em couro e isopor, além da luminária Babel, feita para a sala da casa-galeria. Aparecem ainda as mesas e o aparador Cobogó, feitos com os elementos vazados em forma de mãos de autoria da dupla, e a instalação têxtil Botânica, um trabalho iniciado durante a pandemia que conecta o jardim e a sala de estar por meio da transparência. 

Cama Corallo
Cama Corallo, 2019, foi posicionada no quarto da casa (Crédito: Edouard Fraipont)

No dormitório da residência foi instalada a cama Corallo, de 2019, e o espelho Carvão, criado este ano a partir de madeira carbonizada e tratada. Nos jardins de Burle Marx, aparecem o sino em bronze Campana de Carvão e os vasos em aço inox Cocar, ambos criados em 2022. 

Ainda nessa exposição, é possível admirar trabalhos solo de Fernando Campana, como esculturas de chumbo, plástico, madeira e resina, e uma seleção de desenhos sobre papel. 

São diversas notas de uma composição leve e densa, poética e caótica, diversa e uníssona, traduzindo o DNA Campana em completa harmonia. Imperdível. 

Sino de bronze Prenúncio, de 2022 (Crédito: Edouard Fraipont)
Pendente no jardim
Pendente Etérea II, de 2022 (Crédito: Edouard Fraipont)

Serviço:

Polifonia Campana, Fernando e Humberto Campana - Estúdio Campana 
Visitação: até 21 de janeiro de 2023 
Local: Luciana Brito Galeria - Av. Nove de Julho, 5162, Jardins. São Paulo, SP
Horários: segunda, das 10h às 18h; terça a sexta, 10h às 19h; sábado, 11h às 17h

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Irmãos Campana têm exposição com obras in...

Irmãos Campana têm exposição com obras inéditas em São Paulo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies