Uma loja Zara especialmente para produtos de maquiagem
A super fast fashion da loja Zara acaba de lançar sua linha de maquiagens em 22 espaços espalhados pelo mundo. Completamente alinhada com o seu conceito “clean”, os produtos e o interior da loja levam um estilo mais minimalista, mas, ao mesmo tempo, imersivo.
Dia 12 de maio foi a data escolhida para a realização desse lançamento simultâneo em 22 lojas da Zara por todo o mundo, contando com Estados Unidos, Canadá, China, Coreia do Sul, Japão, México, Austrália, Nova Zelândia e alguns países da Europa.
A linha de maquiagens nasceu com o propósito de ser recarregável e reutilizável. Possui embalagens fáceis e intuitivas de usar, com os produtos como refis. Além disso, a loja Zara está lançando também um programa de reciclagem, no qual os produtos podem ser depositados e entregues nas lojas depois do uso para receber um novo ciclo.
A coleção conta com uma alta gama de produtos e cores diferentes. Desde batons em várias texturas (mate, satinado, gloss etc.), paletas de sombra de seis ou duas unidades, delineadores, pós compactos iluminadores, esmaltes de unha e pincéis profissionais. As embalagens são inteiras brancas com apenas um detalhe chanfrado nas suas laterais.
A estratégia de retail para este lançamento surgiu da aprendizagem que essa pandemia nos mostrou: vendas com foco online, porém pontos de venda físicos como experiência e imersão de marca.
O design de interiores da loja Zara é completamente minimalista e branco, com muita iluminação e uma grande mesa central de mármore cru para descobrir e testar os produtos. Os produtos se encaixam sobre essa grande mesa de mármore através de displays e uma grande bandeja branca. Não há cantos retos. Tudo é muito curvo e fluido.
Em algumas lojas o espaço destinado a esta nova linha de maquiagens pode estar mais aberto ou em um corner mais fechado, porém todos mantendo a mesma estética "clean" e ao mesmo tempo icônica.
Tudo está em perfeito alinhamento: os produtos com o design das lojas, com a campanha, com o visual merchandising e com a experiência de compra. Tudo ao estilo Zara de ser: simples, acessível e sem complicações.
O setor de beleza e bem-estar também cresceu muito nos últimos tempos. Cada vez mais as marcas de moda estão se aventurando e investindo no mundo da beleza, incluindo maquiagens no seu catálogo junto às roupas, e oferecendo ao consumidor uma ampla experiência de marca.
Vista geral da loja Zara: sempre com uma parede grande de exposição e uma mesa central (Foto: Bárbara Cassou)
Hoje há uma variedade imensa de marcas de maquiagem e, para lançar-se neste setor, é preciso trazer inovação. Assim, a loja Zara consegue trazer essa nova categoria para o seu consumidor, mantendo a sua essência moderna e descomplicada, mas, ao mesmo tempo, criando uma experiência imersiva dentro do ponto de venda.
LEIA TAMBÉM: A era das grandes lojas