27.11.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Penteadeira é um cantinho especial que traz aconchego e estimular o autocuidado (Projeto: Giovana Guerra)

Penteadeira para maquiagem: o cantinho dos rituais de beleza

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.11.2020
Descubra como escolher a sua penteadeira para maquiagem e crie um cantinho da beleza especial para trazer mais conforto aos seus dias!
minutos de leitura

A pandemia de Covid-19 mudou a forma como nos relacionamos com a casa e o mundo. Atualmente, tornar o lar mais aconchegante é uma das metas de muitas pessoas. Nesse sentido, a penteadeira para maquiagem é uma grande aliada.

Afinal, ela pode ser o destaque de um cantinho especial: o dos cuidados pessoais. Mesmo com o uso das máscaras, a maquiagem continua sendo importante para muitas pessoas, que capricham nos olhos, aparecem em videoconferências e, principalmente, gostam de se arrumar para si mesmas.

A penteadeira para maquiagem também pode ser o espaço para manter a rotina de saúde, higiene e skincare em dia. Com ela, ainda é possível ter momentos de distração, garantir a organização da casa e, principalmente, deixar a decoração mais bonita.

Portanto, que tal investir nesse móvel?

Qual é a história da penteadeira para maquiagem?

A penteadeira para maquiagem nasceu ainda na época do Renascimento — em torno do século XV. Contudo, foi só a partir do século XVII que ela começou a se tornar popular entre a alta burguesia europeia.

A sua estrutura foi criada baseada nas antigas mesas para barbear, que contavam com um espelho e uma superfície de apoio.

Não foi à toa que esse móvel começou a ganhar espaço nos quartos femininos, afinal, desde aquela época as mulheres já eram vaidosas e tinham uma grande preocupação com a aparência.

Dessa maneira, a penteadeira começou a ser moldada de forma a comportar todas as necessidades femininas do período, como perucas, perfumes, maquiagens e outros itens de uso diário. 

O móvel geralmente ficava instalado no quarto ou em outro cômodo privativo, ajudando a manter a privacidade da mulher enquanto ela se preparava para mais um dia.

Exemplo de penteadeira clássica que recria o estilo renascentista (Projeto: Leonardo Maia)

Essa criação mobiliária estava totalmente de acordo com os padrões renascentistas, que visavam colocar o homem no centro do Universo, valorizando, por exemplo, o hábito de se arrumar e se apresentar.

Com o tempo, a penteadeira se adaptou aos diferentes estilos e se tornou um móvel muito famoso e desejado, especialmente entre os anos de 1950 e 1970.

Após um tempo em desuso, hoje ela volta a reinar, criando uma área de conforto e cuidado para pessoas de todas as idades.

Quais são os principais modelos de penteadeira para maquiagem?

Desde o seu surgimento no Renascimento até os dias atuais, a penteadeira continua a ter a mesma função: ajudar as pessoas a se maquiarem, cuidarem da pele e se preparem para a rotina, criando um espaço de aconchego e privacidade.

Porém, como dissemos, ao longo das décadas de existência, o móvel se reinventou. Assim, surgiram diferentes modelos, que podem combinar mais ou menos com o seu estilo e a decoração do seu quarto. Vamos ver os principais?

Clássica

A penteadeira clássica é aquela que conta com um espelho de moldura ornamental e pode dispor de gavetas e pés mais trabalhados. É um modelo muito bonito, indicado para quem adora composições refinadas e elegantes.

Para aderir a esse estilo sem ficar muito exagerado, tente equilibrar os elementos decorativos. O destaque deverá ser o espelho ornamental, que pode aparecer em tons de dourado ou cobre, proporcionando mais sofisticação.

Vintage ou retrô

É aquela herdada de família ou encontrada em lojas de móveis antigos. Também pode ser uma peça nova, porém com a aparência de décadas passadas.

Se o móvel for realmente antigo, você poderá investir em uma repaginação dele, com uma nova pintura ou um tratamento diferente.

Penteadeira vintage produzida a partir de uma antiga máquina de costura (Foto: Freepik)

São modelos mais característicos, com espelhos ovais ou arredondados. Também podem contar com várias gavetas.

Você pode compor o ambiente com uma poltrona de veludo, contrastada com outros móveis contemporâneos, ou usar alguns elementos divertidos, como luminárias e quadros.

Minimalista

As linhas retas, a cor branca e o apelo à funcionalidade são características marcantes da penteadeira minimalista.

Ela oferece uma sensação mais clean aos ambientes; por isso, tenha em mente que quanto menos ornamentos e detalhes, melhor.

Amadeirada

São os modelos de penteadeira fabricados em madeira, mantendo a cor original da peça. Por isso, conseguem trazer um ar mais sóbrio aos espaços, além de aumentarem a sensação de conforto e comodidade.

Funcional

Se você não tem uma penteadeira, que tal montar a sua própria? Uma escrivaninha, uma mesa com gavetas ou uma bancada somada a um banquinho ou uma cadeira já podem se transformar no seu espaço de beleza.

Uma penteadeira funcional pode trabalhar com outras possibilidades; por exemplo, sendo transformada em um home office quando necessário (Projeto: Dromma Arquitetura)

Opte por móveis sem muitos detalhes, em uma linha mais elementar, tornando a base da sua penteadeira e ajudando a combinar facilmente com qualquer estilo decorativo.

Camarim

A penteadeira camarim é a mais buscada atualmente, pois ela já dispõe de lâmpadas instaladas ao redor do espelho, que são excelentes para iluminar melhor o rosto na hora de se maquiar, pois evitam sombras.

As luzes da penteadeira camarim trazem mais facilidade na hora de se maquiar, o que faz dela um dos modelos mais procurados (Foto: Lara Santos)

Alguns modelos ainda contam com extras bem interessantes, como tomadas e gavetas, entre outros. Você se sentirá como estivesse em um salão de beleza exclusivo.

Moderna

Se você não abre mão de um ar de modernidade e tem um quarto bem focado nesse estilo, então essa penteadeira é a mais indicada.

Estamos falando daqueles móveis com linhas retas, que podem se apresentar em diferentes formatos e ter adicionais como gavetas (ou não).

Provençal

A penteadeira no estilo provençal é um móvel com acabamentos bem desenhados. A maioria é branca ou em cor clara (com aplicação de pátina), sendo uma ótima opção para trazer mais romantismo ao ambiente, podendo combinar muito bem com decorações vintage.

De parede

É uma penteadeira que fica fixa na parede, sendo a mais indicada para quartos pequenos, onde o espaço precisa ser otimizado. Além do espelho, ela tem uma bancada, que pode ou não dispor de gavetas.

Como escolher uma penteadeira para maquiagem?

Além de pensar em um estilo de penteadeira que combine com a decoração do seu quarto e a sua personalidade, é preciso analisar o tamanho do móvel, que deve estar de acordo com o ambiente.

Lembre-se que também será preciso incluir um banquinho ou uma cadeira; então, deixe espaço suficiente para a circulação.

A penteadeira deve estar em sintonia com o ambiente, criando um espaço aconchegante e confortável (Projeto: Juliana Moraes)

As cores são importantes, podendo complementar o restante do décor ou fazer um contraste. Essa proposta mais colorida funciona super bem nos modelos vintage ou retrô, que costumam receber pinturas em tons mais fortes, como rosa, vermelho, amarelo e azul.

Você ainda poderá usar o móvel para incorporar um estilo no ambiente. Por exemplo, a decoração provençal é uma grande aliada dos quartos, porque carrega consigo um ar de romantismo e delicadeza. Nesse contexto, a penteadeira nesse estilo ajuda a tornar o espaço único e harmônico.

Se você optar por uma penteadeira pronta, fique atento para a altura de espelho, bancada e banquinho. Esse cuidado garante um uso tranquilo. Outra opção é investir na marcenaria sob medida, principalmente se for preciso otimizar o espaço disponível.

Exemplo inteligente de aproveitamento de espaço, com uma bela penteadeira instalada no closet (Projeto: João Almeida e Gustavo Almeida — Arquitetura de Interiores)

Além do quarto, a penteadeira poderá aparecer em outros ambientes da sua casa, como no closet, na sala de estar ou em um corredor. Sempre lembrando que, dependendo do espaço onde ela é usada, poderá ganhar novas funções.

Como montar, decorar e organizar a sua penteadeira para maquiagem?

Depois de escolher a penteadeira para maquiagem ideal, é hora de organizar tudo, deixando o seu cantinho da beleza mais personalizado e exclusivo. Veja as dicas que reunimos.

Iluminação

A iluminação é um dos pontos mais importantes. Por isso, a dica é tentar posicionar a penteadeira para maquiagem próxima a uma janela ou outra fonte de luz natural.

No caso da luz artificial, é fundamental que ela venha de frente para o rosto. Se você usar apenas uma iluminação superior, poderá criar sombras e dificultar o processo de maquiagem.

Não se esqueça de conferir a temperatura de cor da lâmpada e o RC de índice de reprodução de cores, garantindo uma melhor experiência ao usar o móvel.

Decoração

A decoração ajuda a criar um clima especial, proporcionando o acolhimento necessário para começar ou terminar bem o dia.

A penteadeira para maquiagem pode aparecer em diferentes ambientes, trazendo funcionalidade e um detalhe decorativo (Projeto: Ana Claudia Barbieri)

Por isso, pense em itens como vasos de flores, abajur, porta-retratos, velas aromáticas, porta-joias, livros, caixinhas, esculturas, cerâmicas e até alguns quadrinhos próximos da parede onde a sua penteadeira está.

O importante é que você sinta a sua personalidade refletida nesse cantinho e tenha vontade de usá-lo.

Ainda é possível pensar em itens que decorem e sejam funcionais, como luminárias de pé e espelhos que ampliam, entre outros.

Organização

Uma penteadeira para maquiagem bem organizada faz a diferença no dia a dia, tornando mais fácil encontrar tudo o que você procura e manter corretamente maquiagens e demais produtos.

A dica é separar os produtos conforme a sua utilidade, como maquiagens, pincéis, produtos para a pele, cuidados com o cabelo, perfumes etc.

Se o modelo de penteadeira escolhido não tiver gavetas suficientes, use caixas organizadoras.

A organização é fundamental para tornar a penteadeira mais funcional no dia a dia (Projeto: Giovana Guerra)

Para os pincéis, você poderá usar algumas canecas divertidas e colocá-las sobre as bancadas. Também é possível encontrar organizadores de acrílico específicos para maquiagem.

Outras ideias inusitadas e criativas são: copos para os pincéis; bandejas para dispor perfumes e cremes; potes plásticos para organizar as gavetas e separar as diferentes categorias de cosméticos; pratos para docinhos como apoios para batons, perfumes e cremes; um espelho cheio de estilo transformado em uma bandeja etc.

Soluções diferenciadas

Você pode soltar a sua criatividade quando o assunto é a penteadeira para maquiagem, inclusive pensando em soluções sob medida.

Um exemplo é criar um nicho oculto sob o tampo do móvel, substituindo as gavetas e permitindo organizar diferentes itens.

Qualquer espaço pode ser aproveitado para incluir a sua penteadeira, combinando com o estilo decorativo do ambiente (Projeto: Nathália Montans)

As gavetas também podem contar com separadores que ajudem a organizar os produtos menores.

Ainda existe a possibilidade de usar espelhos que contem com espaços de armazenamento internos, aumentando a área para guardar e organizar diferentes itens.

Caso vá usar secador, babyliss, chapinha e outros aparelhos, lembre-se de posicionar a penteadeira em um local próximo de tomadas.

E não se esqueça de combinar bem o banquinho ou a cadeira com a sua penteadeira para maquiagem, deixando o espaço em sintonia.

Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil montar, decorar e organizar a sua penteadeira para maquiagem e criar um cantinho especial? Esperamos que sim!

Aproveite e leia o nosso conteúdo sobre a influência de Brigitte Bardot na arquitetura e decoração!

Foto de destaque: A penteadeira para maquiagem é um móvel versátil, que proporciona um cantinho especial capaz de trazer mais aconchego e estimular o autocuidado (Projeto: Giovana Guerra)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Penteadeira para maquiagem: o cantinho dos ri...

Penteadeira para maquiagem: o cantinho dos rituais de beleza

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies