Laje nervurada: a estrutura que virou tendência de decoração
Dentre os variados tipos de estruturas para cobertura temos a laje nervurada. Ela pode receber um telhado, servir como piso para um pavimento superior ou ser usada como forro nos ambientes.
Na construção civil, a laje é apoiada por pilares e vigas. Por isso, ela tem a função de distribuir as cargas da construção para esses apoios. Mas também pode ser utilizada na decoração.
Continue a leitura para saber mais sobre a laje nervurada!
O que é e para que serve a laje nervurada?
A laje nervurada é uma das escolhidas na construção civil para cumprir grandes vãos — em geral, maiores que 5 m.
Seu formato, produzido a partir da fôrma da cubeta, permite a extensão dos espaços livres nos ambientes, diminuindo o uso de colunas.
Ela é muito utilizada, principalmente, em edifícios verticais que contam com vários pavimentos e em edificações comerciais.
Segundo a norma NBR 6118: 2003, a laje nervurada é uma estrutura moldada no local ou pré-moldada. Assim, é um tipo de laje maciça, com nervuras de concreto interligadas entre si.
O espaço que fica entre essas nervuras pode ficar vazio ou ser preenchido com outro material; tudo vai depender das escolhas do projeto.
No início, o uso da laje nervurada era camuflado com forro nos tetos. No entanto, a cada dia que passa, os profissionais de arquitetura a deixam mais aparente.
Ela é uma tendência em projetos no estilo industrial, que tende a apresentar toda a estrutura exposta, como tubulações elétricas e hidráulicas, tijolos etc.
O impacto estético causado pela laje nervurada proporciona à decoração de interiores maior versatilidade e dinamismo. Além, é claro, de demonstrar muita personalidade e ousadia.
Quais são as vantagens da laje nervurada?
Uma das vantagens da laje nervurada está na possibilidade de criar vãos maiores e conquistar uma estética inovadora. Afinal, qual arquiteto não quer um espaço aberto, livre de pilares, para projetar?
Ela também economiza nos materiais, uma vez que a sua estrutura usa menos aço e concreto. Diferentemente do concreto armado, laje mais utilizada no Brasil, que tem uma superfície lisa em seu interior.
Além disso, construir uma laje que utiliza menos concreto é mais sustentável para o meio ambiente, já que esse é um material que libera uma quantidade considerável de gás carbônico na atmosfera.
Os espaços vazios da laje nervurada fazem com que o cálculo do peso da construção total seja menor. Esse fator auxilia na execução de obras maiores e verticalizadas.
Outro detalhe está nas medidas dela, que é um pouco maior que a laje de concreto armado, o que aumenta a altura total da edificação.
Quais são os cuidados com a laje nervurada?
Um dos cuidados necessários para construir com a laje nervurada está nas instalações hidráulicas, elétricas e vedações, que devem ser pensadas com atenção. Isso para que a compatibilização entre sistemas ocorra sem dificuldades.
Possivelmente, será preciso criar elementos na vedação para a passagem de tubulações hidráulicas. Quando se opta pelo estilo industrial, as instalações elétricas podem ficar aparentes, com os equipamentos específicos.
Para a montagem das fôrmas da laje nervurada, recomenda-se uma maior observação no espaçamento e alinhamento dos moldes. O concreto deve ser aplicado por trechos e é necessário respeitar o seu tempo de cura.
Se o objetivo for deixá-la aparente, a sua execução na obra exigirá cuidados com a concretagem, para que o resultado final alcance o desejado esteticamente no projeto, sem que precise ocorrer um retrabalho no tratamento do acabamento.
Por fim, vale destacar que a execução da laje nervurada exige uma mão de obra especializada, o que pode elevar o orçamento.
Leia também:
- Telhado branco: recurso sustentável para o conforto térmico
- Construção: o essencial a saber em obras com porcelanato
- Orçamento de obra: 6 dicas para acertar nesse cálculo
Como usar a laje nervurada na decoração?
Além do industrial, outros estilos de arquitetura já integram a laje nervurada como grande trunfo para os interiores. Acompanhe projetos únicos, que tomam partido dessa estrutura para a criação de ambientes autênticos.
Em ambiente com estilo boho
\"Inovação\" é a palavra-chave para a laje nervurada aparente! Nesse ambiente, a arquiteta apostou em uma configuração diferenciada, quando escolheu o estilo boho para compor com a estrutura da edificação. O resultado é muito aconchego com o uso de elementos artesanais e rústicos.
Como elemento de destaque
A laje nervurada não precisa ficar aparente em toda a estrutura de teto do ambiente. Um bom exemplo é o projeto acima, que a exibe apenas em uma determinada área, para criar um cenário de destaque e elegância.
Com iluminação especial
Uma ideia para quem quer destacar mais a laje nervurada é investir em iluminação. No projeto do escritório acima, o efeito cênico e sofisticado do luminotécnico garantiu tecnologia, exclusividade e conforto para as pessoas.
Como uma forma de aumentar a amplitude do espaço
A altura que vai do piso ao teto da edificação se chama pé-direito. E ela é muito importante para gerar amplitude nos ambientes internos. A laje nervurada oferece a vantagem de aumentar essa medida, criando espaços mais ventilados e confortáveis.
Como você deve ter percebido, a laje nervurada representa uma estrutura interessante para quem procura espaços livres, com grandes vãos.
Aproveitar essa tendência da construção civil na decoração é uma maneira de criar projetos contemporâneos, com um diferencial.
Agora que você conheceu a laje nervurada, veja técnicas e desafios para construção em terrenos íngremes!