Julho borbulhante
Três eventos de design marcaram a última semana em São Paulo. A Abup Decor Show, do setor de utilidades e presentes, começou no dia 17 de julho, com 181 expositores. A Abimad, da indústria de móveis, abriu as portas no dia seguinte, com mais de 100 marcas. E, em menor escala, mas ainda repleto de novidades, ocorreu a apresentação de novas peças da linha Tupiniquim, da Più Mobile, assinadas por Roberta Banqueri.
Eventos como esses, geralmente voltados para lojistas e profissionais da área de decoração, apontam tendências e traçam rumos nos setores de móveis e objetos para a casa.
Fora isso, possibilitam conhecer novos designers e talentos emergentes, em iniciativas como as de Cris Rosenbaum, agitadora de prestígio do design nacional, fundadora da badalada Feira na Rosenbaum, que participou da Abup e Abimad com a curadoria dos projetos Célula e Alma Brasileira, respectivamente.
A seguir, alguns dos destaques da semana:
1. Sofá Chapada, de Roberta Banqueri, para Più Mobile
O belíssimo novo sofá em veludo na cor mostarda de Dijon foi apresentado junto a outros itens de mobiliário parte da coleção Tupiniquim, assinada pela arquiteta Roberta Banqueri para a Più Mobile. O Chapada, que é modular, recebeu esse nome em referência a geografia brasileira. Ele é robusto e tem assento mais curto, próprio para a sala de estar.
2. Centros de mesa da linha Beira, do Estúdio Dentro, na Abup
O Estúdio Dentro, dos designers Marllon Morais e Rodrigo Queiroz, apresenta versões do centro de mesa que venceu o prêmio Elle Deco Brasil Design Awards de 2023. Na coleção, as bases são sempre em madeira e agora podem ser cobertas por bandejas de latão ou alumínio. O desenvolvimento passa por processo de fundição artesanal, em que os moldes que recebem o metal em forma líquida são pressionados contra uma superfície de areia.
3. Banquinhos da coleção Afinco, da Iludi, no estande de Marco 500, na Abup
Marco 500, como sempre, marcando presença importante com peças de artesãos e designers de todo o país. Dentre as novidades, merecem destaque os novíssimos banquinhos da Iludi, feitos em madeira entalhada e depois pintados com acabamento alto brilho. Eles fazem parte da coleção Afinco, que reverencia o detalhismo do trabalho manual de entalhe cravado em madeira.
4. Vasos e pratos de Sergio Matos, para a Casa Bonita, na Abup
A Casa Bonita apresentou duas coleções de vasos e pratos do designer Sergio Matos. Elas foram desenhadas para serem feitas em argila, e são confeccionadas no interior do Sergipe. A primeira linha tem como inspiração os paredões das margens do rio São Francisco. Já a segunda (na foto acima), com muitas gotas, tem como inspiração a expressão “gota serena”, típica da região Nordeste.
5. Coleções da Ginori 1735 e Bitossi para 6F, na Abup
A importadora 6F, que representa a Ginori 1735 no Brasil, apresentou a Il Viaggio di Nettuno (A Jornada de Nettuno), assinada pelo artista e designer inglês Luke Edward Hall. Com um set completo, a decoração dos pratos e xícaras de porcelana tem desenhos que remetem a paixão do autor pela mitologia greco-romana. E, além disso, trouxe pela primeira vez ao Brasil a linha de tableware da também italiana Bitossi Home. Destaque para a linha Abracadabra, do estúdio de design gráfico La Tigre, dirigido por Luisa Milani e Walter Molteni, com conjunto de pratos que fazem referência à magia.
6. Pufe da Oiamo Design, parte do Projeto Célula, na Abup
Há alguns anos, Cris Rosenbaum assina a curadoria dos expositores do Projeto Célula, dentro da Abup. Nesta edição o projeto cresceu, ocupando metade do segundo andar da feira, apresentando novos nomes, bem como designers e artistas renomados. A marca Oiamo, do designer gaúcho Tiago Braga, que apresentou, entre outros itens, o pufe Baixeiro. A peça faz parte da coleção Balandraus, que explora matérias-primas sustentáveis, como o algodão reciclado e lã de ovelha em suas colorações naturais.
7. As esculturas da DZT Objetos no Projeto Célula, na Abup
Um dos novos nomes do Projeto Célula é a DZT Objetos. A marca apresentou delicadas e minúsculas esculturas banhadas a ouro e dispostas em superfícies de cerâmica e madeira, assinadas pelo designer de jóias Gabriel Dalzotto. So sweet!
8. Gazebo Teca Oasis, da Biasá, na Abimad
Há anos, a Biasá importa móveis outdoor elaborados artesanalmente em fibras e materiais naturais na Indonésia, vários deles presentes na edição deste ano da CASACOR São Paulo. Ultra charmoso este gazebo em troncos de teca rústica. Segundo a marca, ele é um dos seus carros-chefe e é exibido em todas coleções, mas em diferentes tamanhos.
9. Cadeira, mesas auxiliares e bancos de Marcelo Stefanovicz, para o Estúdio Vira, na Abimad
Também chamou atenção a reedição da linha Baquetas, de Marcelo Stefanovicz, agora produzida pelo Estúdio Vira, com banco (foto acima), mesa lateral e de centro, poltrona e cadeira estruturados com o instrumento em madeira. Algumas peças da coleção são de tiragem limitada.
10. Novas peças da Alva Design, no projeto Alma Brasileira, na Abimad
Cris Rosenbaum também esteve presente na Abimad com o projeto Alma Brasileira, o primeiro assinado pela curadora na feira de mobiliário, visando a valorização do design autoral nacional. Entre os destaques, há o lançamento do escritório Alva Design, que apresentou as mesinhas batizadas de Trisal, que unem madeira, pedra e metal. De acordo com a marca, a intenção nessa criação era criar um conjunto coeso, mas com peças distintas na sua forma e materialidade.
11. Mesinha de Paulo Goldstein, no projeto Alma Brasileira, na Abimad
Parte do projeto Alma Brasileira, Paulo Goldstein apresentou sua nova mesa lateral Elo, de estrutura em aço, com pintura eletrostática variada nas cores preto, verde ou branco. A peça, com detalhes em latão, tem visual leve e elegante, e ainda pode ter um ou dois planos de apoio.
Leia também: