Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Igreja dessacralizada é cenário do design em Milão

Igreja dessacralizada em Milão

Igreja dessacralizada recebe exposição durante a Semana do Design (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

*Editado por Archtrends, com informações de Lufe Gomes e Ale Disaro, diretamente de Milão

Uma igreja milanesa dessacralizada foi recheada com obras de mais de 20 artistas em uma exposição nomeada como Desacralized, da Galerie Philia. A mostra, com curadoria de Ygaël Attali, fundador da galeria, exibe luminárias e mobiliário com referências ao sagrado em um trabalho de ressignificação, por meio do uso de materiais como mármore, cerâmica e pedra. O evento segue aberto ao público até o dia 23 de abril, pelo Fuorisalone

Leia também: 

Lustre pendente com fitas de luz impressiona logo na entrada, do Morghen Studio (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)
Detalhe para o teto da igreja centenária (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

“Podemos dizer, até agora, que é um dos lugares mais legais que vimos. Apesar de um pouco afastada do fervo da Semana de Design, vale a visita”, afirmou o fotógrafo Lufe Gomes, diretamente de Milão.

A igreja San Vittore e 40 Martiri foi originalmente construída no século 11, fechada para o culto no final do século 18 e, desde então, serviu a muitos propósitos. Mais recentemente, foi usada como quadra de basquete e playground

Ao entrar no espaço, os olhos correm para uma impressionante luminária pendente, feita apenas com fitas de luz, da Morghen Studio, posicionada bem ao centro do espaço. 

Mobiliário contemporâneo em contraste com edifício histórico (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)
Luminárias de cerâmica do estúdio Elsa Foulon  (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

Há ainda uma sequência de mobiliários provocativos, todos em cores claras, entre branco e bege. Muitos feitos em pedra, mármore e em um material que lembra gesso. 

Um dos bancos que mais chamou a atenção de Lufe e Ale, todo feito de mármore, tem metade polida e outra natural. Ele é do Studio Pepe. 

Luminárias de alabastro, do estúdio Henry Wilson (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

A mesa comprida ao centro da igreja, que faz referência a um altar sacro, é toda de madeira, do estúdio belga Arno Declercq. 

Escultura com velas de Andrés Monnier faz referência a santíssima trindade (Foto: Lufe Gomes e Ale Disaro)

Há ainda uma escultura com velas criada pelo designer mexicano Andrés Monnier, que, segundo ele, foi desenvolvida para lembrar da trindade (pai, filho e espírito santo). “É uma escultura que nos faz pensar em quem somos”, relatou Lufe.

Serviço: 

Desacralized, por Galerie Philia
DIAS: até 23 de abril de 2023⁠
ENDEREÇO: San Vittore E 40 Martiri⁠ - Viale Lucania, 18⁠ - 20139 Milano MI, Itália⁠

Sair da versão mobile