De origem egípcia, o azulejo foi levado à Península Ibérica pelos árabes por volta de 1500. De lá para cá, esse revestimento cerâmico marcou civilizações, como a portuguesa, foi suporte para arte, considerado artigo vintage e, hoje, surge em versões mais modernas, como a linha Gouache, da Portobello.
Ideal para paredes e ambientes internos, o azulejo aparece tanto brilhante quanto fosco, mas sempre surpreendente.
Seus tons nunca são totalmente iguais, remetendo à produção manual e aos frutos da natureza. Conheça 10 projetos de destaque no Archtrends com a linha Gouache!
10 incríveis projetos no Archtrends com a linha Gouache
Veja como o azulejo pode complementar ou aprimorar ideias incríveis:
1. Apartamento Partilhar
Nesta projeto de transformação de uma cozinha feito apenas em 15 dias, o estúdio conseguiu mostrar que apenas o uso do azulejo correto pode fazer toda a diferença no resultado.
Aqui, Gouache Mer de acabamento brilhoso trouxe um toque vintage, que lembra as cozinhas das casas de mães e avós.
Apesar de ser indicado apenas para paredes internas, Gouache Mer tem absorção de água inferior a 10%, o que faz o revestimento ser muito adequado para locais úmidos, como cozinha e banheiro.
As cores clean presentes em todo o projeto deixaram o resultado mais suave, aconchegante e fresco.
Leia também:
- Madeira carvalho: Avangarde recria clássico das florestas europeias
- 12 inspirações de banheira para bem-estar no banheiro
- Loft decorado: 6 dicas para um ambiente bonito e funcional
2. Idols | Projeto Corporativo
Quem é fã de Friends já sonhou em ter seu próprio Central Perk. Neste projeto, o escritório Vento Arquitetura desenvolveu uma cafeteria exclusiva para colaboradores e convidados do escritório My Idols.
Banquetas de madeira, sofás de veludo e o azulejo Gouache Mandarine trouxeram o ar de aconchego que um espaço do tipo necessita.
3. Banho Maranta
Neste belo projeto de banheiro, o mais bacana é que vemos a variação de intensidade do mesmo tom de rosa queimado.
Inspirado nas cores da plana maranta rosa, o arquiteto utilizou o azulejo Gouache Flamant para remeter aos traços rosados que cortam a folha verde-bandeira.
Essa variação de cor, além de manter o traço vintage, também remete à natureza, que nunca repete suas nuances de cor por completo.
4. Living Estação da Luz
Neste living pensado para aproveitar toda a iluminação e circulação de ambientes, a principal ideia foi misturar a arquitetura contemporânea com a regionalidade nordestina.
Cores claras valorizam a iluminação e ajudam a manter o ambiente fresco. Formas arredondadas trazem a ideia de conforto, também presente no grande sofá branco.
Para arrematar, Gouache Brume aparece no painel da televisão e contrasta com a parede de madeira, que lembra uma versão mais moderna dos cobogós.
5. Cozinha Gourmet | O coração da casa
Não é preciso ter uma cozinha e um espaço gourmet separados. A junção do cômodo com a sala de jantar traz essa ideia e permite que você cozinhe sem deixar seus convidados de lado.
No projeto de Alessandra Camargo, a cozinha gourmet é pensada como o coração da casa; um espaço pensado para relaxar e se reconectar com os seus amigos e familiares.
Para isso, o cômodo foi integrado ao living com uma ampla porta de vidro, que aumenta o espaço e possibilita aproveitar a área externa em dias de sol.
O azulejo brilhante Gouache Bleu Marine tem a cor favorita do casal, contrastando com os tons orgânicos e trazendo mais vida à cozinha.
6. Quarto do Casal Ninho
Uma casa com conceito é a Casa Ninho. Nela, Vivi Lopa utilizou a ideia de Casa Original, tema da CASACOR 2020, como uma ideia de "primeira casa", "primeiro lar" ou "porto seguro", ou seja, um ninho.
Todos os cômodos contam com essa ideia de conforto, aconchego, proximidade com a família — incluindo o quarto.
Da ideia de ninho surgiu o voo livre do passarinho, que permeia todo o projeto. Por isso, há dois deles esculpidos acima da cabeceira do casal.
Todo o quarto conta com tons de marrom e verde, para levar de volta à natureza e desconectar do estresse diário. O verde-bandeira de Gouache Foret acompanha o conceito.
7. [ A, DORÊ GOURMET ]
A cor vermelha ilumina, remete à alegria, paixão e aconchego. É também uma ótima escolha para ambientes onde as pessoas costumam se alimentar, como restaurantes, lanchonetes e, claro, cozinhas.
Neste projeto, o escritório sabia que o tom roubaria a atenção de tudo. Para manter uma paleta equilibrada, que não trouxesse cansaço visual, móveis, pisos e o restante da composição aparecem em tons orgânicos e, preferencialmente, claros.
Na parede central, Gouache Brugnon traz brilho com seu tom terracota. A variação de cores, sempre presente nesta linha de azulejos, continua remetendo à imprevisibilidade de tons e desenhos que a natureza oferece.
8. Apartamento Cinza
Cinza não é sinônimo de sem-graça — só é preciso fazer a composição correta. Com a entrada da luz do sol pela janela passando pelas grades, desenhos se formam pelo cômodo e transformam o ambiente até então monocromático.
Na parede, Gouache Fumee traz variações da cor que tiram a sensação de repetição e proporcionam originalidade.
9. Lazer Moraine
Tons mais leves de cinza, prata ou grafite também podem harmonizar com a cozinha. Neste projeto, tomado por um branco-acinzentado, todo o conjunto traz a ideia de um ambiente limpo, exposto pela luz solar.
Os objetos em madeira deixam o resultado ainda mais orgânico. Para finalizar, a parede toda coberta com azulejo Gouache Brume.
10. Giardino 291
Cores não podem faltar para deixar um ambiente mais alegre. Neste projeto inspirado por uma viagem a Milão (capital do design europeu), Roma e Capri, a mistura de arte, formas contemporâneas e cores orgânicas traz o que há de melhor tanto no lado moderno quanto da natureza italiana.
Os azulejos Gouache nas cores Mandarine e Sauge deixam o ambiente mais divertido e ousado ao contrastar com o amarelo das paredes e o verde das plantas.
Pronto para colocar Gouache no seu novo projeto? Como você viu, os azulejos da coleção contam com diferentes tons. É o que chamamos de destonalização. Conheça o conceito!