Como usar escada na decoração
Uma escada não é apenas um elemento utilitário na sua casa ou apartamento — ela rouba boa parte da atenção no ambiente.
Imponente, clássica, vazada, contemporânea, com diferentes revestimentos ou iluminação inusitada, ela pode transformar a sua residência.
Por isso, não deve ser desconsiderada ao elaborar a decoração - muito pelo contrário, ela deve ser integrada ao décor.
Veja a seguir algumas ideias para incorporar a escada ao design de interiores.
Escada revestida com porcelanato
Além da parte estética, a escada deve ser extremamente funcional. Portanto, nada de degraus desalinhados, que não tenham uma altura adequada e, principalmente, que sejam escorregadios — isso significaria um risco sério de acidentes.
Para aliar beleza e funcionalidade, nada melhor do que revestir a escada com porcelanto.
O revestimento, que é capaz de reproduzir os mais diferentes materiais, também conta com diferentes tipos de superfície — cada uma adequada a um uso específico.
São três os tipos de acabamento de porcelanato: polido, natural e externo (EXT). Todos os três tipos podem ser usados para revestir uma escada.
Contudo, confira com um especialista qual é o adequado para uso como piso no seu projeto. Assim, você garante que o revestimento polido, por exemplo, tenha atrito suficiente para não escorregar em ambientes secos e internos.
Nessa ideia de revestir a escada com porcelanato, uma excelente escolha é o que reproduz mármore.
Com ares de casa de luxo, o porcelanato consegue repetir os padrões da glamourosa pedra com custo-benefício superior e sustentabilidade.
No exemplo acima, escada e piso foram revestidos com Golden Calacata em acabamento polido.
Essa repetição da superfície dá a ilusão de um ambiente maior, portanto é uma ideia que pode ser posta em prática principalmente em espaços de menor porte.
Além disso, você não precisa ficar apenas no mármore branco. No exemplo, a escada é completamente revestida em porcelanato Nero Venato, que reproduz o mármore negro surgido no Paquistão e amplamente adotado pelos italianos.
Seus veios brancos e dourados trazem um contraste fascinante com a superfície negra. O acabamento polido garante que o revestimento seja luminoso.
Escada com jogo de luzes
Um ambiente não precisa ser iluminado apenas com uma lâmpada centralizada. Um bom jogo de luzes pode fazer toda a diferença na decoração.
No exemplo, luminárias assimétricas iluminam de maneira diferente do convencional, deixando o espaço mais contemporâneo. Para aumentar o efeito, o corrimão espelhado traz uma ilusão de ótica.
A iluminação também pode ser usada próxima às escadas para trazer uma luz mais aconchegante, já que é formada por lâmpadas de menor intensidade.
Ela ainda é útil durante as madrugadas, para iluminar o caminho de quem transitar pela casa quando a luz principal estiver apagada.
Por fim, a iluminação de LED pode ser embutida entre um degrau e outro, trazendo um resultado ainda mais glamouroso.
Da mesma forma, o LED ajuda a iluminar sem a necessidade de ligar a lâmpada central. Suas luzes, como visto, não interferem na iluminação da sala.
Escada em estilo arquibancada
A escada foi criada para ser um lugar de passagem, contudo também pode ser de descanso. Afinal, quem nunca se sentou em um degrau?
Quando desenhada em estilo arquibancada, ela traz mais possibilidades de assento a quem está na casa, além de tornar o espaço mais estiloso.
Mais comum em espaços comerciais, a escada-arquibancada pode facilmente ser traduzida para uma residência. Para isso, claro, é preciso contar com um profissional que possa aproveitar o espaço sem prejudicar a locomoção.
Área sob a escada
Dependendo da altura da escada, a área abaixo dela pode ser aproveitada de diversas formas.
No projeto acima, a adega é funcional e, ao mesmo tempo, utiliza os vinhos como decoração. A lâmpada embutida também ajuda a inovar tanto na iluminação quanto na decoração.
Já a solução do projeto abaixo pode ser adotada por quem trabalha no formato home office, transformando o espaço em um pequeno escritório.
Escada com paisagismo
Plantas e tons terrosos viraram tendência de decoração há alguns anos. Na pandemia de Covid-19, porém, ganharam mais força, como se fossem uma forma de trazer o "lado de fora" para dentro de casa.
No período pós-pandêmico, a natureza continua como tendência para melhorar a qualidade do ar interno e trazer mais "verde" para o visual.
A escada branca e geomética, com ar contemporâneo, já chama a atenção por si só. Ela faz um contraste com a decoração em madeira e plantas, como um objeto da cidade no meio da natureza. O lustre dourado e também geométrico ajuda no efeito.
Escada clássica
Neste projeto clássico, a escada tem características que remetem quase a uma espiral, com linhas suaves e onduladas, para refletir elegância e funcionalidade.
Ela acompanha o conceito geral do projeto, que parte de linhas curvas para criar uma sensação de fluidez no ambiente.
Pronto para deixar a escada integrada à decoração? Como visto, a luz é um elemento também importante no design de interiores, mas pode ir muito além do lado estético. Veja como utilizar a iluminação natural para trazer mais beleza e saúde para sua residência!