15.05.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Salas de estar em tons neutros separadas por uma parede de cobogós verdes
O cobogó separa espaços, mas permite a passagem de luz e ventilação. Na imagem, o elemento vazado fica entre dois ambientes de estar
(Projeto: Portobello)

Divisória de ambiente: uma solução leve e criativa para a decoração

 minutos de leitura
calendar-blank-line
15.05.2023
A divisória de ambiente transforma o seu projeto de forma simples e criativa. Conheça os principais tipos e encontre o mais adequado
minutos de leitura

A divisória de ambiente é um recurso que faz parte do design de interiores há alguns milênios. Os muxarabis árabes, os biombos chineses e os cobogós brasileiros compõem projetos de diversos estilos. 

Assim, a necessidade de separar espaços se une à praticidade de não construir novas paredes. Ou seja, essa é uma solução bonita, prática e econômica para renovar a sua casa. 

Saiba mais a respeito no nosso artigo de hoje!

Quais são os principais tipos de divisória de ambiente?

A separação de ambientes com divisórias é uma maneira criativa, leve e rápida de transformar projetos, criando novas configurações que tornam os espaços flexíveis e adaptados para os usuários. 

Uma característica muito importante é a permeabilidade. Esses elementos permitem a circulação de ar e a passagem de luz, mas sem comprometer a privacidade.

Muxarabis, biombos e cobogós, entre outros, costumam se destacar e, muitas vezes, se tornam o ponto central dos ambientes. Por isso, são grandes aliados dos profissionais para criar espaços únicos. 

Atualmente, esses recursos são muito utilizados em projetos que se apoiam no conceito aberto, uma vez que mostram e camuflam; dividem e integram.

A seguir, vamos apresentar para você algumas inspirações para apostar na divisória de ambiente nos seus espaços!

Cobogó: o muxarabi à brasileira

Área de piscina protegida com cobogó
Divisórias de ambientes também são uma boa solução para áreas externas, pois garantem a privacidade necessária (Projeto: Portobello)

O cobogó surgiu na década de 1920 em Recife. Os famosos tijolos furadinhos têm esse nome devido às sílabas iniciais dos sobrenomes de seus idealizadores: Amadeu Oliveira Coimbra, August Boeckmann e Antonio Góes.

Os cobogós embelezam as mais diversas criações da arquitetura brasileira desde então. Inspirados nos muxarabis, eles permitem a entrada de iluminação e ventilação, mas garantindo privacidade, trazendo leveza e promovendo integração.

Atualmente, podem ser vistos em diversos materiais, como o concreto, a cerâmica, o vidro e até mesmo as conchas do molusco sururu, como é o caso do cobogó Mundaú, da Portobello, utilizado no projeto acima.  

Cobogós como divisória entre a cozinha e a sala de jantar
Nos ambientes internos, especialmente nos menores, as divisórias são as melhores aliadas para manter a amplitude e a luminosidade (Projeto: Patrícia Miranda de Lima)

As possibilidades de desenhos e aberturas são inúmeras. É possível encontrar peças das mais simples às mais elaboradas. Fato é que elas vão bem com projetos de qualquer estilo.

Este elemento, de origem brasileira e ascendência árabe, encanta a todos por sua simplicidade. Os cobogós mudam a forma e a intensidade como a luz incide nos ambientes, proporcionando aconchego.

Painel de madeira: discrição e elegância para dividir ambientes

Divisória de madeira ripada separando espaço gourmet da sala de estar
Esta divisória de ambiente feita com ripado de madeira garante elegância e se camufla em meio à marcenaria (Projeto: Gabriel Magalhães)

Os ripados aparecem como uma solução fácil e versátil, capaz de transformar completamente os ambientes. 

O uso da madeira ajuda a tornar os espaços mais acolhedores. Outro benefício é que a matéria-prima se camufla na marcenaria; portanto, separa com muita discrição e elegância.

Área de estar com sofá cinza, almofadas laranjadas e tapete azul e branco com desenhos geométricos. Ao fundo, divisória de madeira ripada
Assumindo curvas e outras formas não convencionais, a divisória de ambiente também pode cumprir uma função escultórica no projeto (Projeto: Rosana Pintor)

Sem dúvidas, as divisórias em madeira serão um grande ponto de destaque no seu projeto de decoração.

A largura, a inclinação e a distância entre as peças vão ditar o clima do espaço. O ripado permite uma infinidade de combinações, de modo a criar o desenho e a permeabilidade ideais.

Divisória de madeira separando dois ambientes internos em tons terrosos
Os ripados de madeira ganham muito destaque com um projeto luminotécnico, tornando a divisória de ambiente um ponto central (Projeto: Vivi Lopa / Foto: Gabriel Lima e Haruo Mikami)

Elementos vazados convidam a brincar com a luz. Com essas divisórias não é diferente; portanto, uma boa iluminação, seja ela natural e/ou artificial, é fundamental. 

Leia também:

Móveis: divisórias ainda mais funcionais

Estante preta em metal dividindo sala e escritório
Um móvel planejado pode cumprir a função de uma divisória de ambiente, como no caso deste projeto, em que uma estante divide uma sala de um escritório (Projeto: L+W Arquitetos / Fotos: Mariana Maciel)

A divisória de ambiente é um recurso bonito e funcional. Mas por que não torná-la ainda mais útil? O uso de estantes e nichos como divisórias pode ser uma alternativa.

O caráter utilitário desses itens de mobiliário faz deles os queridinhos dos espaços menores e tornam esta tendência atemporal. 

Quem perderia a chance de criar um elemento lindo e que, ao mesmo tempo, cumpre a função de uma ou mais prateleiras? Ninguém!

Esta opção é capaz de receber objetos de decoração, livros, utensílios e, assim, se tornar o ponto central de um projeto.

nichos para separar ambientes
Neste projeto, o uso dos nichos para separar os ambientes garantiu luz e conforto para um corredor
(Projeto: André Soares)

As estantes, em particular, podem separar a área social da íntima ou a cozinha da sala. Também são ótimas para corredores sem luz natural ou pouco iluminados. 

E, assim como no caso dos cobogós e dos ripados, esses móveis aparecem em diversos formatos e materiais. 

O projeto de iluminação e a escolha dos objetos tendem a dar o tom da decoração e fazer deste elemento o centro das atenções.

Biombo: um clássico reinterpretado

Divisória em vidro e alumínio preto delimitando uma chapelaria
Elementos inusitados, como esta divisória em alumínio e vidro, que compõe com os cabides ao fundo, podem ser uma excelente solução para demarcar pequenos espaços
(Projeto: LANA / Foto: Mariana Koentopp)

A reimaginação de clássicos da arquitetura é sempre uma boa ideia para os projetos. Trouxemos o exemplo de duas reinterpretações contemporâneas do biombo, normalmente produzido em bambu ou madeira, mas apresentado aqui em alumínio e vidro jateado e como uma meia parede.

No projeto acima, o biombo é algo fixo e único. A mágica está em sua flexibilidade e criatividade: o mesmo elemento, em outros ambientes, poderia aparecer em dupla ou trio, permitindo ainda a rotação da estrutura e um vidro translúcido.

Já no projeto abaixo, a divisória de ambiente surge como um revestimento estampado aplicado em uma meia parede, que em muito lembra a riqueza dos desenhos e tecidos utilizados nos tradicionais biombos chineses.  

Quarto iluminado com grandes janelas e divisória atrás da cama
Neste projeto, a divisória colorida se torna elemento central para a composição do ambiente
(Projeto: Portobello)

Confira mais tipos de divisórias de ambiente

Além dos tipos de divisórias de ambiente acima mencionados, outros modelos também são muito populares e têm virado tendência em projetos modernos. Confira:

Divisórias de ambiente de vidro

As divisórias de vidro são ideais para espaços que necessitam de divisão visual, mas ainda mantêm uma sensação de abertura e iluminação. Podem ser usadas em escritórios, residências e espaços comerciais, adicionando um toque moderno e elegante.

Divisórias de ambiente de cortina

Uma alternativa versátil e econômica são as divisórias de cortina, que podem ser facilmente abertas ou fechadas conforme necessário. São ideais para espaços temporários ou áreas que precisam de flexibilidade.

Divisórias de ambiente de plantas

Uma tendência em ascensão é o uso de plantas como divisórias de ambiente. Estantes com prateleiras para plantas ou trepadeiras suspensas criam uma barreira natural, adicionando frescor e vida ao ambiente.

Conheça as principais vantagens das divisórias de ambiente

Sustentabilidade: muitas divisórias de ambiente são feitas de materiais sustentáveis, como bambu, que são ecologicamente corretos;

Customização: as divisórias podem ser personalizadas para atender às necessidades específicas de cada espaço, seja em termos de tamanho, design ou material.

Funcionalidade adicional: algumas divisórias de ambiente também podem servir como espaço de armazenamento adicional, integrando prateleiras, gavetas ou nichos.

Estilo e personalidade: as divisórias de ambiente são uma forma eficaz de expressar seu estilo pessoal e adicionar um toque único à decoração de qualquer espaço.

Dicas de como utilizar as divisórias de ambiente com muita criatividade

As divisórias, que compõem projetos dos mais diversos tipos há milênios, oferecem inúmeras possibilidades de aplicações e permitem diferentes usos em ambientes internos e externos.

As referências que reunimos neste artigo servem para ampliar o repertório e inspirar usos criativos deste elemento que é tão presente no cotidiano. Confira algumas dicas criativas para usar suas divisórias de ambiente:

Delimitar ambientes em espaços integrados

Painel de madeira vazado faz divisória na sala de tv
Painel de madeira vazado delimita a sala de tv nesse living integrado (Projeto: Debora Peixoto)

Em espaços de conceito aberto, como um grande living integrado, as divisórias podem definir áreas funcionais. Por exemplo, use um painel vazado para separar a sala de tv, tornando o ambiente mais íntimo e aconchegante, mas mantendo a sensação de espaço aberto.

Privacidade sem perder a luz

Sala aberta com iluminação natural separada por divisória de ambiente com sofá e cadeiras
A sala desse apartamento depende da iluminação natural que entra pela varanda, por isso a divisória vazada foi a melhor opção (Projeto: Debora Peixoto)

Divisórias de vidro ou vazadas são ideais para manter a privacidade em um ambiente enquanto permitem a passagem de luz. Isso é especialmente útil em salas de apartamento com varanda.

Criar um hall de entrada

Se você não tem um hall de entrada separado, uma divisória para sala, por exemplo, pode criar a sensação de um espaço de boas-vindas. Use uma estante, uma divisória de madeira ou uma parede de cobogó para essa finalidade.

Separar o home office

Para um ambiente de trabalho tranquilo em casa, use uma divisória para separar o home office do restante do espaço. Isso ajuda a minimizar distrações durante o trabalho.

Divisórias como elemento decorativo

Painel de lastras usado como divisória de ambiente em uma sala grande com uma cadeira e uma mesa de apoio
O painel de Lastras cria uma divisória para a ampla sala, ao mesmo tempo que gera um elemento decorativo (Projeto: Portobello)

Escolha divisórias que se destaquem esteticamente para adicionar um toque de estilo à sua decoração. Tubulações de metal, divisórias coloridas ou peças de design único podem funcionar como elementos decorativos.

Maximizar espaço em quartos

Em quartos pequenos, use uma divisória de ambiente para criar um espaço de closet ou uma área de maquiagem. Isso ajuda a otimizar o uso do espaço.

Setorizar a cozinha

Painel de revestimento funcionando como divisória de ambiente na cozinha de frente para bancada de pia
Painel de revestimento cria uma divisória para a cozinha, escondendo a área funcional (Projeto: Portobello)

Em cozinhas abertas, uma divisória de ambiente pode ser usada para separar a área de preparação da área de jantar, mantendo a funcionalidade e a conexão visual.

Integração interior-exterior

Divisórias de ambiente deslizantes com visão para o mar e cadeiras de praia
Divisórias deslizantes de vidro fazem a integração com a área externa, com leveza visual (Projeto: Portobello)

Se você tem um espaço ao ar livre, como um terraço ou varanda, use divisórias de vidro deslizantes para integrar perfeitamente o interior com o exterior.

Móveis como divisórias de ambiente

Divisória parcial de ambiente entre sala e varanda composta por mesas, cadeiras e bancada de pia.
O aparador faz a divisão entre a varanda e a sala nesse apartamento, podendo ser movimentado quando houver necessidade. A divisória é parcial, permitindo a comunicação na parte de cima (Projeto: Debora Peixoto)

Móveis como biombos ou estantes, ou mesmo aparadores, para uma divisão parcial, podem funcionar como divisórias temporárias e móveis, permitindo que você reconfigure o espaço conforme necessário.

Pense na funcionalidade

Além da estética, leve em consideração a funcionalidade na hora de escolher sua divisória de ambiente. Certifique-se de que a peça atenda às suas necessidades de espaço, privacidade e armazenamento.

Lembre-se de que as divisórias de ambiente não apenas dividem o espaço, mas também podem melhorar a estética e a funcionalidade da sua casa. Escolha aquelas que se adequam ao seu estilo e às necessidades específicas de cada ambiente.

Você quer conhecer outras soluções criativas para compor o seu projeto? Então, leia o nosso conteúdo sobre nichos na decoração!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Divisória de ambiente: uma solução leve e ...

Divisória de ambiente: uma solução leve e criativa para a decoração

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies