Encontros com o design em Alcova
*Editado por Archtrends, com informações de Lufe Gomes e Ale Disaro, diretamente de Milão
Os fotógrafos Lufe Gomes e Alexandre Disaro escolheram Alcova como destino para aproveitar o primeiro dia em Milão - diga-se de passagem, um belíssimo dia de sol para receber os milhares de visitantes que estão chegando para a Semana de Design. “Alcova era um dos lugares que estávamos mais ansiosos para conhecer”, contou Ale.
A exposição de design experimental ocupa um antigo matadouro de animais, que durante alguns anos ficou fechado. A ocupação da Semana de Design abraça e valoriza esse cenário de abandono, criando uma experiência surreal. A partir desse evento, uma série de reformas serão realizadas para revitalizar o local, assim como toda a região Porta Vittoria está sendo revitalizada.
Porém, mais do que o cenário, o que encantou Lufe e Ale foram os encontros proporcionados por Alcova. Eles tiveram a oportunidade de conversar com vários dos designers expositores, que estavam lá recebendo os visitantes de maneira muito acessível. “As oportunidades de trocas são o melhor que Milão proporciona. E isso ocorreu de maneira muito natural aqui em Alcova”, contou Lufe.
Atelier Areti
Um dos designs que mais encantaram Lufe e Ale foram as luminárias da Reflection Collection, do Atelier Areti, das irmãs Gwendolyn e Guillane Kerschbaumer, que se dividem entre Londres e Itália. A exposição das luminárias valoriza a textura do edifício, no contraste com as paredes descascadas. “Acho linda essa textura que se cria com o tempo e valorizar isso como um cenário para ambientar uma obra”, comentou Ale.
Bea Interiors
Lufe também se encantou com os móveis feitos com pedra pela designer venezuelana Bea Pernia, com base em Miami. Ela apresentou uma série de mobiliário composto por madeira e pedras naturais: mesa lateral, cadeira e aparador. “A essência da pedra faz conexão com madeira de forma genial”, avaliou Lufe.
Touch Wood, por Yuma Kano e Sho Ota
Somos apaixonados por granilite! Então é claro que essa releitura de granilite inspirada pela floresta encantou Lufe e Ale. A exposição Touch Wood foi criada da colaboração dos designers Yuma Kano, baseado em Tóquio, e Sho Ota, baseado na Holanda. Kano criou um material sustentável, que incorpora galhos e folhas de árvores em uma resina ecológica. Enquanto isso, Ota criou uma técnica de esculpir a madeira, também sustentável por evitar desperdício. Em Touch Wood, eles trabalharam juntos para criar peças únicas.
Cengiz Hartmann
Alemão de origem turca, o artista Cengiz Hartmann chamou a atenção com sua exposição de esculturas de madeira na área externa de Alcova. Ele enterra as peças durante três meses no solo, para que o material perca todos os seus minerais e chegue nessa cor. O resultado são esculturas que capturam o olhar.
Leia também:
- Apartamento vira showroom em prédio histórico de Milão, por Taissa Buesco
- Vem para o Salone del Mobile? Confira dicas imperdíveis de Milão!, por Luiza Vegini