Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Decoração oriental: inspire-se na estética que ganhou a Semana de Design de Milão

Formas orgânicas, cores neutras e elementos naturais compõem decoração oriental (Projeto: Estúdio Cora)

Durante a Semana de Design de Milão (Salone del Mobile e Fuorisalone) de 2024, algumas tendências chamaram a atenção. Uma delas é a decoração oriental.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Inspirada em países como o Japão, a decoração oriental busca criar espaços que não só sejam esteticamente agradáveis, mas também promovam bem-estar, sustentabilidade e uma conexão harmoniosa com a natureza.

A Portobello acompanha de perto as maiores mostras, feiras e eventos voltados para o mercado da arquitetura e do design, como a Semana de Design de Milão. Neste caso, a inspiração deu lugar ao report de tendências, com três grandes tendências mapeadas.

Entre elas, Intercultural, que traz elementos importantes da decoração oriental. Entenda melhor nas linhas a seguir.

decoração oriental
Funcionalidade e praticidade são características orientais que estão em alta (Foto: Divulgação Armani Casa)

Entenda a tendência da decoração oriental

Seja na moda, na arquitetura ou no design, as tendências vêm e vão com frequência. Em 2024, diversos fatores trazem a decoração oriental como um dos destaques para tornar os ambientes mais acolhedores.

Vivemos em uma realidade com diversos desafios geopolíticos e socioculturais, além de uma recessão que assola grande parte do mundo. Tudo isso faz as pessoas se sentirem cansadas e ansiosas.

Nesse cenário, viver em ambientes aconchegantes e acolhedores pode ser como um refúgio para os problemas enfrentados no dia a dia.

E é aí que entra a decoração oriental. Afinal, essa é uma cultura que tem muito a ensinar aos povos do Ocidente. Com uma personalidade centrada na racionalidade, os orientais mostram como enfrentar as dificuldades fincando os pés no chão e pensar em estratégias.

Além disso, a importância da sustentabilidade e os conflitos geopolíticos têm levado à busca por materiais alternativos e à valorização do artesanato.

Leia também:

Afinal, o que é o estilo oriental?

O estilo oriental é uma abordagem de design que incorpora elementos e filosofias de diferentes culturas asiáticas, principalmente as do Japão, China e Coreia do Sul.

Este estilo é conhecido por sua simplicidade, uso de materiais naturais, e um forte senso de equilíbrio e harmonia.

Entre as características mais comuns, estão:

Decoração Japandi também é opção

decoração oriental
Japandi une estilo japonês e escandinavo (Projeto: Traama Arquitetura e Design)

Para quem está em busca de um ambiente oriental, a decoração Japandi pode ser uma boa pedida. Afinal, é uma fusão dos estilos japonês e escandinavo.

O estilo combina o minimalismo e a funcionalidade do design escandinavo com a elegância e a simplicidade do japonismo.

Esta combinação resulta em espaços que são ao mesmo tempo aconchegantes e modernos, com uma estética limpa e serena.

Para ter um espaço no estilo Japandi, considere esses pontos:

Como ter um ambiente oriental?

Se você quer aderir a essa tendência e ter uma decoração oriental, em busca de um refúgio de paz e simplicidade, confira algumas formas práticas na sequência!

Funcionalidade e minimalismo para harmonizar o ambiente

Cada elemento no ambiente oriental tem um propósito funcional, evitando a desordem e promovendo um uso eficiente do espaço.

Uma das maneiras de fazer isso é por meio da tradição milenar do Feng Shui. Sobretudo na China, essa é uma maneira de dispor móveis e itens de forma que eles favoreçam o bem-estar e proporcionem conforto.

Além disso, a busca pela “funcionalidade alternativa” também favorece a sustentabilidade e a preferência por materiais que prejudicam menos o meio ambiente. No caso dos revestimentos, o porcelanato é uma ótima opção. Capaz de reproduzir materiais naturais com fidelidade, tem produção mais sustentável.

Conexão com a natureza por toda a parte

decoração oriental
Materiais naturais estão na essência da decoração oriental (Foto: Divulgação Giorgetti)

Há muitas formas de incluir a natureza na decoração oriental. Grandes janelas para a entrada de luz natural ou presença de plantas são opções fáceis de aderir. Entre as opções comuns estão os lírios, peônias e árvores como cerejeiras.

Além disso, é possível optar por móveis e objetos em materiais como madeira e bambu, como já falamos. Mas outros materiais orgânicos também são bem-vindos, como estofados, cortinas e almofadas em linho ou algodão.

Seja em ambientes internos ou externos, as pedras e as fontes de água corrente são outra forma prática de aderir à decoração oriental. Do lado de fora, pequenos lagos podem abrigar carpas, por exemplo. Já para o interior, é possível comprar fontes menores.

Nos chamados jardins zen, o uso de areia branca também é uma boa opção. Se houver a possibilidade, incluir uma ponte pode ser interessante.

Espaços abertos e arejados ajudam a levar bem-estar

decoração oriental
Elementos vazados podem ajudar a demarcar espaços em plantas integradas (Foto: Divulgação Jiang Qiong Er)

A arquitetura e o layout tendem a ser abertos, com poucos móveis e divisórias, permitindo uma circulação livre e uma sensação de amplitude.

Isso ajuda ainda a ampliar o aproveitamento da luz natural. Além de permitir a vista para a parte de fora, valorizando o paisagismo.

Artesanato torna a decoração oriental autêntica

decoração oriental
Itens inspirados no artesanato oriental levam estilo aos ambientes (Foto: Divulgação | Foto Gianluca Bellomo)

Uma das formas de favorecer a diversidade na decoração é incluir peças artesanais. Isso sem falar que elas são capazes de tornar os espaços mais autênticos e cheios de personalidade.

Quando falamos sobre decoração oriental, alguns pontos são importantes. A cerâmica ou a laca japonesa, a porcelana da Coreia do Sul e da China, estão entre os destaques.

Além disso, inclua a tapeçaria oriental como forma de tornar o espaço mais aconchegante e cheio de personalidade.

Essas características da decoração oriental refletem uma busca crescente por espaços acolhedores. Se você quer entender melhor sobre essa tendência, além de conhecer outras, baixe agora mesmo o report de tendências da Semana de Design de Milão 2024!

Sair da versão mobile