7 dicas essenciais de decoração de salão de beleza
A decoração de salão de beleza requer glamour e aconchego para os clientes. No entanto, para os proprietários, esse espaço precisa ser funcional e duradouro.
E é totalmente possível mesclar essas características em um único projeto!
Para tanto, é necessário tomar cuidado ao decidir. Isso inclui materiais, como revestimentos, além de cores, móveis e outros elementos decorativos.
Entenda como fazer as melhores escolhas nas linhas a seguir!
7 pontos para considerar na decoração de salão de beleza
A decoração de salão de beleza é um desafio, principalmente porque há muitos estabelecimentos desse tipo. Portanto, esse é um aspecto que pode fazer toda a diferença na escolha do cliente.
Em alguns casos, o espaço e o orçamento disponíveis são pequenos. Ainda assim, é possível aderir a algumas das dicas que listamos aqui. Acompanhe!
1. Espaço disponível
Para definir o melhor layout para o salão, o ideal é ter um projeto. Assim, é possível entender como os móveis e equipamentos podem ser dispostos para que o ambiente fique bonito e funcional.
Nesse caso, é fundamental contar com a ajuda de um profissional, como um arquiteto ou um designer de interiores.
Basicamente, um salão de beleza precisa ter as seguintes áreas: de espera, de trabalho e para realizar o pagamento. Entretanto, há empreendimentos que ainda oferecem serviços estéticos.
Além dos espaços citados, é importante considerar um ambiente para o descanso e a alimentação de quem trabalha, como uma copa.
Também é possível contar com um espaço destinado ao entretenimento, como um bar ou um local para jogos, principalmente se o negócio for voltado para o público masculino.
Como é fundamental garantir a circulação, na decoração de salão de beleza pequeno é preciso ter cuidado para não usar móveis ou objetos demais. Nesse caso, lembre-se de que menos é mais.
2. Estilo de decoração de salão de beleza
A escolha do estilo de decoração de salão de beleza começa pela definição do público-alvo.
Afinal, os elementos que você vai usar no projeto vão ser diferentes se for um espaço para receber só homens ou mulheres ou se for unissex.
Basicamente, você pode apostar em qualquer estilo. No caso de um décor moderno, é possível mesclar cores claras e escuras, formando um contraste interessante.
Entre outras possibilidades, também dá para ter uma decoração vintage, usando móveis retrô. Até seguindo uma linha mais delicada ou romântica.
3. Paleta de cores
As várias tonalidades são responsáveis por despertar diferentes sensações nas pessoas, segundo a psicologia das cores.
Portanto, é importante escolher com cuidado a paleta de cores para uma decoração de salão de beleza.
De maneira geral, se o ambiente for pequeno, o indicado é preferir tons claros e neutros. Isso porque eles ajudam a dar sensação de amplitude.
Usar revestimentos esmaltados nas paredes também tende a ajudar, uma vez que refletem a luz e, assim, fazem o local parecer maior.
Nesses casos, é possível seguir o estilo minimalista, sem tantos detalhes, ou o clássico, incluindo lustres e outras peças trabalhadas.
Porém, a decoração de salão de beleza também pode ser escura ou incluir diferentes cores. Mas o ideal é ter um espaço maior, evitando que os clientes se sintam “sufocados”.
Em um ambiente unissex e aconchegante, os tons terrosos podem ser interessantes. Revestimentos amadeirados são boas opções.
Já em barbearias, a tendência é preferir cores escuras, que criam um espaço com características masculinas.
Por outro lado, se a ideia é aflorar a feminilidade, tonalidades como bege e lilás estão entre as preferências.
4. Revestimentos para a decoração de salão de beleza
De maneira geral, a indicação para pisos de ambientes comerciais costuma ser o porcelanato natural. Isso porque ele é resistente e risca com menos facilidade que o polido.
Por exemplo, embora seja feita uma limpeza após o corte, sempre fica cabelo durante o trabalho do profissional, que acaba pisando no material.
Como este é um material duro, gera atrito no piso — o que pode causar riscos, se o porcelanato tiver acabamento polido.
Outra dica importante é em relação à área de tintura de um salão de beleza. Muita gente pergunta se a tinta mancha o porcelanato, o que não acontece, porque ele não é poroso.
Nesse local, o ideal também é utilizar um revestimento com acabamento natural, que é mais fácil de limpar que o polido.
Para isso, é possível usar saponáceo cremoso ou Veja Cloro Ativo. Agora, se a mancha for persistente, a opção pode ser um solvente.
Além disso, como não dá para ter tapetes nesse local, uma aposta é o porcelanato decorado, que traz uma proposta decorativa para parte do piso.
Há diferentes opções de revestimento. A paginação também pode variar, sendo retangular, quadrada ou circular, simulando um tapete.
Outra vantagem de usar esse tipo de recurso é que isso tende a ajudar a delimitar os variados ambientes.
5. Iluminação
Nos espaços onde os serviços são realizados, o ideal é que a luz seja fria e as cores claras. Isso facilita a visualização dos profissionais enquanto realizam seu trabalho.
No entanto, os demais ambientes podem ter uma iluminação mais amena, proporcionando um momento de calmaria e relaxamento.
6. Móveis e equipamentos
Cada área do salão de beleza precisa de móveis e equipamentos específicos.
Na recepção, por exemplo, é importante ter sofás, poltronas ou cadeiras confortáveis para que os clientes aguardem pelo atendimento.
Também é interessante considerar um cantinho do café e um filtro de água para as pessoas se servirem. Isso faz com que elas se sintam acolhidas e à vontade no espaço.
No mesmo ambiente, ainda costuma ficar um balcão, ideal para os clientes efetuarem pagamentos e marcarem horários.
Já para os demais espaços, a recomendação é:
- cabeleireiro: lavatórios, cadeiras hidráulicas, espelhos, mesas, carrinho auxiliar, suporte para secador e armário;
- manicure: mesa, apoiador de perna, cadeira ou poltrona e expositor de esmalte;
- estética: maca, cadeira, espelhos, mesa e iluminação.
7. Objetos decorativos
Por fim, a escolha dos objetos vai depender do estilo que você definiu para a decoração de salão de beleza.
Contudo, uma dica geral é incluir plantas, sejam em prateleiras, presas no teto ou em vasos no chão. Isso porque elas ajudam a deixar o ambiente mais acolhedor.
Nas paredes, é possível expor produtos em prateleiras ou mostruários, principalmente se eles estiverem à venda. Para dividir ambientes, você pode optar pelos charmosos cobogós, como na imagem acima.
Além disso, dá para escolher quadros que tenham a ver com o estilo dos frequentadores. No caso de barbearias, imagens de carros ou jogos podem ser interessantes.
Já em salões femininos, fotos que remetam ao mundo da moda e da beleza, especialmente a cabelos e unhas, são bem-vindas.
Como você deve ter percebido, os revestimentos têm um papel importante na decoração de salão de beleza. Então, que tal conferir o nosso guia completo sobre porcelanato?
Foto de destaque: Escolha de revestimentos, móveis e até iluminação compõem a decoração de salão de beleza (Projeto: Bianca Rieg)
Ótima matéria, informativa e com lindas fotos que exemplificam o que que esta sendo dito nos textos, parabéns aos arquitetos e designs que fizeram esse projetos, suas dicas são valiosas.
Olá, Jorge!
Ficamos felizes que tenha gostado! Continue nos acompanhando e se inspirando aqui no Archtrends.
Grande abraço,
Equipe Archtrends Portobello