Cozinha do futuro: 5 novidades para o ambiente
Logo no início de sua carreira, a designer de interiores mineira Fabíola Constantino fez um curso de especialização em cozinhas e restaurantes na Parsons School of Design em Nova York. Ela tinha 22 anos e queria aprender como a cozinha industrial poderia ser instalada em uma residência. A sua dedicação, ainda jovem, surtiu efeito. De retorno ao Brasil, após abrir seu escritório, ganhou reconhecimento pela sua habilidade em lidar com esse ambiente.
“Venho de uma família que gosta de cozinhar. Tenho projeto de escola de culinária, fiz cozinhas de chefs, acabo me envolvendo muito com pessoas da gastronomia. Não é só isso que eu faço, mas sou muito conhecida pelas cozinhas”, disse.
A pedido do Archtrends, a profissional listou o que mais tem visto em cozinhas residenciais, além de projeções para os próximos anos. Confira:
1. Cozinha tecnológica
Um dos ambientes mais movimentados da casa, a cozinha é constantemente abastecida também com aparatos tecnológicos. A designer lista, como exemplo, uma nova geração de fogões com exaustores acoplados. “Com ele, você não precisa daquela coifa, naquele sistema que, se não for bacana, prejudica o projeto”, disse.
Um item que ela tem visto com frequência é a gaveta aquecida, um mecanismo emprestado das cozinhas de restaurantes, que ajuda a manter refeições quentes. “Isso faz diferença, você industrializa o processo, mas com charme residencial”, conta. Outro acessório é a chapa quente (para teppan) instalada na mesa de jantar ou bancada.
Por outro lado, o que começou a sumir em projetos, segundo a designer, é o espaço reservado para microondas, pois, com novas opções de fornos, o uso do eletrodoméstico vem caindo.
2. Revestimentos para cozinha
“Não é o eletrodoméstico que faz a cozinha ser clássica, moderna ou vintage. É, principalmente, o revestimento”, pontua. “A Portobello oferece uma gama de produtos com os quais eu consigo aplicar o estilo do morador sem mexer nos eletros”, disse.
A designer, que é cliente da Portobello Shop Savassi, em Belo Horizonte, cita o interesse em Lastras para a cozinha, pois o seu tamanho amplo reduz a necessidade de rejuntes, o que facilita a limpeza e colabora para o acabamento.
Ainda assim, confirma a busca alta por azulejos de metrô, como os da Linha Liverpool, da Portobello. “Ele não polui visualmente”, disse.
3. Marcenaria super personalizada
“A marcenaria tem que ser pensada para deixar tudo à mão. Ninguém quer se agachar para pegar coisa no fundo do armário”, disse. Esse cuidado faz com que os projetos sejam cada vez mais personalizados, de forma que atendam às necessidades individuais de seus clientes.
4. Tela tensionada
Uma ferramenta que vem ganhando força em projetos de cozinha é a tela tensionada. O mecanismo de iluminação, segundo a designer, ajuda a refletir tanto o acabamento de bancada e paredes, quanto o alimento. “Quanto mais tela tensionada eu usar, melhor a reprodução de cor. É uma tecnologia cara ainda, mas está entrando com força total”.
5. Bancada de matinais (ou cantinho do café)
“Toda cozinha que eu faço, gosto de bancada para matinais (ou cantinho do café), que é a que tem a cafeteira, torradeira, sanduicheira, tudo relacionado ao café da manhã rápido e prático”, disse. “Tem sido um pedido enorme, até com chaleira elétrica para fazer café, chá e para ajudar no cozimento de massas”.
Em 28 anos de Fabíola Constantino - Arquitetura e Interiores, a designer acompanha de perto as mudanças de comportamento e consumo de seus clientes, que modificam as características de suas casas. “Não gosto de falar de tendências porque cada um gosta de uma coisa”, disse. “Quem investe nos eletrodomésticos de cozinha muito tecnológicos investe para que as coisas funcionem”.
Formada pela Universidade do Estado de Minas Gerais em Design de Interiores, Fabíola produz, junto a arquitetos, projetos residenciais, em sua maioria, e comerciais. “Gostamos de fazer o interior, especificação de acabamento, fazer um bom design, uma boa curadoria de toda marcenaria - o que me levou para a Portobello Shop”, disse.
Bem legal