Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Cozinha com ilha: dicas para planejar e projetos para se inspirar

Cozinha aberta com ilha em madeira e nicho aéreo decorado com plantas

A cozinha com ilha é uma opção para quem quer trazer a família e os amigos para a cozinha, além de ser muito bonita e prática Projeto: Bruna Milcent, Fernanda Milcent & Renan Saturnino | Foto: Xico Dinizi)

Totalmente funcional, prática e moderna, a cozinha com ilha é uma tendência na arquitetura de cozinhas contemporâneas. Ela funciona como uma bancada que fica no centro da cozinha, permitindo a divisão de tarefas em diferentes pontos.

Também é uma boa solução para integrar outros ambientes à cozinha, como varandas, salas e terraços, promovendo a interação entre aqueles que usufruem dos espaços agregados. É uma ótima alternativa para quem quer ressignificar o espaço destinado à gastronomia, agregando outras formas de vivência a ele.

Esse tipo de projeto é ideal para solucionar o espaço perdido que pode existir na cozinha, com muita graça e sofisticação. Pode até ser um espaço conveniente para sentar e fazer refeições rápidas. Acompanhe e conheça melhor essa tendência!

Dicas para planejar uma cozinha com ilha

Casa com conceito amplo, cozinha e salas integradas e em tons frios combinando entre si
A ilha demarca a integração entre cozinha e sala, com direito a iluminação embutida (Projeto: Marcelo Alexandre Minuscoli)

Para que a escolha da ilha da cozinha seja adequada e você consiga tirar o melhor proveito possível do espaço existente, é preciso se atentar a algumas dicas.

Pense na função da ilha na sua cozinha

Antes de tudo, é importante pensar na função da ilha na sua cozinha. A ideia é usá-la para preparar alimentos? Terá fogão e cuba? Ou será um espaço para reunir a família e fazer refeições? Essa decisão vai orientar o tamanho e as especificidades técnicas da sua bancada.

Atente-se às medidas

A ideia de usar um móvel central na cozinha é incrível, mas esse tipo de projeto nem sempre funciona bem em cozinhas pequenas. Nesses casos, o indicado é a cozinha com península, que otimiza o ambiente já que o móvel fica encostado na parede.

Em projetos convencionais, o espaço de circulação em volta da ilha deve ser de 70 a 120 cm. Já sobre a altura, com 75 cm é possível utilizar cadeiras na ilha. Com até 110 cm de altura, o mais indicado é o uso de banquetas.

Confirme se ela se insere no projeto da cozinha

Ao adicionar uma ilha, você poderá reconfigurar o clássico triângulo geladeira, fogão e cuba. Isso porque você pode alocar na ilha o cooktop e/ou a cuba principal, ou, ainda, instalar uma outra cuba para uma segunda estação de trabalho.

Deixe o local bem iluminado

A iluminação é outro ponto importante a ser considerado. Para qualquer função que for exercer sobre a ilha da cozinha, é preciso que tenha luz direta sobre ela. Nesse caso, os pendentes são os mais sugeridos.

Atente-se aos detalhes

Se for reformar ou construir qualquer cozinha, é preciso ter cuidados básicos para evitar problemas posteriores, como ter que quebrar algo que já estava pronto ou acabar furando algum cano. Escape dessas surpresas desagradáveis atentando-se, por exemplo, às plantas de elétrica e hidráulica.

Também não se esqueça de detalhes como a definição dos locais onde vai inserir tomadas. De preferência, inclua as duas voltagens, diferenciando as de 220V por módulos vermelhos.

Além disso, é importante escolher eletrodomésticos como geladeira, lava-louças e fogão no começo do projeto. Assim, poderá definir os pontos hidráulicos, os pontos elétricos e os tamanhos dos nichos necessários.

Tipos de cozinha com ilha

Cozinha ampla com ilha com balcão e fogão embutido. Aparador com adega e refrigerador de cervejas
A ilha pode ter vários modelos: com fogão e cuba, como bancada ou mesa de refeições. Algumas até reúnem tudo isso, quando há espaço (Projeto: Renata Pedreschi)

Cozinhas com ilha podem ser pensadas para diferentes funções, estilos e gostos. Confira a seguir algumas tendências e inspirações.

Cozinha pequena com ilha

Se a cozinha é pequena, é preciso considerar com cuidado a possibilidade de adotar a ilha. Nem sempre será possível, mas, em alguns casos, a otimização do espaço pode tornar isso viável. Para uma ilha, o ideal é que a cozinha tenha no mínimo 9 m².

Quando bem implementada, a ilha pode até suprir algumas faltas em cozinhas pouco espaçosas. Por exemplo, pode ser a solução para complementar alguma bancada necessária à cozinha, a fim de aproveitar melhor o espaço unindo mesa e ilha ou para criar o ponto de ligação que faltava com outro ambiente.

Cozinha planejada com ilha

O não comprometimento do fluxo de circulação é um dos quesitos que devem ser considerados ao adotar uma cozinha com ilha, e isso pode ser garantido com uma cozinha planejada, projetada e executada sob medida.

A grande vantagem de uma cozinha planejada é que ela se adapta ao ambiente disponível, oferecendo melhor aproveitamento. Também padroniza os materiais, compondo um visual mais homogêneo.

Uma cozinha com ilha planejada pode reorganizar a distribuição de armários, fogão e geladeira, por exemplo, para que a ilha seja implementada com facilidade. Marcas de móveis planejados também costumam sugerir e oferecer especificações para balcões, bancadas com ilha e mesas integradas.

10 projetos de cozinha com ilha para se inspirar

Não há uma regra geral que determine como compor a ilha da cozinha. Tudo depende das intenções que você tem ao implementá-la. Abaixo você confere alguns modelos e estilos que você pode adotar no seu ambiente. 

1 - Ilha como bancada

Cozinha moderna com ilha balcão decorada com lambri de madeira
A ilha pode ser usada tanto para preparo de alimentos, como quanto apoio para refeições, se adicionadas banquetas altas (Projeto: Rodrigo Colissi)

A ilha que serve como bancada é ótima para garantir mais espaço na preparação da comida e dos seus drinks é uma das mais comuns. Nesse tipo de cozinha com ilha, você ganha praticidade para cozinhar. 

2 - Ilha com cooktop

Ampla cozinha com moveis embutidos brancos, com detalhes de puxadores em preto. Balcão ilha com fogão e mármore
As ilhas são uma solução prática para integrar espaços de forma funcional (Projeto: BCP Engenharia / Engenheiro Breno Geddes / Arquiteto Nilo Azevedo)

A ilha pode abrigar o cooktop, flexibilizando o posicionamento do tradicional fogão. Nesse projeto, por exemplo, o forno foi para uma torre de eletrodomésticos e o cooktop para o centro da ilha, com a coifa sobre ele, criando uma estação gourmet. A ilha ainda abriga gavetas em toda a sua estrutura, criando muito espaço de armazenamento.

3 - Ilha com cuba 

Cozinha intimista em tons de azul para os armários embutidos e detalhes em dourado. Bancada em ilha com fogão e pedra de mármore claro
A ilha com tampo em porcelanato que simula o mármore garante a sofisticação do espaço. Ela ganhou uma farm sink (Projeto: BauerArq I Paola Neubauer

Outra opção é colocar a cuba e o fogão na ilha, quando a cozinha tem espaço suficiente para que os dois fiquem juntos sem estarem perto demais. Nesse projeto, a maior parte do espaço funcional da cozinha fica nessa parte e deixa a parede como espaço de armazenamento e decoração.

4 - Ilha com armários

Cozinha integrada com sala de estar e de jantar. Detalhe da ilha que possui o mesmo revestimento do piso e portas dos armários em madeira
Com o mesmo revestimento do piso, a ilha dá uma sensação de continuidade, mas sem deixar o espaço monótono (Projeto: Marcelo Minuscoli)

Como você viu, a cozinha com ilha também é uma ótima opção para aumentar os espaços de armazenamento e a organização do ambiente. A ilha com armários e nichos pode servir tanto para guardar os eletrodomésticos, quanto para manter os utensílios domésticos sempre à mão. 

No projeto de Marcelo Minuscoli, as portas são discretas e mantêm a elegância do ambiente. Ao mesmo tempo, a ilha serve como divisória entre a cozinha e as salas de jantar e estar, que são integradas. 

5 - Ilha com mesa para refeições

Cozinha aberta em tons frios e madeira, nicho aéreo e banca com altura diferente da ilha e do fogão
A ilha se desdobra em mesa com a mudança de níveis e materiais (Projeto: Oficina de Morar)

Outra forma de integrar a cozinha é transformar a ilha em um espaço para refeições, podendo até substituir a mesa de jantar formal. A própria ilha pode ser usada para refeições com banquetas altas, ou, numa proposta mais confortável, se desdobrar numa mesa de jantar. 

6 - Ilha rústica

Cozinha com armários em preto fosco com tampos em madeira
Que tal inovar a ilha na cozinha com grande lastra de madeira? (Projeto: Portobello S.A.)

O efeito rústico advém do uso de itens naturais que deixam um aspecto de campo no ambiente. A ilha para cozinha rústica pode explorar o uso da madeira - ou, melhor, sua reprodução em porcelanato, tecnicamente mais adequada.

Em geral, o ambiente rústico da cozinha como um todo pode ser alcançado pelo investimento em madeira escura, tons foscos de bege, cinza, marrom terroso, cobre, azul e verde e também pela combinação de revestimento de pedras e madeira, uso de tijolos aparentes, cimento queimado e texturas misturadas nas paredes, por exemplo.

O uso de acessórios antigos, objetos de vime e ferro, talheres artesanais, toalhas de linho ou algodão também incrementa o ambiente e pode ser feito de modo decorativo. Algumas ilhas centrais de cozinhas possuem, acima delas, um suspensório para pendurar panelas de ferro, o que agrega efeito rústico ao ambiente.

7 - Ilha industrial

Cozinha com pegada industrial em tons cinza e pequenos detalhes com cor, como banquetas, forno
A ilha de inox com rodízios tem estilo industrial (Projeto: Felipe Torelli)

A ilha por si só já é um elemento que traz ar de modernidade à cozinha. Afinal, redistribui o espaço de uma forma mais ousada, propondo modos de circulação diferentes para o ambiente. O visual moderno da ilha pode ser incrementado, ainda, pelo uso de materiais como o inox, num carrinho que lembra uma cozinha industrial.

8 - Ilha gourmet

Cozinha integrada com área gourmet com ilha espaçosa em mármore claro
Na área gourmet, a ilha permite a integração com os convidados durante o preparo das refeições (Projeto: Cristiane Trommer)

Para transformar a ilha em um verdadeiro ambiente gourmet, vale investir em acessórios como fogão de indução, forno elétrico, cooktop e coifa. A disposição dos móveis e utensílios deve ser planejada para gerar praticidade, pois os materiais devem estar sempre ao alcance de quem está cozinhando. Além disso, a cozinha gourmet costuma ser um espaço de lazer e convivência, pois geralmente é unida à sala. Por isso a ilha compõe tão bem o ambiente para esse estilo.

9 - Ilha de porcelanato 

Cozinha iluminada em tons  claros com ilha pequena ao centro como balcão e mesa. Parede em azulejo em tons terrosos para combinar com os detalhes em madeira
A ilha de cozinha pode ser executada em porcelanato, de preferências Lastras (Projeto: Borges & Borges)

Independente do estilo e da função que você der para a sua ilha, o porcelanato combina bem com todos eles. O porcelanato é um material de fácil limpeza e boa durabilidade, diferente da madeira e do mármore. Além disso, a ilha de porcelanato fica ótima em ambientes de diferentes estilos, desde aqueles mais contemporâneos até os mais clássicos. 

10 - Ilha de pastilhas

Ilha clean, em tons claros e com texturas no balcão da ilha e azulejos da parede
A ilha com pastilhas inclui mais texturas no projeto, sem que a cozinha fique sobrecarregada (Projeto: Portobello S.A.)

Outra opção é revestir a ilha com pastilhas, principalmente na base. Esse é um jeito de incluir mais texturas e cores no projeto, mas de forma que não fique exagerado. 

É possível, ainda, fazer uma mistura dessas possibilidades, compondo-as em uma ilha multiuso personalizada de acordo com os seus objetivos. Continue acompanhando e entenda os cuidados de planejamento para cozinhas com ilha.

Se você vai construir, reformar ou repaginar sua cozinha com ilha, aposte nessas dicas pois não vai se arrepender. O modelo vem sendo cada vez mais adotado por todos esses benefícios que proporciona.

Pense em seus objetivos, nas funcionalidades que deseja alcançar, na estética que pretende compor e comece a planejar a sua. Ficou inspirado? Então agora é hora de você conhecer as superfícies contínuas das Lastras Portobello para projetar sua ilha da cozinha e deixá-la contemporânea e cheia de estilo.

Sair da versão mobile