20.07.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
É fundamental para que o projeto do arquiteto transcorra sem imprevistos e dentro do período combinado (Imagem: Freepik)

Cronograma de projeto: confira as etapas para executar uma obra no prazo

 minutos de leitura
calendar-blank-line
20.07.2023
Quer fazer um cronograma de projeto, mas não sabe por onde começar? Então veja aqui quais as etapas necessárias para sua obra
minutos de leitura

Planejar significa prever. Na arquitetura, por exemplo, existem formas de prever o tempo certo de cada etapa da obra. Por isso, é importante o profissional saber como fazer um cronograma de projeto.

E também pensar em todos os problemas que podem surgir e o que ficaria comprometido em relação aos objetivos traçados.

Esse trabalho é feito (e refeito) desde o momento em que as ideias são colocadas no papel até a finalização dos espaços construídos.

Quer saber como? Acompanhe nosso texto!

cronograma de projeto, sala marmorizada branca
Um bom planejamento de um projeto garante o resultado final desejado (Projeto: Mariana Maran)

O que é um cronograma do projeto?

Um cronograma do projeto é uma representação visual do plano de trabalho para a execução de um projeto. Ele detalha as atividades, prazos, recursos e responsabilidades necessários para concluí-lo com sucesso.

Além disso, o cronograma do projeto geralmente é apresentado em formato de tabela ou gráfico de Gantt, mostrando as datas de início e término de cada atividade, bem como as suas respectivas durações.

Isso permite que os membros da equipe tenham uma visão clara da sequência de trabalho e das datas de entrega.

O cronograma inclui ainda marcos, que são eventos significativos durante o projeto, como a conclusão de fases importantes ou entregas de resultados.

Dessa forma, um cronograma bem elaborado permite que os gerentes de projeto monitorem o progresso, identifiquem desvios e tomem medidas corretivas. Com isso, garantem a conclusão do projeto dentro do prazo estabelecido.

Ele também é uma ferramenta útil para o planejamento de recursos, uma vez que permite a alocação adequada de pessoal, equipamentos e materiais.

cronograma de projeto de banheiro
Cronograma de projeto prevê prazos, recursos e materiais a serem usados na obra (Projeto: Concretize Interiores)

Os benefícios de um cronograma bem-feito

A execução de todas as etapas de uma obra não ocorre exatamente no prazo em que o arquiteto ou o seu cliente gostaria.

Porém, elas devem acontecer dentro de uma margem de tempo pré-estabelecida. Isso porque os atrasos provocam descontroles de gestão e custos extras que, certamente, nenhum dos lados vai querer arcar.

Mas ainda bem que problemas assim podem ser evitados com planejamento.

É impossível começar um trabalho de arquitetura – mesmo que seja apenas a execução de desenhos técnicos – sem um orçamento e cronograma detalhados.

Esses documentos é que vão nortear os processos da obra, os serviços de fornecedores, a compra de materiais e mais.

Ou seja, determinarão todas as próximas ações tanto dos contratantes quanto dos contratados para a execução do empreendimento.

Leia também:

cronograma de projeto de sala
Um cronograma bem elaborado inclui pelo menos cinco etapas (Projeto: Estudio Fico)

Quais são as etapas de um cronograma projeto de arquitetura?

Antes da pessoa encarregada da gestão da obra entender como fazer um cronograma de projeto, ela precisa compreender quais são as etapas de um projeto de arquitetura:

  1. Programa de necessidades
  2. Levantamento de dados
  3. Estudo de viabilidade
  4. Estudo preliminar
  5. Anteprojeto

A primeira fase é o que os profissionais da área chamam de programa de necessidades. Trata-se da união de informações colhidas em conversa com o cliente e visita ao local.

Nessa etapa, são estabelecidas diretrizes gerais do serviço, estabelecendo um orçamento e cronograma prévios para a execução do serviço.

Se o cliente quiser fechar contrato, chega a vez do arquiteto fazer o levantamento de dados. Depois, é o momento de fazer um estudo de viabilidade e apresentar uma primeira sugestão de projeto – que é chamado de estudo preliminar.

Depois que o cliente aprovou as ideias do arquiteto, faz-se um aprofundamento de estudo – o anteprojeto – definindo os aspectos mais técnicos da obra. Isso inclui pensar nos projetos complementares – estrutural, elétrico, hidráulico e mais – e como tudo isso se interliga.

Uma parte do material é encaminhada à prefeitura do município e a outra, mais executiva, vai para o canteiro. E, enfim, é o momento de o profissional acompanhar a execução.

cronograma de projeto de evento, piso verde marmorizado
Um cronograma de projeto de evento precisa de flexibilidade para evitar imprevistos
(CASACOR SP 2023 / Projeto: Andressa Danielli e Vanessa Pasqual – ADVP Arquitetura / Foto: Rafael Renzo)

Como elaborar um cronograma de projeto detalhado?

Elaborar um cronograma de projeto requer organização e planejamento adequados. Veja a seguir um passo a passo simples para fazer isso na sua obra:

  1. Identifique as atividades-chave: liste todas as tarefas necessárias para concluir o projeto, dividindo-o em etapas claras e sequenciais;
  2. Estime a duração das atividades: determine o tempo necessário para cada tarefa. Dessa forma, considere fatores como complexidade, recursos disponíveis e dependências entre as atividades;
  3. Estabeleça as dependências: identifique as atividades que precisam ser concluídas antes que outras possam começar. Isso ajuda a estabelecer uma sequência lógica para o projeto;
  4. Aloque recursos: identifique os recursos necessários para cada atividade, como pessoal, equipamentos e materiais. Além disso, certifique-se de que os recursos estejam disponíveis no momento certo;
  5. Crie um cronograma: utilize uma ferramenta de gestão de projetos ou um software específico para criar o cronograma (como Monday, Vobi, Diário de Obra, Projetools, entre outros). Inclua também as datas de início e término de cada atividade e as dependências;
  6. Monitore e ajuste: à medida que o projeto progride, monitore o progresso real em relação ao cronograma. Faça ajustes conforme necessário para lidar com atrasos ou problemas inesperados;
  7. Comunique-se: mantenha todas as partes interessadas informadas sobre o cronograma do projeto. Ou seja, comunique as alterações, riscos e prazos atualizados para garantir a colaboração e o apoio adequados.

Lembre-se de que a elaboração de um cronograma eficaz requer flexibilidade, pois os projetos podem apresentar imprevistos.

Como apresentar o cronograma de projeto para os stakeholders

homem apresenta projeto pelo computador
É imprescindível um software para planejar e apresentar o projeto para stakeholders (Foto:@aleksandarlittlewolf)

Stakeholders são todas as pessoas envolvidas diretamente com o cronograma. Entre elas está o cliente. É importante que o arquiteto saiba como apresentar para ele todas as suas previsões.

Num primeiro momento, as informações não devem, necessariamente, satisfazê-lo. Mas, em contrapartida, são realistas e potencializam a oportunidade de fechar o negócio.

Toda a documentação precisa ser completa e bem detalhada. É interessante usar uma escala de cores, negritos, setas e outras marcações para destacar certas atividades do calendário.

As alterações têm de ficar bastante claras para que projetistas, empreiteiros e clientes possam estar cientes e acompanhar os tempos e movimentações da obra.

Concluir seu projeto de arquitetura dentro do prazo combinado é indispensável! Não se pode cometer essa falha com o cliente. Isso afetaria a relação de confiança entre as partes.

Por isso, estude como fazer um cronograma de projeto. Ou melhor, descubra como fazer um cronograma de projeto correto do seu jeito – que deixe seu trabalho mais profissional, ágil, eficiente e transparente.

Use o documento para lembrar todos os seus parceiros das datas de entrega daquilo que foi combinado. Acompanhe, monitore e cobre as ações dos seus stakeholders sempre que necessário.

Dessa forma, sua obra vai terminar no prazo combinado e seu cliente ficará muito satisfeito!

Continue o seu planejamento lendo este artigo sobre o essencial a saber em obras com porcelanato.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cronograma de projeto: confira as etapas para...

Cronograma de projeto: confira as etapas para executar uma obra no prazo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies