03.03.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
vista para morro do rio de janeiro
Coleção Ipanema é inspirada no bairro da cidade maravilhosa (Projeto: Portobello S.A.)

Encante-se com a linha Ipanema, inspirada nas curvas e no modernismo da cidade maravilhosa

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.03.2021
A cidade maravilhosa foi homenageada na linha Ipanema, da Portobello! Veja informações técnicas e se encante com esses produtos!
minutos de leitura

“O Rio de Janeiro continua lindo!”: já diz a famosa canção do cantor e compositor Gilberto Gil, que exalta os principais pontos da cidade maravilhosa, um dos grandes cartões postais do nosso país.

Assim como a música de Gil, o artista plástico Oskar Metsavaht se inspirou no Rio de Janeiro, mais especificamente no bairro de Ipanema, para lançar a sua própria linha de revestimentos, em parceria com a Portobello.

A cidade maravilhosa inspira a Linha Ipanema, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

A ideia do artista foi criar uma linha de revestimentos com a essência do Brazilian Soul, tendo forte influência nas curvas e no modernismo da cidade maravilhosa. Falaremos mais sobre o lançamento, na sequência. Acompanhe!

A criação da linha Ipanema

Oskar Metsavaht lançou a linha Ipanema na Mostra Unlimited (Projeto: Portobello S.A.)

A coleção Ipanema, como explicamos, foi criada por Oskar Metsavaht, inspirada no bairro homônimo na cidade maravilhosa. O conceito traz o novo luxo, pleno de consciência ambiental, e a expressão de autenticidade de quem cria, estabelecendo um diálogo e transformando as novas superfícies em porcelanato.

Arte, design, paisagem e geometria são elementos presentes na coleção. Metsavaht explica: “A coleção Ipanema é equilíbrio entre os opostos: de um lado as curvas, os desenhos orgânicos e as cores feitas pelo mar e pela areia. Do outro, o preto do asfalto e as linhas retas dos seus prédios modernistas. Uma potente dialética”.

VEJA ABAIXO O DOCUMENTÁRIO COM OSKAR METSAVAHT SOBRE A LINHA IPANEMA

Recentemente, inclusive, Metsavaht participou da Mostra Unlimited, promovida pela Portobello, compondo um lindo projeto de espelho d’água e jardim, usando os produtos da linha.

Chamado de painel Neotropical, o projeto traz referência aos icônicos artistas modernistas brasileiros. Na composição, os grandes formatos Ipanema trazem textura e aspectos das tradicionais pedras portuguesas do calçadão da orla.

Diferenciais da nova linha da Portobello, inspirada na cidade maravilhosa

Tons de preto também estão presentes na linha que homenageia a cidade maravilhosa (Projeto: Portobello S.A.)

Os diferenciais da linha Ipanema, além da inspiração no famoso bairro da cidade maravilhosa, estão relacionados com o percurso particular elaborado em composições cromáticas.

Tons de preto e branco das pequenas pedras portuguesas do calçadão foram traduzidos em grandes planos.

As peças de porcelanato da linha Ipanema também trazem o charme e a pura geometria do quadrado ou a sinuosidade do mosaico que altera a escala e amplia a beleza das famosas calçadas cariocas.

Os projetos desenvolvidos com os produtos da linha Ipanema trazem a integração da vida urbana com a natureza na cidade maravilhosa. Há uma força dialética entre os dois, gerando um imaginário entre um estilo de vida tropical e urbano.

O contraste do preto do asfalto com a areia da praia pode ser reproduzido em projetos internos e externos.

VEJA MAIS AMBIENTES COM A LINHA IPANEMA NA GALEIRA DE IMAGENS DO ARCHTRENDS

Técnicas de assentamento do Kit Janeiro

O Kit Janeiro é um dos principais produtos da linha Ipanema (Foto: Portobello)

O Kit Janeiro é um dos principais produtos da linha Ipanema. Tratam-se de revestimentos com características bem peculiares e que, por conta disso, devem ser assentados de forma correta.

É importante usar corretamente o selador, o rejunte e a argamassa. Os produtos da marca Cobofix são os únicos recomendados para fazer o assentamento do Kit Janeiro.

Para fazer o assentamento do Kit Janeiro, é preciso observar com atenção o projeto de paginação, para saber onde a primeira placa deve ser assentada. Feito isso, é preciso posicionar a peça com a numeração correspondente sem argamassa colante no local.

Depois, deve-se inserir as demais peças, conforme a orientação de assentamento, também sem argamassa colante. Para melhor analisar, sugere-se que o assentador monte mais de um kit para teste.

É interessante lembrar que a junta entre as placas é orgânica, ou seja, não é possível a utilização de espaçadores para defini-la. 

É necessário observar no plano montado, se a espessura da junta está de acordo com o desejado para o espaço. A recomendação é que seja utilizada uma junta com largura que varia entre 1 cm e 3 cm. 

Após isso, o assentador deve espalhar a argamassa colante sobre a base com o lado liso da desempenadeira, formando um ângulo de 30º, deixando uma espessura suficiente para formar os cordões. Em seguida, precisa passar o lado denteado, formando um ângulo com a parede de aproximadamente 60º, friccionando-a para formar sulcos e cordões.

Também deve-se ter atenção com a dupla colagem, que deve ser feita em sentido paralelo para garantir até 25% mais aderência do que se assentado com os cordões cruzados. Isso porque esse tipo de assentamento cria inúmeras bolhas de ar sob as placas, diminuindo a sua resistência mecânica e de aderência.

Os cordões de argamassa colante formados com o auxílio da desempenadeira denteada devem ficar completamente preenchidos. Caso contrário, deve-se repetir o procedimento colocando mais argamassa, até que eles fiquem preenchidos por completo.

Agora as peças do Kit Janeiro podem ser aplicadas na localização exata, sendo arrastadas por cerca de 3 cm na diagonal, de modo que os cordões de argamassa colante sejam rompidos por completo. Após, o assentador deve voltar com a peça para a posição final.

Após assentada a primeira placa, o procedimento pode ser repetido com as demais  peças, sempre respeitando a regularidade das juntas.

Produtos da Cobofix para assentamento do Kit Janeiro

O Kit Janeiro possibilita lindas composições, de forma diferenciada (Projeto: Portobello S.A.)

Como comentamos, o Kit Janeiro só pode ser assentado com os produtos da marca Cobofix. Saiba mais sobre eles!

Rejunte Cobofix para a Linha Ipanema

O rejunte Cobofix é um produto para rejuntamento altamente resistente e excelente desempenho para atender juntas largas. Ele tem boa consistência, o que favorece o preenchimento dos espaços.

O projeto é vendido em embalagens de 5 kg, sendo fácil de aplicar e garantindo a estabilidade da cor. Além disso, tem uma formulação fungicida, bactericida e algicida, o que favorece o uso em áreas externas, principalmente em ambientes litorâneos.

Selador para o rejuntamento Cobofix

Esse produto é um hidrorrepelente à base de água indicado para proteger o rejuntamento de manchas causadas por umidade, óleos, graxas, gorduras, fungos e outros agentes.

Ele forma uma película protetora que impede a absorção da água e não altera a tonalidade do local protegido.

Os produtos da linha Ipanema, inspirada na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro, são lindos e com muita qualidade. Você poderá ter todos os encantos da capital carioca nos seus ambientes.

Se você gostou dessa novidade e quer saber mais sobre o seu criador, Oskar Metsavaht, o convidamos para assistir o DOCs Unltd que fizemos com o artista. Confira agora mesmo!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Encante-se com a linha Ipanema, inspirada nas...

Encante-se com a linha Ipanema, inspirada nas curvas e no modernismo da cidade maravilhosa

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies