14.02.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
cidades trogloditas mais bonitas do sul da Tunísia
Vista do cair da tarde numa das cidades trogloditas mais bonitas do sul da Tunísia (Foto: Alexandre Disaro)

As casas trogloditas e o sul da Tunísia

 minutos de leitura
calendar-blank-line
14.02.2023
O colunista de viagens Alexandre Disaro explica o que são as curiosas casas trogloditas, um tipo de moradia surpreendente esculpido em pedras
minutos de leitura

Quem visita o sul da Tunísia se impressiona com a beleza do deserto e, certamente, fica intrigado com um tipo de moradia muito específica: as casas trogloditas. Escavadas diretamente na terra ou em pedras, construídas em cavernas ou grutas, ou, ainda, uma mistura entre ambas, esse tipo de habitação é comum na região.

Convido você a conhecer esse tipo de habitação e também a incrível região sul da Tunísia.

O sul da Tunísia

sul da tunísia
Paisagem recorrente no sul do país. Solo árido, montanhas e alguns pontos verdes (Foto: Alexandre Disaro)

O clima da região é desértico e dotado com alguns importantes oásis, onde são cultivados vegetais e frutos; principalmente a tâmara. Assim sendo, para a construção, tradicionalmente sempre se usou muita pedra e a própria madeira da palmeira da tamareira, amplamente observados na arquitetura vernacular (local).

Saiba mais:

Por conta da austeridade do clima e da dificuldade na obtenção de outros materiais construtivos, uma técnica muito particular se faz presente na região. Aqui, historicamente escava-se a própria terra e habitam-se cavernas e grutas como moradas trogloditas.

O que são casas trogloditas?

casas trogloditas na Tunísia
Exemplos de fachadas trogloditas. Nesse caso, o primeiro andar é apoiado por uma laje natural pré-existente, que cria uma gruta para a casa. Parte desta gruta é escavada a fim de ampliar a casa. Já o segundo andar foi erguido com paredes de pedra e barro (Foto: Alexandre Disaro)

Este tipo de moradia utiliza o próprio solo ou as estruturas naturais pré-existentes para se construir a casa.

O termo vem do grego τρώγλη trogle (buraco) e δύω duo (entrar) e se refere às “pessoas que habitam buracos ou cavernas”. Coloquialmente é o termo para se referir a esse tipo de moradia.

Tipos de casa troglodita no sul da Tunísia

casa troglodita
Tipo de casa troglodita escavada diretamente na terra, onde Alexandre Disaro se hospedou. É possível observar os sulcos da picareta, que acabam conferindo textura à habitação. (Foto: Alexandre Disaro) 

Há três tipos distintos de casas trogloditas na Tunísia: as cavadas diretamente na terra, as construídas usando grutas pré-existentes e as escavadas diretamente na rocha.

A região em volta de Matmata é conhecida pelas casas cavadas diretamente na terra. Através de um fosso central de luz cria-se o pátio central da casa. De lá, a casa cresce para os lados com quartos e demais cômodos sendo criados a partir do pátio.

Alexandre Disaro dentro de um ksar (fortaleza) de granários berberes (ghorfa). Este tipo de estrutura é muito comum no sul da Tunísia e antigamwn era construída no alto de colinas para estocar alimentos e grãos (Foto: Alexandre Disaro)

Nas demais regiões do sul, montanhas rochosas abrigam grutas e cavernas, paredões de rocha sedimentar oferecem um material mais maleável para ser escavado. E nesse ambiente aparecem esses outros dois tipos de casas trogloditas.

Como eram e o que se tornaram as casas trogloditas?

Saliha e sua casa cavada
Saliha e sua casa cavada diretamente na terra. Nesta região da Tunísia, muitas casas são cavadas diretamente no solo. Na fachada vemos as marcas da picareta. (Foto: Alexandre Disaro)

Barata, duradoura e de bom controle térmico, este tipo de moradia acabou sendo a melhor das soluções com o que se tinha disponível. Dentro das estruturas, durante o verão as temperaturas tórridas se amenizam, e durante o inverno o frio que beira o 0ºC se estabiliza em 17ºC.

casa da Saliha
Sala de descanso da casa da Saliha (Foto: Alexandre Disaro)

Com o passar do tempo, o desenvolvimento de novas matérias-primas e técnicas construtivas, junto ao êxodo para os centros urbanos, fez com que muitas dessas casas, e até mesmo cidades inteiras, fossem abandonadas, a população se mudasse e adotasse a alvenaria. É comum ter cidades com o nome nouvelle (nova, em francês) na frente e a preservação do nome da antiga cidade.

Alexandre Disaro faz caminhada pelas encostas de uma montanha repleta de casas trogloditas. Há muito tempo, essa montanha abrigou um ksar (uma fortificação) e inúmeros granários. Tudo construído com pedras e cavado diretamente na rocha da montanha (Foto: Alexandre Disaro)

Ainda assim, há muitas pessoas que continuam a habitar este tipo de casa.

Visitar e se hospedar numa casa dessas é vivenciar esse incrível patrimônio histórico-cultural e arquitetônico.

E o banheiro nas casas trogloditas?

casa fesculpida na rocha
Quarto de uma casa de verdade em que Alexandre se hospedou. Esta casa foi esculpida diretamente na rocha (Foto: Alexandre Disaro)

Provavelmente a pergunta que muitos se fizeram em silêncio. À época, as casas não tinham banheiro dentro. O clima seco e desértico reduzia a necessidade de banho e o chamado-da-natureza era atendido em frente de casa, próximo ao espaço reservado aos animais.

As moradias que resistem e ainda são habitadas acabaram incorporando um cômodo em alvenaria separado e próximo à casa dedicado a este propósito.

O que fazer no sul da Tunísia?

Cidade troglodita
Cidade troglodita inteiramente abandonada. Muitas dessas cidades milenares foram abandonadas em ondas durante os anos 1970 e 1980, com a migração da população para centros urbanos (Foto: Alexandre Disaro)

Foi, sem dúvidas, a parte da viagem que mais gostei da Tunísia. Alugar um carro para percorrer a região é a melhor maneira de visitar o sul.

Algumas sugestões para você se encantar: aventurar-se pelo deserto; passear pelos oásis; conhecer estilos e técnicas de tapeçaria berber; comer as tâmaras mais deliciosas da sua vida; fazer caminhadas maravilhosas em vilas trogloditas abandonadas; se hospedar em casas trogloditas; encontrar pegadas de dinossauro e visitar os lindos granários e fortalezas berberes.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

As casas trogloditas e o sul da Tunísia...

As casas trogloditas e o sul da Tunísia

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fiquei simplesmente maravilhada com tudo que vi e li. Imagina isso tudo pessoalmente!! Surreal!! Parabéns!!

  2. Alexandre tem a capacidade de nos transportar magicamente para os lugares através de suas narrativas e fotos! E como isso é bom!!! Obrigada, Ale, pela bela viagem que acabei de fazer com você!
    Obrigada, Archtrends, por nos proporcionar essa oportunidade!

  3. Que delíciaaaa, de coluna. Ler o Alexandre é passear com ele nos detalhes, histórias e memórias. Se me perguntarem um dia se já fui numa casa troglodita, direi que sim,através desse olhar ímpar. Obrigada Archtrends por nos permitir ” viagens “assim🥰.Parabéns Alexandre e já esperando a próxima, sentadinha te lendo, novamente 😊



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies