Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

10 ambientes da CASACOR Santa Catarina 2022 com produtos da Portobello

A CASACOR Santa Catarina 2022 acontece entre 18 de setembro e 30 de outubro na Escola Silveira de Souza, na região central de Florianópolis.

Com a nova localização, a mostra dá continuidade à revitalização de prédios antigos e promete surpreender com o ambiente com função cultural.

Essa é a edição catarinense do evento, que é referência no mercado de arquitetura, design e paisagismo. Em 2022, o tema é “Respiro”.

Para dar vida aos espaços da CASACOR Santa Catarina 2022, diversos profissionais usaram produtos da Portobello. Afinal, a marca também é do estado. E é sobre eles que vamos falar nas linhas a seguir!

Nos próximos tópicos, você confere em detalhes os projetos da CASACOR Santa Catarina 2022 com produtos Portobello.

1. Uma pausa de mil compassos

Do Studio Allure Arquitetura, esse é um espaço de contemplação e relaxamento. Um ambiente integrado de 80 m², que une varanda, suíte, dormitório, closet e sala de banho, como um studio.

Para proporcionar um local de descanso, como uma casa-refúgio, foram usadas cores sóbrias. Além do acolhimento, as tonalidades imprimem sofisticação e são ótimas para uma decoração minimalista.

Nesse sentido, boas opções da Portobello foram exploradas no ambiente da CASACOR Santa Catarina 2022. A Lastra Calacatta Puro Chain, por exemplo, confere elegância.

Outra Lastra que reproduz mármore é Bianco di Lucca. Já Ms. Barcelona Antracita tem tom de cinza que é neutro e atemporal.

Detalhes com Met Lumi Corner ainda trazem pontos de luz para o projeto da CASACOR Santa Catarina 2022.

Outros elementos também foram usados pensando em aumentar o bem-estar. Por exemplo, o desenho orgânico da varanda, a decoração com plantas, a lareira e o lago com peixes.

2. Lumino Galeria e Banheiros Funcionais

O projeto da Giusti Mercadante Arquitetura para a CASACOR Santa Catarina 2022 aposta em tons terrosos para conferir momentos de paz e introspecção. A luz indireta também contribui para o espaço ajudar a pausar o agito do dia a dia.

Diferentes produtos da Portobello foram usados para levar equilíbrio ao ambiente. O peso e a sofisticação aparecem por meio da reprodução de mármore de Or de Cacau. Já a claraboia artificial e o jardim vertical dão um toque claro e suave.

Outros revestimentos utilizados nesse projeto da CASACOR Santa Catarina 2022 são Superquadra Cru, Oh!take Home, Oh!take City, Oh!take Cliff, Bleu de Savoie e Siena Chianti. Por fim, o filete Met Lumi arremata a decoração.

Além do ambiente principal, há um corredor com uma galeria de arte e um estar. Assim, é possível proporcionar uma experiência completa.

Vale destacar que o projeto marca a abertura do escritório Giusti Mercadante Arquitetura, das arquitetas Thais Giusti e Bel Mercadante.

3. Casa 15

O projeto do já consolidado Escritório Daniel Ghizi Arquitetura comemora 15 anos e a estreia em Florianópolis, na CASACOR Santa Catarina 2022. Sendo assim, traz elementos que sintetizam características do portfólio de casas da empresa.

O ambiente foi projetado em um monobloco de estrutura metálica e vidro. Ele fica entre duas grandes árvores, fazendo relação com o prédio, que é tombado pelo patrimônio histórico. Um espelho d’água realça as duas construções.

Na parte de dentro, a contemporaneidade se destaca com a ajuda de produtos da Portobello, como Oh!take Mountain, que aparece em dois formatos: 160x160 cm e 120x270 cm.

O espaço ainda conta com Sunset Cappadocia e Posto 12, além do Cobogó Craft 2. Para quebrar a rigidez, formas orgânicas se misturam a texturas e materiais naturais, como plantas, madeira e mármore.

4. Seperti Mimpi

Outro projeto em tons neutros que esbanja contemporaneidade é o de Leandro Sumar para a CASACOR Santa Catarina 2022. O espaço propõe uma reflexão sobre a importância de priorizar o essencial.

Portanto, vem em primeiro lugar o conforto, a transparência, o design, a arte e o estilo de vida. Isso, claro, com diferentes percepções, que variam de acordo com aqueles que vivem essas experiências.

Para compor o ambiente, foram escolhidos dois produtos da linha Ipanema, da Portobello: Posto 10 e Posto 07. Já para formar o desenho ao fundo foi usado Neotropical Black Mix.

5. Living CO-Existir

casacor santa catarina 2022
Para receber bem, projeto preza pela funcionalidade e pela diversão
(Projeto: Estela Cislaghi Arquitetura e Design / Foto: Felipe Araújo)

Depois de quase dois anos de isolamento social, o living de Estela Cislaghi Arquitetura e Design exalta a volta dos encontros em casa.

Além de ser ideal para receber bem, o espaço tem diferentes funções, todas úteis na rotina atual. São 45 m² que misturam soluções e ambientações para proporcionar momentos de descompressão ao longo do dia. Já à noite, são motivo de diversão.

Diversos elementos foram usados no projeto para levar a sensação de conforto e bem-estar. Entre eles, a iluminação natural na sala. Ela é totalmente voltada para o jardim, o que ajuda a ampliar o contato com o verde.

O que também contribui para o aconchego é o uso de cores quentes, como no produto Portobello Oh!take Home, da linha desenvolvida pela marca em parceria com o arquiteto Ruy Ohtake.

6. Empório do Vinho Voar

Já para quem quer ter uma adega ou um bar em casa, o projeto do RCK Integradas para a CASACOR Santa Catarina 2022 é uma boa inspiração.

A ideia é respeitar memórias antigas, mas sem abrir mão das que ainda estão por vir. Para representar esse elo entre as dobras do tempo, a madeira foi a matéria-prima escolhida.

Além disso, ela proporciona aconchego, o que é ideal para uma “casa de vinhos”. Um dos exemplos de como esse material aparece é nas mesas esculpidas em cumaru.

Seu toque rústico forma contraste com o design moderno da mobília. Sendo assim, quem visita esse espaço da CASACOR Santa Catarina 2022 pode ter dúvida sobre a data da sua criação.

Também foram incorporados mosaicos de mármore feitos à mão e, é claro, as telas que dão nome ao ambiente.

Elas foram produzidas com 47 crianças em risco social. Para esse espaço, a opção foi por dois produtos da Portobello: Siena Chianti e Gouache Brume.

7. Abraço

O projeto de Mariana Maisonnave Arquitetura e Interiores tem tudo a ver com uma das principais características dos seus trabalhos: a arquitetura humanizada.

Assim, o ambiente é capaz de transmutar e despertar um estado de espírito de tranquilidade. Texturas, tons, sons e aromas ajudam a envolver o corpo.

Portanto, é uma suíte coerente não só com a trajetória da arquiteta, mas também com a narrativa da CASACOR Santa Catarina 2022, que é “Respiro”.

O acolhimento como força sensorial aparece no projeto por meio de elementos como a madeira e revestimentos da Portobello. Os escolhidos foram Oh!take Moon e Folk Desert.

8. Casa em Percurso

Outro projeto da CASACOR Santa Catarina 2022 com Folk Desert é a Casa em Percurso. O espaço foi idealizado pelo Octaedro Arquitetura, nas figuras de Emanueli Schneiders e Leonardo Gazzoni.

Por aqui, vemos a intenção de gerar acolhimento, pertencimento e encontro. O ambiente cheio de poesia propõe um caminho sensível e transformador, que revela a beleza no curso das coisas em seu constante movimento.

E mesmo que se abram portas, há lugar para o afeto, a memória e a raiz. Também existe a possibilidade de olhar sob uma perspectiva diferente: humana, com mais empatia e fidelidade ao seu tempo e espaço.

9. Aromatmosfera

Este é um dos projetos da CASACOR Santa Catarina 2022 com mais produtos da Portobello. O ambiente representa a área comercial de uma loja de aromas, o que demonstra a versatilidade dos revestimentos da marca.

Essa é a quarta participação do escritório na mostra. A arquitetura descontraída aposta em linhas arredondadas, que remetem à conexão com o simples, ou seja, com a natureza e as experiências sensoriais que ela proporciona.

O estilo adotado para o projeto é o boho chic, que tem tudo a ver com esse conceito. A linha decorativa aparece em luminárias, palha e plantas secas.

Já os tons neutros passeiam pelos quentes e terrosos para levar aconchego. Isso acontece, por exemplo, por meio dos produtos da Portobello, como Terralma Sardenha e o Filete Terralma Sardenha. Para fazer o assentamento de um jeito harmônico, foi usada ainda a Argamassa Colors Sardenha.

Da mesma linha, também aparecem Terralma Jalapão, o Filete Terralma Jalapão e a Argamassa Colors Jalapão.

Foram usados Terralma Bora Bora e o Filete Terralma Bora Bora. Para completar, há a presença de Oh!take Cliff e Oh!take City.

10. "Eu sou daqui, eu não sou de Marte"

Assinado por GF Arquitetos, com Beto Gebara e Marila Filártiga, e Terraço Paisagismo, com Rodrigo Gheller, este ambiente busca valorizar a casa brasileira e a vegetação tropical.

Para tanto, traz diversas referências à arquitetura nacional para gerar reconhecimento. Assim, desperta lembranças à medida em que os visitantes percebem os elementos.

Na identificação do interno com o externo, foram usados diferentes produtos da Portobello, como Verde Alpi, Posto 10 e o Cobogó Mundaú.

Isso sem falar em Terralma Mandacaru e no Filete Terralma Mandacaru, além de Terralma Noronha e do Filete Terralma Noronha.

A mostra também acontece em outros estados do Brasil e até em cidades pelo mundo. Confira os projetos da CASACOR Bolívia 2022 com produtos Portobello!

Sair da versão mobile