02.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
casacor santa catarina 2022
Diferentes produtos da Portobello remetem à arquitetura brasileira em projeto da CASACOR Santa Catarina 2022 (Projeto: GF Arquitetos - Beto Gebara e Marila Filártiga e Terraço Paisagismo - Rodrigo Gheller / Foto: Felipe Araújo)

10 ambientes da CASACOR Santa Catarina 2022 com produtos da Portobello

 minutos de leitura
calendar-blank-line
02.10.2022
Conheça os projetos da CASACOR Santa Catarina 2022 que usam produtos da Portobello para levar aconchego e bem-estar aos espaços
minutos de leitura

A CASACOR Santa Catarina 2022 acontece entre 18 de setembro e 30 de outubro na Escola Silveira de Souza, na região central de Florianópolis.

Com a nova localização, a mostra dá continuidade à revitalização de prédios antigos e promete surpreender com o ambiente com função cultural.

Essa é a edição catarinense do evento, que é referência no mercado de arquitetura, design e paisagismo. Em 2022, o tema é “Respiro”.

Para dar vida aos espaços da CASACOR Santa Catarina 2022, diversos profissionais usaram produtos da Portobello. Afinal, a marca também é do estado. E é sobre eles que vamos falar nas linhas a seguir!

Nos próximos tópicos, você confere em detalhes os projetos da CASACOR Santa Catarina 2022 com produtos Portobello.

1. Uma pausa de mil compassos

Do Studio Allure Arquitetura, esse é um espaço de contemplação e relaxamento. Um ambiente integrado de 80 m², que une varanda, suíte, dormitório, closet e sala de banho, como um studio.

Para proporcionar um local de descanso, como uma casa-refúgio, foram usadas cores sóbrias. Além do acolhimento, as tonalidades imprimem sofisticação e são ótimas para uma decoração minimalista.

Nesse sentido, boas opções da Portobello foram exploradas no ambiente da CASACOR Santa Catarina 2022. A Lastra Calacatta Puro Chain, por exemplo, confere elegância.

Outra Lastra que reproduz mármore é Bianco di Lucca. Já Ms. Barcelona Antracita tem tom de cinza que é neutro e atemporal.

Detalhes com Met Lumi Corner ainda trazem pontos de luz para o projeto da CASACOR Santa Catarina 2022.

Outros elementos também foram usados pensando em aumentar o bem-estar. Por exemplo, o desenho orgânico da varanda, a decoração com plantas, a lareira e o lago com peixes.

2. Lumino Galeria e Banheiros Funcionais

O projeto da Giusti Mercadante Arquitetura para a CASACOR Santa Catarina 2022 aposta em tons terrosos para conferir momentos de paz e introspecção. A luz indireta também contribui para o espaço ajudar a pausar o agito do dia a dia.

Diferentes produtos da Portobello foram usados para levar equilíbrio ao ambiente. O peso e a sofisticação aparecem por meio da reprodução de mármore de Or de Cacau. Já a claraboia artificial e o jardim vertical dão um toque claro e suave.

Outros revestimentos utilizados nesse projeto da CASACOR Santa Catarina 2022 são Superquadra Cru, Oh!take Home, Oh!take City, Oh!take Cliff, Bleu de Savoie e Siena Chianti. Por fim, o filete Met Lumi arremata a decoração.

Além do ambiente principal, há um corredor com uma galeria de arte e um estar. Assim, é possível proporcionar uma experiência completa.

Vale destacar que o projeto marca a abertura do escritório Giusti Mercadante Arquitetura, das arquitetas Thais Giusti e Bel Mercadante.

3. Casa 15

O projeto do já consolidado Escritório Daniel Ghizi Arquitetura comemora 15 anos e a estreia em Florianópolis, na CASACOR Santa Catarina 2022. Sendo assim, traz elementos que sintetizam características do portfólio de casas da empresa.

O ambiente foi projetado em um monobloco de estrutura metálica e vidro. Ele fica entre duas grandes árvores, fazendo relação com o prédio, que é tombado pelo patrimônio histórico. Um espelho d’água realça as duas construções.

Na parte de dentro, a contemporaneidade se destaca com a ajuda de produtos da Portobello, como Oh!take Mountain, que aparece em dois formatos: 160×160 cm e 120×270 cm.

O espaço ainda conta com Sunset Cappadocia e Posto 12, além do Cobogó Craft 2. Para quebrar a rigidez, formas orgânicas se misturam a texturas e materiais naturais, como plantas, madeira e mármore.

4. Seperti Mimpi

Outro projeto em tons neutros que esbanja contemporaneidade é o de Leandro Sumar para a CASACOR Santa Catarina 2022. O espaço propõe uma reflexão sobre a importância de priorizar o essencial.

Portanto, vem em primeiro lugar o conforto, a transparência, o design, a arte e o estilo de vida. Isso, claro, com diferentes percepções, que variam de acordo com aqueles que vivem essas experiências.

Para compor o ambiente, foram escolhidos dois produtos da linha Ipanema, da Portobello: Posto 10 e Posto 07. Já para formar o desenho ao fundo foi usado Neotropical Black Mix.

5. Living CO-Existir

casacor santa catarina 2022
Para receber bem, projeto preza pela funcionalidade e pela diversão
(Projeto: Estela Cislaghi Arquitetura e Design / Foto: Felipe Araújo)

Depois de quase dois anos de isolamento social, o living de Estela Cislaghi Arquitetura e Design exalta a volta dos encontros em casa.

Além de ser ideal para receber bem, o espaço tem diferentes funções, todas úteis na rotina atual. São 45 m² que misturam soluções e ambientações para proporcionar momentos de descompressão ao longo do dia. Já à noite, são motivo de diversão.

Diversos elementos foram usados no projeto para levar a sensação de conforto e bem-estar. Entre eles, a iluminação natural na sala. Ela é totalmente voltada para o jardim, o que ajuda a ampliar o contato com o verde.

O que também contribui para o aconchego é o uso de cores quentes, como no produto Portobello Oh!take Home, da linha desenvolvida pela marca em parceria com o arquiteto Ruy Ohtake.

6. Empório do Vinho Voar

Já para quem quer ter uma adega ou um bar em casa, o projeto do RCK Integradas para a CASACOR Santa Catarina 2022 é uma boa inspiração.

A ideia é respeitar memórias antigas, mas sem abrir mão das que ainda estão por vir. Para representar esse elo entre as dobras do tempo, a madeira foi a matéria-prima escolhida.

Além disso, ela proporciona aconchego, o que é ideal para uma “casa de vinhos”. Um dos exemplos de como esse material aparece é nas mesas esculpidas em cumaru.

Seu toque rústico forma contraste com o design moderno da mobília. Sendo assim, quem visita esse espaço da CASACOR Santa Catarina 2022 pode ter dúvida sobre a data da sua criação.

Também foram incorporados mosaicos de mármore feitos à mão e, é claro, as telas que dão nome ao ambiente.

Elas foram produzidas com 47 crianças em risco social. Para esse espaço, a opção foi por dois produtos da Portobello: Siena Chianti e Gouache Brume.

7. Abraço

O projeto de Mariana Maisonnave Arquitetura e Interiores tem tudo a ver com uma das principais características dos seus trabalhos: a arquitetura humanizada.

Assim, o ambiente é capaz de transmutar e despertar um estado de espírito de tranquilidade. Texturas, tons, sons e aromas ajudam a envolver o corpo.

Portanto, é uma suíte coerente não só com a trajetória da arquiteta, mas também com a narrativa da CASACOR Santa Catarina 2022, que é “Respiro”.

O acolhimento como força sensorial aparece no projeto por meio de elementos como a madeira e revestimentos da Portobello. Os escolhidos foram Oh!take Moon e Folk Desert.

8. Casa em Percurso

Outro projeto da CASACOR Santa Catarina 2022 com Folk Desert é a Casa em Percurso. O espaço foi idealizado pelo Octaedro Arquitetura, nas figuras de Emanueli Schneiders e Leonardo Gazzoni.

Por aqui, vemos a intenção de gerar acolhimento, pertencimento e encontro. O ambiente cheio de poesia propõe um caminho sensível e transformador, que revela a beleza no curso das coisas em seu constante movimento.

E mesmo que se abram portas, há lugar para o afeto, a memória e a raiz. Também existe a possibilidade de olhar sob uma perspectiva diferente: humana, com mais empatia e fidelidade ao seu tempo e espaço.

9. Aromatmosfera

Este é um dos projetos da CASACOR Santa Catarina 2022 com mais produtos da Portobello. O ambiente representa a área comercial de uma loja de aromas, o que demonstra a versatilidade dos revestimentos da marca.

Essa é a quarta participação do escritório na mostra. A arquitetura descontraída aposta em linhas arredondadas, que remetem à conexão com o simples, ou seja, com a natureza e as experiências sensoriais que ela proporciona.

O estilo adotado para o projeto é o boho chic, que tem tudo a ver com esse conceito. A linha decorativa aparece em luminárias, palha e plantas secas.

Já os tons neutros passeiam pelos quentes e terrosos para levar aconchego. Isso acontece, por exemplo, por meio dos produtos da Portobello, como Terralma Sardenha e o Filete Terralma Sardenha. Para fazer o assentamento de um jeito harmônico, foi usada ainda a Argamassa Colors Sardenha.

Da mesma linha, também aparecem Terralma Jalapão, o Filete Terralma Jalapão e a Argamassa Colors Jalapão.

Foram usados Terralma Bora Bora e o Filete Terralma Bora Bora. Para completar, há a presença de Oh!take Cliff e Oh!take City.

10. “Eu sou daqui, eu não sou de Marte”

Assinado por GF Arquitetos, com Beto Gebara e Marila Filártiga, e Terraço Paisagismo, com Rodrigo Gheller, este ambiente busca valorizar a casa brasileira e a vegetação tropical.

Para tanto, traz diversas referências à arquitetura nacional para gerar reconhecimento. Assim, desperta lembranças à medida em que os visitantes percebem os elementos.

Na identificação do interno com o externo, foram usados diferentes produtos da Portobello, como Verde Alpi, Posto 10 e o Cobogó Mundaú.

Isso sem falar em Terralma Mandacaru e no Filete Terralma Mandacaru, além de Terralma Noronha e do Filete Terralma Noronha.

A mostra também acontece em outros estados do Brasil e até em cidades pelo mundo. Confira os projetos da CASACOR Bolívia 2022 com produtos Portobello!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

10 ambientes da CASACOR Santa Catarina 2022 c...

10 ambientes da CASACOR Santa Catarina 2022 com produtos da Portobello

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies