09.08.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Stas Knop, de Pexels

Roterdã: a cidade playground dos arquitetos holandeses

calendar-blank-line
09.08.2021
Com exclusividade para o Archtrends Portobello, você vai conferir um passeio pela cidade que abriga os maiores escritórios de arquitetura da Holanda. Mas o que ela tem de tão especial? Leia a seguir!
minutos de leitura

Para quem ainda não conhece ou nunca ouviu falar, Roterdã é uma das cidades mais icônicas da Holanda. Pois é, existem muitas outras cidades além da famosa Amsterdã para se conhecer por aqui. 

Roterdã é bastante conhecida por possuir o maior porto marítimo da Europa. O porto de Roterdã se estende por aproximadamente 40 quilômetros e possui um grande impacto na cidade e na vida de seus moradores. Uma cidade portuária como Roterdã está sempre em contato com as novidades do mundo afora, e não é à toa! 

Roterdã
Panorâmica da cidade de Roterdã, com vista para o rio Nieuwe Maas (Novo Mosa) / (Foto: Pixabay)

Por receber muitas empresas estrangeiras, a cidade se tornou, de certa forma, bastante internacional. Muitos a comparam com Nova Iorque por esse e outros motivos. Do ponto de vista arquitetônico, realmente, a cidade possui uma pequena coleção de arranha-céus, diferenciando-se das típicas cidades holandesas. 

Dizem que pelo fato de ter sido completamente destruída por um bombardeamento durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade se tornou uma grande tela em branco para novas possibilidades de construções. Praticamente 90% dos edifícios hoje existentes na cidade foram construídos após a guerra.

Alguns dos escritórios de arquitetura mais famosos daqui da Holanda possuem suas sedes aqui, como o escritório OMA e o MVRDV

No intuito de levar os leitores do Archtrends para um passeio virtual pela cidade de Roterdã, iniciaremos o percurso pelo sul, do outro lado do rio Nieuwe Maas que cruza a cidade. Observamos na imagem a seguir, a ponte Erasmus, projetada pelo escritório UNStudio e, de fundo, o skyline da área centro-oeste da cidade.

Vista centro-oeste da cidade de Roterdã e da ponte Erasmus (Foto: Ana Luiza Camargo)

Logo ao cruzarmos a ponte Erasmus, nos deparamos com um dos edifícios mais conhecidos na cidade. O De Rotterdam, projetado pelo escritório OMA. Esse é um edifício de uso misto (hotel, escritórios e apartamentos) e um dos mais densos da Holanda: mais de cinco mil pessoas circulam pelo edifício diariamente.

De Rotterdam, projetado pelo escritório OMA  (Foto: Ana Luiza Camargo)

Em seguida, continuamos o percurso pelo lado sul, até chegarmos no Hotel New York. Esse edifício antigamente era conhecido como 'Holland America Line" que, de 1896 até a virada do século 1900, serviu como o ponto de partida para holandeses migrarem aos Estados Unidos. Mais de meio milhão de pessoas partiram desse local e foram buscar novas oportunidades de vida em outro continente. 

Posteriormente, esse edifício foi considerado patrimônio nacional e transformado em um hotel. O Hotel possui uma bela vista para o rio Nieuwe Maas e também oferece um delicioso restaurante e bar com acesso a um gramado onde as pessoas se reúnem nos dias de sol.

Fachada do Hotel New York (Foto: Ana Luiza Camargo)

Uma das experiências mais divertidas em Roterdã é pegar um táxi aquático para atravessar o rio. Existem alguns pontos de táxis pelo rio Nieuwe Maas, um deles fica ao lado do Hotel New York. Ao atravessarmos o rio, podemos observar a cidade através de um outro ponto de vista e também perceber a influência portuária na cidade.

Vista de dentro do táxi aquático (Foto: Ana Luiza Camargo)

Atravessando para o lado centro-oeste da cidade, chegamos na região de Oude Haven. Dizem que o primeiro cais do porto de Roterdã foi construído nessa região por volta de 1350. Hoje em dia, esse lugar se tornou uma área boêmia cheia de bares e cafés. Abaixo, à direita, observamos o edifício Witte Huis, que é considerado o primeiro arranha-céu da Europa! Possui 42 metros de altura e foi um dos únicos edifícios que resistiu ao bombardeio na segunda guerra.

Oude Haven e Witte Huis (Foto: Ana Luiza Camargo)

E encerrando a parte 1 do nosso passeio, chegamos nas famosas Kubuswoningen, as casas cubos, que estão localizadas no centro da cidade. Essas casas são superpolêmicas, há quem as ame e quem as odeie (do ponto de vista estético, principalmente). No entanto, este é um dos lugares mais tranquilos e agradáveis do centro da cidade. 

São 38 palafitas em forma de cubo e 13 cubos comerciais construídos sob um viaduto. O arquiteto Piet Blom foi o responsável pelo projeto que foi desenvolvido por volta de 1974 e construído em 1984. 

Vista da avenida Blaak, casas cubo sob o viaduto (Foto: Ana Luiza Camargo)
Casas cubo (Foto: Tim Koning)

Continuem acompanhando o Archtrends! Em breve vamos contar mais particularidades dessa cidade incrível que é Roterdã. Vale a pena conhecer!
Deixe sua opinião abaixo!

LEIA TAMBÉM: Object Rotterdam 2021: uma feira para os amantes de arte, design, moda e arquitetura

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Roterdã: a cidade playground dos arquitetos ...

Roterdã: a cidade playground dos arquitetos holandeses

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies