O vínculo com pets no Brasil está conectado com uma mudança no estilo de vida das famílias. A casa gatificada vem se tornando uma tendência entre os tutores de gatos, que se preocupam com o bem-estar e cotidiano do felino.
Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:
A necessidade de transformar os ambientes para atender as demandas do bichano reflete no dia a dia de todos que convivem na residência.
Ambientes sem atrativos levam o animal ao tédio, provocando uma série de consequências para a sua saúde e comportamentos, por vezes, hostis.
No entanto, é possível organizar cada cantinho da casa para torná-la mais agradável para os gatos. Entenda a seguir o conceito de casa gatificada e como levar alegria e dinamismo para o lar!
O que é a casa gatificada?
É notório o crescimento do número de animais de estimação, seja em casa ou apartamento, os bichos têm participado cada vez mais da vida das pessoas. Quem tem um animal em casa sabe que oferecer espaços para as brincadeiras, sonecas e carinhos tem sua importância.
A busca por alternativas de melhorar o espaço para os animais de estimação afeta diretamente a qualidade de vida dos moradores e pets.
Pensar numa adaptação para casa nem sempre ocorre de maneira simples, pois é um novo modo de compreender o espaço.
A novidade está em compartilhar a decoração e projeto dos cômodos com as necessidades de todos que convivem ali, inclusive o gato.
A casa gatificada surge como uma proposta de enriquecer o ambiente para que o gato tenha bem-estar físico e emocional, permitindo sua liberdade de expressão e instintos. Assim, esse termo se refere à adaptação ou projeto dedicado às necessidades do felino.
Apesar de ser voltado exclusivamente ao animal, esse projeto contribui para a vida de todos os habitantes da residência. Isso porque um espaço preparado para o gato causará menos estresse, com mais possibilidades de atividades que combinem com sua personalidade.
Portanto, gatificar o ambiente fala da verticalização do local. Isto quer dizer que deverão ser levadas em consideração as características do felino para criação dos projetos adequados para o gato.
Leia também:
- Arquitetura para pets: espaços acolhedores para animais
- Pet friendly: incorpore esse conceito em projetos comerciais
- Bichos de estimação: quais os cuidados de limpeza necessários em casa?
Qual a importância da gatificação?
A palavra gatificação defende a criação de um espaço favorável para gatos e pessoas, tendo a casa como um ambiente compartilhado e que ofereça qualidade de vida para aqueles que a habitam.
O gato, naturalmente, busca escalar mobiliários, chegar ao nível mais alto, arranhar objetos, se esconder pela casa, ter em sua rotina uma prática de exercícios e descanso.
Quando a decoração não é pensada para os gatinhos, eles utilizarão tudo que estiver ao seu redor para se sentirem bem.
Móveis, eletrodomésticos, objetos decorativos, tudo fará parte das brincadeiras. Porém, isso pode gerar desconforto e insegurança para os animais e os moradores da casa.
Por exemplo, na cozinha existem muitos elementos com uso de eletricidade e fogo, além disso, é o espaço onde se produz os alimentos. E quem tem gato sabe que os bichanos costumam soltar pelos por onde passam.
Além disso, aquele sofá ou poltrona preferida pode sofrer arranhões e se danificar com o tempo. Outro cuidado está relacionado com esculturas, cerâmicas e porcelanas que, a depender de onde estiverem instaladas, correm o risco de quebrar.
Deste modo, uma casa preparada para o animal de estimação leva equilíbrio e tranquilidade para todos. Quando isso não acontece efetivamente, o dia fica engessado e monótono para os bichos. E os tutores começam a se preocupar com os felinos que apresentam sinais dos somatórios de estresse e depressão.
Uma casa gatificada ajuda a reduzir a ansiedade e até a obesidade dos gatos, principalmente os que vivem em apartamentos ou que não têm acesso ao espaço externo da edificação.
Em essência, o caminho para escolher o tipo de decoração para casa gatificada deve abranger a identidade e necessidades de animais e tutores.
Proporcionar áreas específicas para as escaladas, arranhaduras, cantinhos reservados para relaxar e sentirem-se seguros no lar.
No final, a intenção é permitir que gatos tenham as experiências de exploração e flexibilidade comuns da sua natureza.
Veja a seguir como aproveitar os benefícios da casa gatificada nos ambientes residenciais!
Como decorar a casa gatificada?
O estilo de vida urbana introduziu os animais de estimação nos espaços da casa. Com isso, o enriquecimento ambiental tornou-se um fator importante para a saúde e bem-estar.
Hoje, já é possível encontrar uma diversidade de produtos que atendem a ergonomia e qualidade de vida do gato. Seja em lojas específicas para animais ou um projeto de interiores inovador que aposte numa marcenaria planejada.
As opções para adequar a casa são muitas, e quanto mais criativo e atrativo o espaço, melhor! Acompanhe as dicas para oferecer mais interação entre gatos, pessoas e locais da residência.
Escolha revestimentos de fácil limpeza e manutenção
Para ter dias mais tranquilos, o primeiro passo é refletir sobre o piso da casa. Em caso de reformas ou construções novas, há possibilidade de melhorar o espaço com um revestimento que facilite a higienização.
A dica é aproveitar a praticidade e beleza do porcelanato, que possui resistência a líquidos e arranhões. E também tem característica bacteriostática, ou seja, ele não permite a proliferação de microrganismos.
Atenção especial ao acabamento do porcelanato! O piso com superfície natural (NAT) é o mais indicado e confortável para os bichos. E ainda deixa os moradores despreocupados com futuros arranhões e manchas.
Instale prateleiras e nichos na casa gatificada
A verticalização de mobiliários para os gatos é fundamental para sua interação com o ambiente. Os felinos gostam de subir no ponto mais alto, onde se sentem seguros e tranquilos, além de se exercitarem.
Colocar prateleiras em alturas diferentes, contínuas ou descontínuas, auxilia o animal a usar a criatividade para pular de um canto a outro, testando toda sua flexibilidade.
Fazer recortes nesses elementos também funciona, criando passagens e túneis para que possam explorar mais ainda as opções.
Os nichos são uma ótima dica para montar locais de permanência para eles. Seja um espaço para observar o que está acontecendo na casa ou tirar aquele cochilo para o descanso. Afinal de contas, os gatos dormem muitas horas do dia para repor suas energias.
Crie um playground para os felinos
A partir das prateleiras e nichos já instalados é interessante criar comunicações. Uma ideia é usar escadinhas, tocas, redes, toda uma estrutura que se interligue e atraia o animal para brincar no mobiliário adaptado especialmente para ele.
No mercado há diversos tipos de objetos com cores, estampas e materiais diferentes. Uma forma de dar vida ao projeto e testar texturas variadas, com circuitos planejados.
Não se esqueça dos brinquedos do gato: ratinhos de pelúcia, bolas interativas ou giratórias, varinha com penas, entre outros. Aproveite para espalhar alguns pelas tocas e nichos, estimulando o animal a acessar os lugares.
Use arranhadores na casa gatificada
Todos sabem que os gatos são arranhadores natos! Faz parte da vida dos felinos o cuidado com as unhas, afiando e retirando suas imperfeições.
Isso é essencial para esse animal, pois é uma forma de marcar território, se comunicar com outros gatos, alongar os músculos, brincar e relaxar.
Já que faz parte de sua rotina, nada mais justo que prever cantos com arranhadores e manter o mobiliário da casa livre de futuros arranhões.
Por ser indispensável, é fácil de encontrar em lojas para pets em vários formatos e tamanhos. Outra alternativa é inovar e aproveitar algum espaço da casa para criar um arranhador diferenciado.
O importante é lembrar que a casa gatificada precisa ser atrativa e confortável para o gato.
Ofereça segurança para a casa gatificada
Por último e fundamental, lembre-se que a casa gatificada precisa oferecer segurança aos bichos. Os gatos são escaladores natos e gostam de se aventurar. Por isso, é recomendável que quem mora em apartamento ou casa com mais pavimentos faça a instalação de redes de proteção.
Muito fácil de adquirir no mercado, a tela de proteção é feita em polietileno e possui uma malha com até 5cm de largura entre os nós. Geralmente, a compra já inclui a instalação.
Outra dica é estar atento para a manutenção do material, não só das redes mas de todos os itens que fazem parte da casa gatificada.
Uma casa gatificada proporciona tranquilidade e qualidade de vida para gatos e humanos. Uma boa convivência reflete muito no dia a dia de todos.
Pensar cada cantinho com afeto e cuidado gera espaços funcionais, ricos e confortáveis. A gatificação leva mais aconchego e bem-estar na vida urbana.
Agora que você já leu sobre a casa gatificada, veja 5 ideias para criar ambientes acolhedores e aconchegantes em casa!