18.08.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
apartamento sustentável
(Crédito: Archdaily)

Vida Vertical

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.08.2022
Como projetar e morar em apartamentos mais sustentáveis
minutos de leitura

Morar em grandes cidades hoje é quase sinônimo de morar em apartamentos. A chamada verticalização das moradias é um fenômeno que ganhou força no Brasil a partir dos anos 80, com a concentração da população nos grandes centros urbanos. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Apesar dos benefícios que os grandes edifícios trazem aos seus moradores, principalmente ligados a segurança, acesso a infraestrutura e conforto, é inegável que a expansão não planejada de prédios altos pode trazer também prejuízos ambientais, que vão desde o desmatamento e a redução da biodiversidade, até o bloqueio de luz solar e correntes de ar. 

Porém, nossas cidades não vão a lugar nenhum. O que nos resta é defender um crescimento arquitetônico planejado e fomentar uma mudança de consciência coletiva, uma em que urbanização e natureza possam coexistir em harmonia. Um exemplo disso está em Barcelona, onde as ruas de grandes blocos de edifícios foram fechadas para os carros, permitindo o ganho de espaço para a vegetação urbana e para a convivência humana. 

apartamentos visão drone
(Crédito: Fast Company)

Outra boa notícia é que muitos dos novos prédios residenciais já têm trilhado um caminho mais alinhado à sustentabilidade, com projetos que repensam o impacto ambiental desde a sua concepção. Um exemplo maravilhoso é o edifício residencial Bosco Verticale, na Itália, que abriga cerca de 20 mil plantas, entre árvores e espécies rasteiras. Além de visualmente linda, a presença da vegetação ajuda a criar um clima mais ameno e filtrar impurezas do ar. O edifício conta ainda com painéis solares e sistema de filtragem de água para rega das plantas.  

apartamentos sustentáveis
(Crédito: Archdaily)

Para quem projeta, reforma e decora, existe um mundo de possibilidades arquitetônicas, que envolvem novas tecnologias pensadas para a sustentabilidade, o reaproveitamento como regra básica e até o retorno ao uso de materiais tradicionais com alto valor ambiental. Vale a pena saber mais sobre certificações, selos e manuais, como é o caso da certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, que orienta e atesta o comprometimento de um projeto com a qualidade ambiental para a construção civil.

O edifício Eurobusiness, em Curitiba, é o primeiro do Brasil a produzir toda a água que consome (Crédito: Gazeta)

Dicas de sustentabilidade para quem mora em apartamento

  • Para quem vive em apartamentos e quer ter um estilo de vida mais amigável, vale começar com atitudes simples que podem passar despercebidas, como trocar as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED e verificar a ausência de vazamentos de água. Apostar nas plantas também é um ótimo começo, já que elas ajudam na purificação do ar e na estabilização da temperatura. Espécies como lírio-da-paz, samambaias, espada-de-São-Jorge e jiboias são bem eficientes. 
apartamento com plantas antes e depois
(Crédito: Paulo Biacchi)
  • Depois de iniciada a arte da jardinagem indoor, é super possível se aventurar em cultivar ervas dentro de apartamentos. Uma janelinha com sol dá conta de alimentar ervas como manjericão, alecrim, cebolinha, coentro, hortelã e outras. E a empresa Yes We Grow possui uma horta inteligente com iluminação automática para quem tem pouca luz natural batendo dentro do apê.  
horta em apartamento
(Crédito: Yes We Grow)
  • E quem disse que não dá para ter árvores frutíferas dentro do apartamento? Frutas como acerola, limão, goiaba, morango e laranja se dão bem mesmo quando plantadas em vasos pequenos. Confira esse guia para começar a cultivar as suas frutas. 
vaso com fruteira
(Crédito: apto.vc)
  • E por falar em alimentação, fazer a compostagem do lixo orgânico produzido também é super importante, já que os restos de comida produzem metano quando despejados em aterros sanitários comuns. Mini composteiras podem ser encontradas facilmente em lojas de jardinagem – veja aqui o passo-a-passo do Menos 1 Lixo para fazer a sua. 
composteira em apartamento
(Crédito: NSC)
  • Já ouviu falar do movimento ‘lixo zero’? O movimento se baseia em cinco princípios: recusar o que você não precisa, reduzir o que você usa, reutilizar o que puder, reciclar o que não pode reduzir e repensar sobre o que sobrou. Este é um caminho de transformações constantes, que pode ser iniciado por qualquer pessoa. Interessou? Conheça o livro Zero Waste Home.      
organização de temperos
(Crédito: City Maid) 
  • Engaje nas reuniões de condomínio para sugerir melhorias de médio a longo prazo, como a adesão à coleta seletiva, a criação de hortas coletivas e a instalação de captação de água da chuva e de painéis solares, por exemplo. Para inspirar, o projeto Nossa Horta, do grupo imobiliário Lello em parceria com a Loa Terra, está espalhando hortas urbanas em condomínios pelo estado de São Paulo. Quem vive em apartamentos tem em mãos a vantagem de estar inserido em uma pequena comunidade. Por isso, tirar proveito disso para propor ações de impacto positivo para o coletivo é muito possível!
horta comunitária em apartamentos
(Crédito: Lello)
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Vida Vertical...

Vida Vertical

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

André Carvalhal
Colunista
Colunista

Escritor, consultor e especialista em design para sustentabilidade. Autor dos best-sellers "Como salvar o...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies