19.07.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Barbiecore: o que é a tendência e como aplicar na decoração

calendar-blank-line
19.07.2023
A estética vibrante e o rosa estão de volta à moda, podendo invadir também a decoração, com o lançamento do filme “Barbie”
minutos de leitura

Ícone popular da cultura feminina, a boneca Barbie está de volta ao mundo fashion e às tendências de decoração, com o lançamento de seu live-action em julho de 2023. Tamanho sucesso fez nascer o estilo Barbiecore, caracterizado por uma estética vibrante e muito rosa. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

A tendência incorpora elementos da moda e do estilo de vida associados à boneca Barbie. Isso inclui tons de rosa pastel, estampas de bolinhas, acessórios brilhantes, laços, rendas, corações e itens de moda relacionados à Barbie.

O Barbiecore oferece uma experiência visual única e cheia de personalidade. É uma tendência que traz à tona a nostalgia de uma infância repleta de diversão e imaginação, ao mesmo tempo que adiciona uma dose de contemporaneidade.

Se você é uma pessoa que adora moda, cores vibrantes e uma estética exuberante, o Barbiecore é uma tendência que vai despertar a sua curiosidade e, quem sabe, conquistar um lugar especial na sua casa ou projeto comercial.

Continue a leitura e conheça mais detalhes da tendência Barbiecore e como aplicá-la na decoração.

O que é a tendência Barbiecore

O Barbiecore é muito mais do que apenas uma tendência estética - é um movimento cultural que busca celebrar a feminilidade, a auto expressão e a nostalgia associada à famosa boneca Barbie. 

Essa estética vibrante e cativante conquistou um espaço importante no mundo do design de interiores, conquistando aqueles que desejam criar um ambiente único, ousado e cheio de personalidade.

O Barbiecore começou a ganhar destaque nas redes sociais após o anúncio do lançamento do filme Barbie (2023), quando pessoas apaixonadas por moda e design de interiores começaram a compartilhar suas criações inspiradas na boneca Barbie. 

Influenciadores digitais, estilistas e designers começaram a abraçar essa tendência e a popularidade crescente desses conteúdos levou à consolidação do termo e à sua disseminação em diversas comunidades online.

O Barbiecore tem suas raízes na própria boneca Barbie, lançada pela primeira vez em 1959 pela empresa de brinquedos Mattel. Ao longo das décadas, a Barbie se tornou um ícone da cultura pop, representando moda, beleza e empoderamento feminino. Com suas roupas da moda, acessórios deslumbrantes e atitude positiva, a Barbie influenciou gerações de crianças e se tornou um símbolo reconhecido mundialmente.

O Barbiecore resgata a estética clássica da boneca, mas também adiciona uma pitada de contemporaneidade e criatividade.

Ao abraçar o Barbiecore na decoração da sua casa, você cria um ambiente acolhedor, cheio de estilo e personalidade. É uma oportunidade de expressar seu amor pela moda, pela feminilidade e pela diversão. 

Principais características do Barbicore na decoração

O Barbiecore é um estilo estético vibrante e cheio de personalidade, que pode ser incorporado na decoração de qualquer espaço, independentemente do gênero. Além disso, outra de suas características mais marcantes é a sua capacidade de combinar o vintage e o moderno. 

Conheça as principais características do Barbiecore na decoração e veja como essa tendência pode adicionar charme e estilo a qualquer ambiente.

Sala de massagem clean com azulejos com acabamento brilhoso, armários em verde claro e detalhes em dourado
Nesse projeto comercial, estética Barbiecore fugindo do rosa, com tom candy de verde e neon incentivando selfies, num ambiente altamente instagramável (Projeto: Morgana Scotta)

Paleta de cores vibrantes

Uma das características mais marcantes do Barbiecore é o uso de cores vibrantes. Embora o rosa seja uma cor central, não há restrições quanto às outras cores que podem ser combinadas. Explore tons pastel de azul, amarelo, lilás e verde para criar uma paleta de cores alegre e encantadora. Essas cores podem ser aplicadas nas paredes, móveis, objetos decorativos e acessórios.

Estampas femininas e divertidas

As estampas são uma parte importante do Barbiecore. Invista em modelos femininos e divertidos para adicionar personalidade ao ambiente. Utilize estampas de bolinhas, florais, xadrez vichy e até mesmo estampas geométricas em tons suaves. Essas estampas podem ser aplicadas em cortinas, estofados, almofadas, tapetes e papéis de parede, trazendo uma atmosfera lúdica e cativante ao espaço.

Uso criativo do neon

Uma das características-chave do Barbiecore é o uso criativo do neon, que adiciona um toque luminoso e vibrante aos ambientes. O neon é uma forma de iluminação artificial feita de tubos de vidro preenchidos com gases nobres, que brilham intensamente quando uma corrente elétrica é aplicada. Na decoração, pode ser utilizado de várias maneiras para criar um ambiente mágico e cheio de personalidade. Pôsteres de neon personalizados, letras luminosas, sinalizações e até mesmo móveis com luzes embutidas são ótimas opções para trazer o neon para o seu espaço. 

Detalhes românticos e delicados

Os detalhes românticos e delicados são elementos-chave do Barbiecore. Laços, rendas, babados e elementos decorativos com design mais ornamentado podem ser incorporados na decoração. Adicione esses detalhes em cortinas, almofadas, roupas de cama e objetos decorativos, trazendo um toque de sofisticação e feminilidade ao ambiente.

Móveis e acessórios com design retrô

O Barbiecore muitas vezes apresenta elementos de design retrô, remetendo à nostalgia e à estética da década de 1950. Móveis com linhas curvas, pés palito e estofados em tecidos texturizados são excelentes escolhas para trazer um ar vintage ao espaço. Além disso, acessórios como telefones antigos, rádios vintage e vitrolas, podem ser adicionados para reforçar a atmosfera retrô e divertida do Barbiecore.

Toques de glamour e brilho

O Barbiecore abraça o glamour e o brilho. Incorporar elementos espelhados, objetos decorativos com glitter, lustres com cristais e detalhes metálicos dourados ou prateados pode trazer um toque de sofisticação e elegância ao ambiente. Esses detalhes adicionam um brilho especial e fazem com que o espaço se destaque.

Lembre-se de que o Barbiecore não precisa ser restrito a um único ambiente. Ele pode ser adaptado para diferentes espaços, como quartos, salas de estar, escritórios e até mesmo espaços comerciais, adicionando um toque de diversão e personalidade. Seja criativo e ousado ao trazer as características do Barbiecore para a decoração, e crie um ambiente único e inspirador.

Inspirações de decoração com Barbiecore

Agora que você já conhece as principais características do Barbiecore na decoração, é hora de colocar as mãos à obra e transformar sua casa em um espaço encantador e cheio de personalidade. 

O melhor de tudo é que o Barbiecore pode ser aplicado independentemente do gênero, trazendo alegria e estilo para todos os ambientes. Aqui estão algumas inspirações de projetos, para você incorporar essa tendência de decoração em diversos ambientes da sua casa:

Banheiro

Lavabo em tons claros com destaque para espelho e cuba em dourado
Entrar nesse lavabo é como mergulhar em um ambiente dourado. A sofisticação do Barbiecore interpretada com elegância e contemporaneidade (Foto: Visü Design Studio/ Foto: Nadia Bach)
  • Metais dourados ou em rosa gold trazem o glamour Barbiecore.
  • Todas as paredes coloridas criam a sensação de imersão no ambiente.
  • Acessórios na cor rosa, podendo explorar outras tonalidades além do rosa chiclete. O rosa antigo é mais sofisticado.

Cozinha

Cozinha com armários em branco e detalhes em preto com parede em azulejo rosa com acabamento brilhante
O revestimento rosa dá o tom Barbiecore a essa cozinha (Projeto: Mini Studio Arquitetura / Foto: Gabriel Konrath)
  • Revestimentos cor de rosa trazem facilmente a estética Barbiecore para a cozinha. Dá pra fugir do rosa chiclete, muito feminino e infantil, com revestimentos destonalizados.
  • Utilize utensílios de cozinha com designs fofos e detalhes encantadores, como cortadores de biscoito em formato de coração ou colheres com cabo em formato de laço.
  • Escolha louças e talheres com estampas divertidas ou detalhes em dourado para adicionar um toque de sofisticação.

Área de Lazer

Terraço de prédio com área de lazer e hidromassagem, sofás e mesinha de centro
Barbie curte férias nessa cobertura tropical (Projeto: Amanda Miranda)
  • Crie uma atmosfera divertida e lúdica com móveis e acessórios coloridos, como cadeiras de praia, guarda-sóis e almofadas em estampas alegres.
  • Palmeiras fazem parte da estética Barbiecore.
  • Adicione uma pitada de glamour com objetos decorativos em formato de flamingos, coqueiros ou outros elementos tropicais.

Lembre-se de que essas são apenas algumas sugestões para incorporar o Barbiecore em diferentes ambientes da casa. Use sua criatividade e adapte as ideias de acordo com seu gosto pessoal e estilo. O objetivo é criar um ambiente encantador, cheio de personalidade e que traga alegria para todos que o frequentam.

E se você gosta de acompanhar as tendências de decoração, não deixe de conferir também quais as tendências do Salão do Móvel de Milão 2023.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Barbiecore: o que é a tendência e como apli...

Barbiecore: o que é a tendência e como aplicar na decoração

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies