Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Andaluzia colorida

edifícios de estilo art deco francês na Andaluzia

Lufe visitou o casal Willy e Rocio Marin, que mora em um dos poucos edifícios de estilo art deco francês na Andaluzia (Foto: Lufe Gomes)

Que a alegria dos espanhóis sempre nos encantaram, isso já sabemos, mas quando estive lá recentemente, essa alegria se espalhava pelos detalhes mais impressionantes da decoração das casas.

art deco andaluzia
A arquitetura art déco é surpreendente nos detalhes e no conjunto (Foto: Lufe Gomes)

Uma delas me surpreendeu e acho que é uma grande inspiração para inovar no uso de pisos e revestimentos.

azulejos de andaluzia
Willy e Rocio Marin moram em um edifício do início do século 20, com características originais preservadas (Foto: Lufe Gomes)

Estive em Sevilha e fui visitar o casal Willy e Rocio Marin (@encaladavejer). Eles moram em um edifício raro, pois é um dos poucos exemplos de arquitetura art déco francesa nesta cidade da Andaluzia, com construção que data do início dos anos 1900.

Confira mais casas que Lufe fotografou em sua viagem:

As escadas são todas revestidas de azulejos com motivos mudéjar, e o ladrilho hidráulico domina a cena nos pisos principais do apartamento.

ladrilho hidráulico andaluzia
O ladrilho hidráulico do piso e a azulejaria que reveste as paredes são a força decorativa (Foto: Lufe Gomes)

Realmente tem me encantado ver decorações em que o piso se torna obra de arte, colorida, com personalidade, com força decorativa no ambiente.

No quarto de casal, além do piso estonteante em amarelo, vermelho e cinza original da época, as paredes também ganham revestimento até meia altura, mas com outra padronagem.

quarto com azulejos de andaluzia
O quarto traz no piso um belíssimo ladrilho hidráulico e meia parede com painel de azulejaria. As padronagens não combinam entre si - e aí está a graça (Foto: Lufe Gomes)

Nas paredes eles conservaram também os azulejos de mensagens, bem no estilo árabe mudéjar, nas cores verde, azul e vermelho. 

Veja que interessante isso. O piso e a parede se completam em padronagens absolutamente diferentes, fazendo uma mistura que conta histórias e mostra personalidade.

azulejos coloridos
O maximalismo dos revestimentos dá muita personalidade ao quarto (Foto: Lufe Gomes)

O uso do revestimento no quarto também me inspira, principalmente por compor todo o ambiente e não somente na cabeceira ou em um detalhe específico. É uma estética admirável, você concorda?

arquitetura art déco
Contornando o pátio central, a arquitetura art déco também traz muita personalidade ao edifício (Foto: Lufe Gomes)

Outro impacto que temos desde o início é a estrutura de madeira e vidro art déco, que contorna o pátio central. É uma escultura impressionante no meio do apartamento e que tem a função de ventilação e iluminação natural. Pura beleza.

sala com azulejos
A principal adaptação da sala foi a integração de ambientes. Mas a derrubada de paredes não implicou na alteração do piso original, que foi preenchido com peças reaproveitadas de outras partes do edifício (Foto: Lufe Gomes)

Na sala, antes dividida em ambientes, eles retiraram as paredes e preencheram o piso com peças originais reaproveitadas de outras partes do edifício, compondo um desenho novo, que mostra as antigas divisões.

 azulejos e ladrilhos hidráulicos originais do início do século 20
Os azulejos de Andaluzia e ladrilhos hidráulicos originais do início do século 20 foram mantidos, compondo uma decoração maximalista. A moldura no piso mostra onde antes havia paredes (Foto: Lufe Gomes)

Viaje com Ale Disaro:

Nos corredores laterais que cercam o pátio central, também foi utilizada a mesma estética do quarto, ou seja, um piso em ladrilho hidráulico e as paredes com azulejos. Mas note que, a cada ambiente, o desenho e as padronagens mudam, mostrando uma audácia maximalista incrível e uma casa incomparável para ser admirada.

Sair da versão mobile