30.03.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
edifícios de estilo art deco francês na Andaluzia
Lufe visitou o casal Willy e Rocio Marin, que mora em um dos poucos edifícios de estilo art deco francês na Andaluzia (Foto: Lufe Gomes)

Andaluzia colorida

 minutos de leitura
calendar-blank-line
30.03.2023
Casa maximalista mistura azulejos e ladrilhos hidráulicos coloridos e estampados, em uma aula de como decorar com revestimentos sem medo
minutos de leitura

Que a alegria dos espanhóis sempre nos encantaram, isso já sabemos, mas quando estive lá recentemente, essa alegria se espalhava pelos detalhes mais impressionantes da decoração das casas.

art deco andaluzia
A arquitetura art déco é surpreendente nos detalhes e no conjunto (Foto: Lufe Gomes)

Uma delas me surpreendeu e acho que é uma grande inspiração para inovar no uso de pisos e revestimentos.

azulejos de andaluzia
Willy e Rocio Marin moram em um edifício do início do século 20, com características originais preservadas (Foto: Lufe Gomes)

Estive em Sevilha e fui visitar o casal Willy e Rocio Marin (@encaladavejer). Eles moram em um edifício raro, pois é um dos poucos exemplos de arquitetura art déco francesa nesta cidade da Andaluzia, com construção que data do início dos anos 1900.

Confira mais casas que Lufe fotografou em sua viagem:

As escadas são todas revestidas de azulejos com motivos mudéjar, e o ladrilho hidráulico domina a cena nos pisos principais do apartamento.

ladrilho hidráulico andaluzia
O ladrilho hidráulico do piso e a azulejaria que reveste as paredes são a força decorativa (Foto: Lufe Gomes)

Realmente tem me encantado ver decorações em que o piso se torna obra de arte, colorida, com personalidade, com força decorativa no ambiente.

No quarto de casal, além do piso estonteante em amarelo, vermelho e cinza original da época, as paredes também ganham revestimento até meia altura, mas com outra padronagem.

quarto com azulejos de andaluzia
O quarto traz no piso um belíssimo ladrilho hidráulico e meia parede com painel de azulejaria. As padronagens não combinam entre si - e aí está a graça (Foto: Lufe Gomes)

Nas paredes eles conservaram também os azulejos de mensagens, bem no estilo árabe mudéjar, nas cores verde, azul e vermelho. 

Veja que interessante isso. O piso e a parede se completam em padronagens absolutamente diferentes, fazendo uma mistura que conta histórias e mostra personalidade.

azulejos coloridos
O maximalismo dos revestimentos dá muita personalidade ao quarto (Foto: Lufe Gomes)

O uso do revestimento no quarto também me inspira, principalmente por compor todo o ambiente e não somente na cabeceira ou em um detalhe específico. É uma estética admirável, você concorda?

arquitetura art déco
Contornando o pátio central, a arquitetura art déco também traz muita personalidade ao edifício (Foto: Lufe Gomes)

Outro impacto que temos desde o início é a estrutura de madeira e vidro art déco, que contorna o pátio central. É uma escultura impressionante no meio do apartamento e que tem a função de ventilação e iluminação natural. Pura beleza.

sala com azulejos
A principal adaptação da sala foi a integração de ambientes. Mas a derrubada de paredes não implicou na alteração do piso original, que foi preenchido com peças reaproveitadas de outras partes do edifício (Foto: Lufe Gomes)

Na sala, antes dividida em ambientes, eles retiraram as paredes e preencheram o piso com peças originais reaproveitadas de outras partes do edifício, compondo um desenho novo, que mostra as antigas divisões.

 azulejos e ladrilhos hidráulicos originais do início do século 20
Os azulejos de Andaluzia e ladrilhos hidráulicos originais do início do século 20 foram mantidos, compondo uma decoração maximalista. A moldura no piso mostra onde antes havia paredes (Foto: Lufe Gomes)

Viaje com Ale Disaro:

Nos corredores laterais que cercam o pátio central, também foi utilizada a mesma estética do quarto, ou seja, um piso em ladrilho hidráulico e as paredes com azulejos. Mas note que, a cada ambiente, o desenho e as padronagens mudam, mostrando uma audácia maximalista incrível e uma casa incomparável para ser admirada.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Andaluzia colorida...

Andaluzia colorida

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lufe mais uma vez mostrando que cada casa assim como cada pessoa tem sua persinalidade, e esses azulejos são maravilhosos.
    Obrigada Lufe e Archtrends

  2. O olhar de Lufe Gomes para a arquitetura, a decoração e todos os detalhes de uma moradia, é o olhar de um expert que tudo olha com amor, por isso o nosso olhar também se encanta com tudo o que ele fotografa, filma, fala ou escreve.
    Nossa gratidão sempre por seu olhar tão especial, Lufe!
    Obrigada, Archtrends, por trazer esse olhar até nós!

  3. O olhar de Lufe Gomes para a arquitetura, a decoração e todos os detalhes de uma moradia, é o olhar do expert que ama o que olha e faz disso um encantamento para nossos olhos! Gratidão sempre, por tudo!
    Obrigada, Archtrends, por trazê-lo até nós!

  4. O lufe arrasa, com este olhar de amor, que envolve a estrutura e acabamento de uma casa. A cada viagem nos deixa mais curioso, sobre as cores que são da terra, onde visita

  5. Como é gostoso ler você Lufe Gomes, para além das casas que você mostra pelo mundo, esse olhar ímpar que vai muito além, do que simplesmente a decoração do lugar . Essa visita foi linda e que oportunidade, te " ouvir contar " nessa coluna. O texto acaba e ficamos querendo mais, sempre algo diferente bate aqui dentro ❤️ Parabéns e Obrigada por partilhar ❤️



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies