A chegada do verão marca a temporada de praia e piscina. Quem não quer se refrescar no calor que faz nessa época do ano?
Se você considera incluir uma piscina no projeto da sua casa, saiba que não é tão simples decidir um porcelanato externo que seja seguro, bonito e adequado.
Confira, abaixo, como fazer essa escolha e conheça alguns tipos de revestimentos para a piscina e o entorno.
Importância da escolha do azulejo para piscina
As questões estéticas têm forte influência na escolha do azulejo para piscina, porém esse não é o único ponto a ser levado em consideração. Os pisos externos são mais sensíveis às ações do tempo e, no caso da piscina, devem oferecer segurança.
Para evitar acidentes, o porcelanato escolhido deve ser com resistência ao escorregamento. Também leve em consideração que, ao usar um revestimento claro, a piscina irá refletir os raios solares e a água ficará mais fria. E, quando você opta por uma piscina escura, ocorre o oposto. A luz do sol é absorvida, o que deixa a água mais quente.
Sobre bordas de piscina, o ideal é usar um produto que não escorregue e ao mesmo tempo não absorva muito a luz solar.
Tipos de azulejo para piscina
Ainda bem que existe mais de um tipo de azulejo para piscina. Na verdade, existem diversas opções. O porcelanato é versátil, de fácil manutenção e é durável.
Vamos conhecer alguns deles:
Barlavento
A linha Barlavento recebeu esse nome devido ao conjunto de ilhas no Caribe que reúne paraísos como Montserrat, Martinique e Barbados.
Inspirada no desejo de ter a natureza em casa, Barlavento traduz em revestimentos a beleza exuberante das ilhas caribenhas. A reprodução das pedras em matizes que reproduzem os tons das piscinas naturais tem versões para o interior da piscina, para áreas externas e soluções para acabamento de bordas, degraus e cantos.
Sunset
Outra linha que combina muito com a piscina é a Sunset, desenvolvida especialmente para aplicação em piscinas.
O movimento do desenho e a variação de tonalidade do produto se destacam no encontro com a água e revelam um efeito surpreendente. As cinco cores disponíveis em formato 14,5x14,5 passeiam por nuances de verde e azul e proporcionam uma sensação de refrescância, em perfeito equilíbrio com a natureza.
Malibu
As pedras combinam muito com a área externa da casa, e foi pensando nisso que a linha Malibu foi criada. O revestimento remete à diversidade de rochas multicoloridas.
Azulejo para piscina: diferença de revestimento para borda e interior
Verão e piscina combinam com receber amigos em casa. E para isso, uma área gourmet com piscina é certeza de sucesso no seu projeto.
Mas atenção, nem sempre o azulejo para piscina é o mesmo para a borda e o interior. Por isso, vamos falar um pouco sobre a diferença entre eles.
O tipo de revestimento mais utilizado para piscina é o azulejo, por ser um produto bastante versátil, de fácil manutenção e com ampla variedade de peças.
Borda da piscina
As bordas são aquela parte do acabamento que percorre todo o perímetro da piscina, e apresentam certas peculiaridades.
O revestimento mais indicado para esses casos é o que tem acabamento EXT, que são resistentes e possuem coeficiente de atrito superior a 0,6. Na prática, isso quer dizer que esse material traz maior segurança para sua piscina.
Como é um ambiente que fica constantemente molhado, não pode ficar escorregadio e nem ser abrasivo. O revestimento também não pode aquecer ou gelar com as mudanças de temperatura. Por isso, o uso do azulejo é o mais indicado.
Outro ponto a ser observado é o acabamento do porcelanato, que deve ser arredondado, para evitar acidentes em suas próprias bordas.
Interior da piscina
Podemos dizer que todos os tipos de porcelanato podem ser usados no interior da piscina. Mas vale a pena escolher o material com cuidado e caprichar no acabamento.
Tem algumas dicas que você pode seguir, tanto para piscinas pequenas, quanto para as maiores. Confira:
- Profundidade menor que 60 cm: nesse caso, o indicado é que se use um produto com resistência ao escorregamento. Você pode optar pelo acabamento natural ou EXT;
- Profundidade maior que 60 cm: com uma área interna mais funda, você poderá escolher qualquer tipo de porcelanato;
- Paredes da piscina: quanto a essa área, não há restrições no uso do porcelanato. Você pode escolher o da sua preferência.
Agora que você já sabe qual tipo de azulejo para piscina usar, pesquise os revestimentos no site da Portobello. Lá, você encontra os melhores produtos para a área de piscina.