19.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Cozinha com móveis vermelhos e armários cinza
O azulejo na cozinha dá um toque especial para a decoração (Projeto: Portobelo S.A.)

Azulejo para cozinha: cores, tamanhos e tipos para escolher

 minutos de leitura
calendar-blank-line
19.05.2022
Usar azulejos na cozinha é uma tendência entre os arquitetos, pela estética única que o revestimento oferece à decoração. Você sabe como escolher e quais os tipos existentes? Venha aprender tudo neste guia que preparamos!
minutos de leitura

O azulejo para cozinha é um revestimento bastante escolhido nos projetos arquitetônicos, usado para decorar tanto a parede da cozinha. Ele apresenta diversas vantagens ao seu projeto, mas, para conseguir um resultado satisfatório, é importante combiná-lo com o estilo de decoração do seu espaço.

Continue com a gente para descobrir as principais características do azulejo para cozinha, toda a variedade de tipos, cores, formatos e texturas e dicas para colocar na sua casa ou no seu projeto.

Vamos lá?

Azulejo para cozinha: principais características

Podemos definir o azulejo para cozinha como um revestimento de cerâmica com uma superfície coberta por uma camada de esmalte, geralmente lisa e de fácil limpeza. Esse tipo de revestimento sempre é encontrado em pequenos formatos e possui uma baixa resistência quando comparado a outros materiais como o porcelanato.

Ele pode ser aplicado nas paredes, sendo a preferência para as partes acima da cuba e do fogão, pela facilidade de limpeza e prevenção do acúmulo de gordura nestas áreas.

E apesar de suas vantagens para organização e manutenção dos ambientes nos quais é aplicado, o azulejo também possui um alto potencial decorativo para sua cozinha. É possível encontrar peças de diversas cores, estampas e texturas para combinar com seu projeto de maneira harmônica.

Tendência: azulejos com variedade de formatos

Por muito tempo os únicos tamanhos de azulejos eram 10x10cm e 15x15cm, no entanto a realidade mudou e as opções no mercado evoluíram. Hoje, você pode encontrar peças triangulares – como é a linha Shibori com os modelos Triangle Gray e Triangle Indigo Blue –, ou até retangulares no modelo metrô.

Os tamanhos mais comuns de azulejo para cozinha são 7x15, 15x15, 20x20, 6x23, 7x24 e 9x37, entretanto, é preciso ter em mente que o tamanho ideal para a sua cozinha dependerá do projeto e do estilo da sua casa. Essas peças são mais usadas para criar desenhos específicos, que são bastante comuns em cima da bancada, por exemplo.

Quais os acabamentos de azulejo para cozinha mais comuns?

Além dos diferentes tamanhos e formatos de azulejo, outra característica marcante e que faz a diferença nos projetos de cozinha planejada são os acabamentos. Os tipos de azulejo para cozinha mais comuns e que podem ser usados no seu projeto são:

Acabamento brilhante

Azulejos com acabamento brilhante são aqueles que possuem esmalte de alto brilho. Combinam bastante com a cozinha por entregar uma sensação maior de elegância e limpeza ao espaço.

Cozinha com azulejos na parede no estilo clássico com predominância das cores branco e verde claro
O acabamento brilhante ressalta a sensação de limpeza do ambiente (Projeto: Juliana Abad)

Acabamento natural ou mate

Já os azulejos de cozinha com acabamento natural ou mate são os azulejos esmaltados, porém sem brilho. Também combinam com a cozinha, mas podem ser usados em estilos mais industriais ou rústicos, que não demandam tanto brilho na decoração.

Parede em azulejo verde claro acinzentado e bancada de madeira com cadeira verde
Alguns estilos de decoração combinam com acabamentos sem brilho (Projeto: Portobello S.A.)

Azulejo estampado

Os azulejos estampados são aqueles que têm diferentes estampas e desenhos. São também bastante utilizados para decorar a cozinha, formando verdadeiras obras de arte nas paredes e no chão.

Com eles é possível criar mosaicos de cores e estampas, que tornam o ambiente único e personalizado.

Cozinha com bancada americana, parede de azulejo estampado e piso de revestimento amadeirado
O azulejo estampado ajuda a compor a decoração com um charme único (Projeto: Renata Manso e Amanda Lima)

Acabamento espelhado

Os azulejos com acabamento espalhado são uma opção para trazer um novo olhar para seu projeto, permitindo que os usuários se vejam durante as atividades do dia a dia e trazendo um aspecto moderno e amplo para o ambiente.

Cozinha no estilo moderno com longa bancada e peças de madeira
O acabamento espelhado nos azulejos traz um aspecto moderno para o projeto (Projeto: Portobello S.A.)

Qual a melhor cor para o azulejo da cozinha?

Nós já falamos sobre os tamanhos e tipos de azulejo de cozinha, mas e agora... como escolher a melhor cor de azulejo para decorar a cozinha? O bom é que você encontrará uma infinidade de cores, texturas e estampas variadas, que são capazes de transformar qualquer cozinha com requinte e sofisticação.

Aqui vale a pena pensar antes em qual o estilo de decoração você deseja aplicar no seu projeto, para escolher as cores que mais combinam com ele. A seguir, daremos algumas dicas de cores de azulejo para cozinha de acordo com 5 estilos diferentes. Anote aí!

Cores de azulejo para o estilo clássico

No estilo clássico, predominam cores como vinho, azul marinho e verde escuro. No entanto, vale também escolher cores que remetem ao branco, rosa claro, prateado ou dourado. Utilizar azulejos com cores mais claras ajudam a proporcionar leveza e sofisticação para a cozinha.

É possível também optar pelo azulejo português com traços mais clássicos e criar belos mosaicos.

Cozinha com peças brancas, piso marmorizado, armários com gavetas amplas e um vaso de flores
Os azulejos têm tudo a ver com cozinhas no estilo clássico (Projeto: Ulli Almeida Arquitetos Associados)

Cores de azulejo para o estilo romântico

Em uma decoração romântica, prevalecem cores suaves e tons neutros. Cores como o branco e paleta de cores em tons pastéis tomam conta dos ambientes. Para contrastar, as cores mais fortes, como verde, amarelo, lilás ou azul, são perfeitas.

Os azulejos com estampa floral também ficam deslumbrantes neste estilo, imprimindo suavidade e sentimento de acolhimento para a cozinha.

Cozinha em tons de rosa e cinza com bancada em ilha, duas banquetas na bancada americana e armário aéreo
Mesmo em um projeto de estilo romântico, os azulejos em filetes podem trazer um toque de modernidade (Projeto: Portobello S.A.)

Cores de azulejo para o estilo industrial

No estilo industrial, vale a pena apostar em cores como cinza e o marrom, alguns tons de madeira e terracota, que combinam bem com móveis de estruturas metálicas que são destaque deste estilo.

Parede da cozinha com azulejos brancos, verdes e pretos. Uma prateleira branca com alguns utensílios e uma bancada mais baixa.
Os azulejos do modelo metrô podem ser combinados em diferentes tons para uma decoração industrial (Projeto: Portobello S.A.)

Cores de azulejo para o estilo rústico

O estilo rústico faz referência a um ambiente com mais natureza, então pode apostar em cores como marrom, vermelho, verde, azul e até diferentes tons de madeira, que remetem às belezas do campo mesmo em espaços urbanos.

Cozinha rústica com panelas penduradas na parede, fogão de 6 bocas e mesa de madeira.
Uma composição rústica pode ter azulejos em tons terrosos  (Projeto: Ângela Villar Nogueira Paes Cambraia)

Cores de azulejo para o estilo moderno

Entre as principais características do estilo moderno estão a praticidade e a simplicidade, além da composição de uma atmosfera leve e clean. Na cozinha, onde a funcionalidade é o nome da vez, é uma opção perfeita.

Quanto às cores, o branco, cinza e preto estão entre as principais. Utilizar tonalidades neutras como o bege e o marrom vale a pena para intercalar entre as principais.

Cozinha com detalhes em madeira e tons escuros, e eletrodomésticos em inox.
Por sua variedade de visuais, os azulejos combinam com cozinhas do estilo clássico ao moderno (Projeto: Mori Chun Arquitetura)

Vantagens do azulejo de cozinha

Antes de escolher o azulejo para decorar a sua cozinha é importante estar por dentro deste tipo de revestimento de cozinha no seu projeto. Nós trazemos as principais informações que você precisa saber.

Vantagens

Entre as vantagens em usar azulejos na cozinha está a variedade de modelos que oferecem infinitas possibilidades para criar composições na decoração da sua cozinha. Além disso, o preço das peças é um pouco mais em conta comparado a outros tipos de revestimentos.

A limpeza dos azulejos na cozinha é mais simplificada, podendo ser feita apenas com pano úmido e água. E assim como os outros revestimentos cerâmicos, o porcelanato é resistente ao fogo, impermeável e altamente durável. Entretanto, vale atentar-se à qualidade do assentamento para evitar infiltrações e problemas com dilatação das peças.

Cuidados com o revestimento da cozinha com azulejo

Para manter a sua cozinha sempre brilhando e com os azulejos perfeitos, existem alguns cuidados básicos que, se feitos diariamente, ajudam a mantê-los bonitos por mais tempo, como:

  • limpar os azulejos da área perto do fogão diariamente: com um pano e detergente;
  • evite o acúmulo de gordura limpando semanalmente de uma forma mais profunda, com esponja e sabão.

Qual material substitui o azulejo na cozinha?

O azulejo é um tipo de revestimento muito usado em projetos de decoração de cozinha, entretanto, há muitas opções caso você não queira utilizá-lo. Vale apostar em ladrilhos, pastilhas, pedras, cimento queimado, madeiras e porcelanato.

O que você precisa ter em mente é sobre a relação destes outros materiais e sua durabilidade em ambientes mais úmidos e quentes, como a cozinha.

Uma ótima alternativa para revestir a parede e os pisos da cozinha é o porcelanato, que possui grande resistência às necessidades do dia a dia deste ambiente, com vantagens como:

  • não absorver água ou outros líquidos;
  • ter alta resistência a impactos;
  • ser resistente a altas temperaturas;

Além disso, o porcelanato se torna uma opção bastante viável por oferecer uma variedade de cores e texturas. Como exemplos, podemos mencionar os porcelanatos que reproduzem a madeira, o cimento queimado, as pedras naturais – como o granito e o mármore –, além dos que possuem efeitos 3D e muitos outros.

O porcelanato é uma opção para paredes, piso e bancadas em sua cozinha (Projeto: Flávio O. Jancowski)

Quem sai ganhando é o projeto que, com uma única peça, pode dar vida a uma infinidade de composições de decoração de cozinha como nos estilos que já te apresentamos anteriormente. Aproveite para ver o conteúdo completo que criamos sobre porcelanato para cozinha para conhecer melhor as vantagens destes produtos.

E aí, gostou de aprender um pouco mais sobre os azulejos para cozinha e ver as opções que você pode escolher e, se desejar, substituí-los? Continue acompanhando nossos conteúdos porque sempre trazemos as melhores tendências de decoração para sua casa e seus projetos.

Até a próxima!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Azulejo para cozinha: cores, tamanhos e tipos...

Azulejo para cozinha: cores, tamanhos e tipos para escolher

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies