Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Axel Vervoordt gira os holofotes para Antuérpia com projeto inusitado

Obra de Anish Kapoor na galeria Axel Vervoordt (Foto: Ana Luiza Camargo)

O projeto chamado Kanaal é um complexo cultural e residencial destinado a quem busca uma experiência autêntica nos arredores da cidade belga de Antuérpia. Foi Idealizado por Axel Vervoordt, um negociante de arte internacional e designer de interiores com galerias na Bélgica e Hong Kong. 

O trabalho de Axel Vervoordt é reconhecido pelo minimalismo, fusão entre o oriente e ocidente e o antigo e o contemporâneo. Personalidades famosas como Kanye West e Sting estão entre seus clientes. Aos amantes de arte, história e arquitetura, Kanaal vale a pena ser visitado!

O local foi originalmente construído em 1857 e funcionava como um complexo de destilaria. Em 2017, os armazéns industriais de tijolos e os silos de grãos de concreto passaram por uma transformação, tornando-se em um grande complexo residencial, galeria de arte e edifícios de uso misto.

Complexo Kanaal, antigo armazém industrial transformado em residências e espaços comerciais
(Foto: Ana Luiza Camargo)

As construções existentes da antiga destilaria foram restauradas e complementadas com novas adições, que foram transformadas em apartamentos de alto padrão. O antigo e o contemporâneo se encontram de forma natural. Essa transição, escolha de materiais e cores estão em harmonia com o entorno urbano e com o projeto de paisagismo.

Complexo Kanaal em harmonia com o entorno urbano e vegetação (Foto: Ana Luiza Camargo)

Respeitando a história do lugar e abraçando o caráter dos edifícios existentes, essa transformação urbana trouxe para a cidade um ambiente dinâmico onde se pode viver, trabalhar e se inspirar com as obras de arte de diversos artistas, como Anish Kapoor, James Turrell, Marina Abramovic, entre outros. 

As diversas configurações dos edifícios do complexo e sua arquitetura altamente original fazem com que cada espaço pareça único. Cerca de 100 apartamentos privados estão rodeados por escritórios, oficinas e espaços públicos, incluindo pátios e um restaurante. 

Os jardins com seus caminhos orgânicos conectam os espaços entre as construções e criam uma espécie de promenade, guiando as pessoas a apreciarem a natureza e os detalhes arquitetônicos das construções.

Pátio interno todo arborizado (Foto: Ana Luiza Camargo)

Axel Vervoordt surpreendeu a todos com esse novo empreendimento. A abertura ao público da galeria de arte, antes privada, faz com que a cidade de Antuérpia se destaque entre um dos lugares mais populares da Europa pela a arte e arquitetura contemporânea.  

Os silos de concreto da antiga destilaria também foram transformados em torres residenciais. Uma transformação inusitada! Aberturas de janelas foram recortadas dos silos e pontes foram criadas para conectarem os cilindros dos silos e criarem uma planta de apartamento única.   

Antigos silos de concreto da destilaria transformados em apartamentos (Foto: Ana Luiza Camargo)
Antigos silos de concreto da destilaria transformados em apartamentos (Foto: Ana Luiza Camargo)

Na base dos silos, encontramos salas secretas que são destinadas à exposição de instalações e obras de arte. A própria arquitetura conversa de forma inusitada com as obras de arte. Os espaços em concreto escuros e minimalistas trazem um ambiente diferente de qualquer galeria de arte...realmente, uma experiência única.

Entrada abaixo dos silos leva para um espaço destinado a exposições (Foto: Ana Luiza Camargo)

Exposições no Kanaal, de Axel Vervoordt

É necessário agendar previamente uma visita nos espaços destinados à galeria Axel Vervoordt, já que esse complexo é residencial e há uma questão de acesso e segurança. Apesar disso, em nenhum momento sentimos que estamos invadindo a privacidade dos moradores, todo o complexo é projetado de maneira muito fluida entre o público e privado. 

Por lá, as exposições das obras do artista japonês Kazuo Shiraga e do artista indo-britânico Anish Kapoor são de tirar o fôlego! Realmente, a arquitetura quando minuciosamente pensada pode levar a experiência com a arte a outro nível.

Obra de Kazuo Shiraga, pintor japonês incrível! (Foto: Ana Luiza Camargo)
Obra de Anish Kapoor (Foto: Ana Luiza Camargo)

Para quem ama projetos que unem arquitetura e arte, leia mais em:

Château La Coste: um lugar onde arte, arquitetura e vinho andam de mãos dadas

Sair da versão mobile