22.08.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Obra de Anish Kapoor na galeria Axel Vervoordt (Foto: Ana Luiza Camargo)

Axel Vervoordt gira os holofotes para Antuérpia com projeto inusitado

calendar-blank-line
22.08.2022
Antuérpia nos mostra, mais uma vez, que é uma das cidades belga mais cool da Europa com o novo empreendimento de Axel Vervoordt
minutos de leitura

O projeto chamado Kanaal é um complexo cultural e residencial destinado a quem busca uma experiência autêntica nos arredores da cidade belga de Antuérpia. Foi Idealizado por Axel Vervoordt, um negociante de arte internacional e designer de interiores com galerias na Bélgica e Hong Kong. 

O trabalho de Axel Vervoordt é reconhecido pelo minimalismo, fusão entre o oriente e ocidente e o antigo e o contemporâneo. Personalidades famosas como Kanye West e Sting estão entre seus clientes. Aos amantes de arte, história e arquitetura, Kanaal vale a pena ser visitado!

O local foi originalmente construído em 1857 e funcionava como um complexo de destilaria. Em 2017, os armazéns industriais de tijolos e os silos de grãos de concreto passaram por uma transformação, tornando-se em um grande complexo residencial, galeria de arte e edifícios de uso misto.

Complexo Kanaal, antigo armazém industrial transformado em residências e espaços comerciais
(Foto: Ana Luiza Camargo)

As construções existentes da antiga destilaria foram restauradas e complementadas com novas adições, que foram transformadas em apartamentos de alto padrão. O antigo e o contemporâneo se encontram de forma natural. Essa transição, escolha de materiais e cores estão em harmonia com o entorno urbano e com o projeto de paisagismo.

Complexo Kanaal em harmonia com o entorno urbano e vegetação (Foto: Ana Luiza Camargo)

Respeitando a história do lugar e abraçando o caráter dos edifícios existentes, essa transformação urbana trouxe para a cidade um ambiente dinâmico onde se pode viver, trabalhar e se inspirar com as obras de arte de diversos artistas, como Anish Kapoor, James Turrell, Marina Abramovic, entre outros. 

As diversas configurações dos edifícios do complexo e sua arquitetura altamente original fazem com que cada espaço pareça único. Cerca de 100 apartamentos privados estão rodeados por escritórios, oficinas e espaços públicos, incluindo pátios e um restaurante. 

Os jardins com seus caminhos orgânicos conectam os espaços entre as construções e criam uma espécie de promenade, guiando as pessoas a apreciarem a natureza e os detalhes arquitetônicos das construções.

Pátio interno todo arborizado (Foto: Ana Luiza Camargo)

Axel Vervoordt surpreendeu a todos com esse novo empreendimento. A abertura ao público da galeria de arte, antes privada, faz com que a cidade de Antuérpia se destaque entre um dos lugares mais populares da Europa pela a arte e arquitetura contemporânea.  

Os silos de concreto da antiga destilaria também foram transformados em torres residenciais. Uma transformação inusitada! Aberturas de janelas foram recortadas dos silos e pontes foram criadas para conectarem os cilindros dos silos e criarem uma planta de apartamento única.   

Antigos silos de concreto da destilaria transformados em apartamentos (Foto: Ana Luiza Camargo)
Antigos silos de concreto da destilaria transformados em apartamentos (Foto: Ana Luiza Camargo)

Na base dos silos, encontramos salas secretas que são destinadas à exposição de instalações e obras de arte. A própria arquitetura conversa de forma inusitada com as obras de arte. Os espaços em concreto escuros e minimalistas trazem um ambiente diferente de qualquer galeria de arte…realmente, uma experiência única.

Entrada abaixo dos silos leva para um espaço destinado a exposições (Foto: Ana Luiza Camargo)

Exposições no Kanaal, de Axel Vervoordt

É necessário agendar previamente uma visita nos espaços destinados à galeria Axel Vervoordt, já que esse complexo é residencial e há uma questão de acesso e segurança. Apesar disso, em nenhum momento sentimos que estamos invadindo a privacidade dos moradores, todo o complexo é projetado de maneira muito fluida entre o público e privado. 

Por lá, as exposições das obras do artista japonês Kazuo Shiraga e do artista indo-britânico Anish Kapoor são de tirar o fôlego! Realmente, a arquitetura quando minuciosamente pensada pode levar a experiência com a arte a outro nível.

Obra de Kazuo Shiraga, pintor japonês incrível! (Foto: Ana Luiza Camargo)
Obra de Anish Kapoor (Foto: Ana Luiza Camargo)

Para quem ama projetos que unem arquitetura e arte, leia mais em:

Château La Coste: um lugar onde arte, arquitetura e vinho andam de mãos dadas

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Axel Vervoordt gira os holofotes para Antuér...

Axel Vervoordt gira os holofotes para Antuérpia com projeto inusitado

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies