10.03.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Paulo Mendes da Rocha abre o Archtrends Summit 2020

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.03.2020
O primeiro dia do fórum contou, ainda, com palestras do francês Alexandre Allard e de designers parceiros da Portobello.
minutos de leitura

O Archtrends Summit é a materialização do Archtrends. No fórum, promovido pela Portobello em paralelo a Expo Revestir, os conteúdos do site ganham vida, com palestras, entrevistas e mesas-redondas sobre design e arquitetura. Tudo ao vivo, para uma plateia de profissionais de arquitetura de todo o Brasil, além de transmissão digital. “Os nossos convidados sairão enriquecidos de conteúdo e inspiração. A proposta é criar um espaço de diálogo e lançar tendências”, afirmou Juliana Peixoto, editora de Archtrends, minutos antes do evento começar.

O Summit surgiu em 2018 e vem crescendo desde então. Pela primeira vez, terá duração de dois dias. A terceira edição conta com três períodos de evento, somando 3 mil convidados. O grande palco fica no Um Rooftop, em São Paulo. “Preparamos conteúdos ricos e complementares”, explicou Taissa Buescu, diretora da Casa Vogue, que assumiu o papel de curadora do Archtrends Summit 2020. As atividades tiveram início na tarde de segunda, 9 de março. Para começar, ninguém menos que Paulo Mendes da Rocha.

archtrends summit 2020
Paulo Mendes da Rocha fez a abertura do Archtrends Summit 2020

Sendo o único Pritzker brasileiro vivo, não é exagero afirmar que Paulo Mendes é o maior arquiteto do país nos dias de hoje. Aos 91 anos, essa foi a sua primeira participação em um evento da Portobello. Taissa mediou uma conversa entre ele e a filha, a também arquiteta Naná Mendes da Rocha, em Arquitetura e Design – uma simbiose de gerações. Paulo Mendes contou a história da cadeira Paulistano, de 1957, um ícone do mobiliário brasileiro. Ele revelou que pensou no produto como uma junção de tecnologia com ancestralidade. Isso porque a estrutura de aço mola, uma inovação dos anos 1950, deveria receber capa tramada em fibra de tucum por tribos indígenas.

archtrends summit
Paulo Mendes da Rocha agradece a filha Naná, também arquiteta, pela dedicação ao seu legado. Taissa Buescu fez a mediação

Setenta anos depois, esse sonho se tornará realidade. “Minha filha salvou minha vida. A cadeira Paulistano finalmente será feita”, disse Paulo Mendes, emocionando a todos com a declaração à filha Naná. A arquiteta está desenvolvendo, com indígenas da etnia Kamayurá, do Alto Xingu, um assento em palha de buriti. “É uma parceria. Não usamos as índias como mão de obra. Estamos desenvolvendo juntos. Precisamos valorizar nossa história e nossa cultura”, explicou Naná. O pai, naturalmente, concorda. “Os índios são grandes designers. A rede tem uma resistência enorme. Precisamos pensar nas coisas que já sabemos. Falta convocar o saber que já temos”, finalizou, com sua sabedoria quase secular, Paulo Mendes.

archtrends summit 2020
Alexandre Allard fala do projeto Cidade Matarazzo

Em seguida, foi a vez de Alexandre Allard, empresário francês por trás da Cidade Matarazzo, em São Paulo. O antigo Hospital Matarazzo, construído em 1904 e abandonado há 30 anos, está passando por um processo de revitalização, com direito a preservação de 10 edifícios centenários tombados e nova torre com arquitetura de Jean Nouvel e interiores de Philippe Starck. “É um empreendimento que celebra a diversidade da cultura brasileira e movimenta a economia. Eu acredito que o futuro da economia brasileira é a economia criativa”, disse Allard. A Cidade Matarazzo tem como pilares reciclagem urbana, arquitetura verde, alma e diversidade. Uma parte do projeto será inaugurada ainda em 2020.

archtrends summit
Ruy Ohtake relembra histórias de sua vida e carreira

Entraram em cena, então, os designers parceiros da Portobello. Taissa entrevistou Ruy Ohtake, grande nome da arquitetura pós-moderna brasileira, autor, inclusive, do Um Rooftop. “Na medida que a arquitetura é para os povos, ela tem que ser construída. Como imagem no papel é interessante. Mas tem que estar presente na cidade. A relação da arquitetura com o usuário é fundamental”, ensinou Ohtake. O arquiteto relembrou a riqueza cultural da década de 1960, relações familiares, a casa de sua mãe (a artista Tomie Ohtake), e como conheceu Oscar Niemeyer. Uma conversa emocionante, com direito ao filho, Rodrigo Ohtake, e o irmão, Ricardo Ohtake, na plateia.

archtrends summit 2020
Mesa-redonda sobre design com Antonio Bernardo, Taissa Buescu e Jader Almeida

Por fim, Taissa recebeu para uma mesa-redonda os designers Jader Almeida e Antonio Bernardo. Eles falaram sobre Personalização, processo criativo e valor do design. Jader é parceiro da Officina Portobello desde a criação da marca de porcelanateria, há 3 anos. Já Antonio acaba de lançar sua primeira linha em parceria com a Portobello, Atmosfera. Para ele, “a inspiração vem do próprio trabalho, é um processo contínuo”. Foi assim que as joias serviram de ponto de partida para a criação de painéis em porcelanato e metal. Jader, por sua vez, acredita que, ao criar um novo produto, o primeiro passo é entender o uso. “Depois vou buscar o surpreendente. Para quebrar as regras, é preciso conhecê-las”, explicou.

Assista ao vídeo da Coleção Unlimited 2020, que contou com a participação dos designers Jader Almeida e Antonio Bernardo.

archtrends summit
Na primeira fila, a diretoria da Portobello. Luciano Barbosa, Diretor de Varejo; José Gonçalves Junior, Diretor de Franquias; João Oliveira, Diretor da Portobello; Mauro Valle, Presidente da Portobello Grupo

O primeiro dia de Archtrends Summit foi calorosamente aplaudido pela plateia. Entre os profissionais de arquitetura que acompanharam o evento, estava Iza Valadão, engenheira e influencer. Sua palestra preferida foi a de Alexandre Allard. “Em toda a minha carreira, eu sempre busquei trazer sustentabilidade para a construção. Tudo o que eu acredito estará na Cidade Matarazzo”, disse. Assim como muitos colegas, ela reconhece a importância de dedicar uma tarde para discutir conceitos de arquitetura. Nas manhã e tarde de terça, 10 de março, o conteúdo continua.

archtrends summit
Plateia se emociona com palestras. Entre os convidados, a arquiteta Patrícia Pomerantzeff, que será palestrante no segundo turno

Confira aqui a galeria de imagens com os melhores momentos

 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Paulo Mendes da Rocha abre o Archtrends Summi...

Paulo Mendes da Rocha abre o Archtrends Summit 2020

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Maria Silvia Ferraz
Colunista
Editora

Editora do Archtrends, colabora com a Portobello desde 2014. É jornalista pela Faculdade Cásper...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies