23.03.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Archtrends Summit: mais de 4 mil pessoas conectadas para “um mundo mais sustentável, colaborativo e plural”

 minutos de leitura
calendar-blank-line
23.03.2021
Um dos principais eventos paralelos à Expo Revestir, o fórum de conteúdo da Portobello trouxe grandes nomes nacionais e internacionais em novo formato online, gratuito e aberto ao público.
minutos de leitura

A 4ª edição do Archtrends Summit inaugurou a Trend Week da Portobello durante a feira Expo Revestir 100% digital (que acontece esta semana, de 22 a 26 de março).  Mais de quatro mil pessoas conectaram-se na plataforma exclusiva da marca para assistirem a conteúdos que envolveram um tema emergente da atualidade, “Um mundo mais sustentável, plural e colaborativo”, abordada por grandes nomes do design, arquitetura e outras áreas criativas. A transmissão aconteceu ontem (22), diretamente da fábrica da Portobello, em Tijucas (SC).

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Apresentadores do Archtrends Summit 2021, Pedro Andrade e Juliana Peixoto (Fotos: Guto Campos)

A editora do Archtrends Portobello, Juliana Peixoto, junto ao jornalista Pedro Andrade, também editor e colunista do site, conduziram o evento. A abertura ficou por conta do presidente da marca, Mauro do Valle: “2021 é um ano de esperança e retomada, mostrando que o Brasil e os profissionais da nossa área são bastante resilientes, isso nos motiva. O Summit, por meio dos profissionais nacionais e internacionais, vai contribuir para aprimorar essa via de mão dupla entre Portobello, arquitetos e designers”, afirmou.

Mais uma vez, a programação do Archtrends Summit envolveu os participantes do início ao fim e recebeu muitos elogios por meio dos comentários da plataforma. O evento intercalou palestras e entrevistas, sobre arquitetura e tendências, além de vários e emocionantes curtas intitulados DROPS DO FUTURO, sobre sustentabilidade e inovação, entre os quais os gravados pela ativista Fe Cortez, do movimento Menos 1 Lixo, pela artista têxtil e ambientalista Nara Guichon e pelo empresário Arthur Igreja.

“10% dos lixos dos oceanos são redes de pescas; trabalhar com isso é uma maneira de falar quantos lixos nós temos. Não devemos só sugar da natureza, mas sim sermos responsáveis pela matéria-prima”

Nara Guichon

“As indústrias cospem hoje 12 milhões de toneladas de lixo plástico por ano. O copo do Menos 1 Lixo fez economizar 1.618 copos descartáveis em um ano; é uma semente de uma nova consciência. O design pode ser peça fundamental nessa transformação, nessa década da biodiversidade”

Fe Cortez

“As pessoas estão ressignificando os seus lares e a tecnologia pode ajudar nas relações de atendimento. Use ativamente as redes sociais, só que menos institucional, promova tudo o que você faz de incrível”

Arthur Igreja

Filhos melhores para o mundo – Bela Gil

A primeira entrevistada de Pedro Andrade foi a culinarista e apresentadora Bela Gil. Para ela, é possível exercitar a sustentabilidade nos centros urbanos através da comida. “80% do desmatamento vêm da agropecuária. Podemos consumir menos carne e escolher alimentos orgânicos para proteger nosso solo. Também é possível ter uma relação com a natureza dentro de casa, termos um espaço de terra para cultivar alimentos. Pedro Andrade também pergunta à entrevistada: qual a importância desses seus princípios para passar aos filhos? “Não quero deixar um mundo melhor para meus filhos, mas filhos melhores para o mundo. Fazer uma educação democrática e cuidar da casa é fundamental nesse processo”, responde.

Archtrends Summit 2021
Archtrends Summit 2021 começa com entrevista de Pedro Andrade com Bela Gil

Fazer parte da economia circular – Marcelo Rosenbaum


Pedro Andrade também entrevistou o designer Marcelo Rosenbaum, parceiro da Portobello e da Pointer, que desenvolve a linha Cobogó Mundaú por meio de projeto sustentável realizado junto à comunidade que vive abaixo da margem da pobreza em Alagoas. “São 40 mulheres que entregam a concha do molusco sururu para 10 pessoas produzirem o cobogó, também criado pelo artesão Itamacio dos Santos em parceria com o designer Rodrigo Ambrósio. Há beleza e emoção nesse fluxo de economia circular”, destaca Rosenbaum, completando “quem tiver o cobogó Mundaú em casa vai receber boas vibrações, uma energia de cura e ter mais consciência do que está consumindo”.

Archtrends Summit 2021
Marcelo Rosenbaum fala do lançamento Cobogó Mundaú

O cliente é o foco – Maurício Arruda


A palestra de Maurício Arruda foi outro grande momento do evento. Os arquitetos e designers comentaram na plataforma que suas dicas foram valiosas para o dia a dia do trabalho. Ele mostrou como criou uma ferramenta em seu escritório, a TODOS, para democratizar o processo de criação dos projetos, incluindo o cliente. “Atendemos online antes mesmo da pandemia e a participação do cliente faz a gente entender quem ele é, e ele mesmo começa a entender o que ele quer. Trabalhamos de uma maneira colaborativa“, enfatizou Arruda, que também participou da Mostra Unlimited Experience, criando o ambiente de uma cozinha na loja Portobello Shop Porto Alegre.

Archtrends Summit 2021
Dicas práticas para os profissionais de arquitetura e design por Mauricio Arruda

O diálogo com a comunidade – Álvaro Siza


A diretora de Branding, Christiane Ferreira, o gerente de Branding e Arquitetura, Eduardo Scoz, e Taissa Busco, colunista do Archtrends, conversaram com o renomado arquiteto português Álvaro Siza – um momento muito aguardado pelos participantes. Ele deu uma verdadeira aula aos presentes, falando de sua experiência em projetos de grande e pequena escala que, para ele, todo profissional deve desenvolver no decorrer da carreira, em um diálogo plural e aberto com a comunidade e clientes. Também detalhou os espaços criativos do museu Iberê Camargo, em Porto Alegre (RS), todo desenhado por ele. “É preciso respeitar completamente a função do edifício, mas de forma que haja certa liberdade nos pressupostos funcionais, pois as funções dos espaços mudam”, disse.

Archtrends Summit 2021
O auge do Archtrends Summit 2021 com o arquiteto português Álvaro Siza

Palavras em vigor: renovação e reforma – Li Edelkoort


A previsora de tendências de origem holandesa, Li Edelkoort, também foi entrevistada pelo Eduardo Scoz, Christiane Ferreira e Taissa Buesco. Entre os destaques apontados ao Archtrends Summit, ela afirma que a nossa casa torna-se mais do que nunca um santuário, onde os ambientes devem buscar equilíbrio e harmonia. “As pessoas estão aconchegando seus lares, renovando coisas, usando antiguidades para reformar, dentro de uma forma country, escandinava, mas com feeling de coisas curvas, dando mais enfoque nos armários, buffets e usando muito vidros. Também é o tempo da evidência dos livros, devido à formação de bibliotecas nas conferências virtuais”. Li também enfatiza que a palavra em vigor atualmente não é inovação, mas renovação. Sobre as cidades pós-pandemia, ela declara: “o movimento reverso de deixar a cidade para o campo já acontecia antes, é um movimento sem volta. Além disso, as empresas estão cada vez mais “hubs”. O centro urbano vai virar fazendas, lugares de lazer…”.

Archtrends Summit 2021
Li Edelkoort traz as novidades da arquitetura e design no mundo atual e pós-pandêmico

A vida é um mosaico – Fabio Novembre

Taissa Buesco e Edu Scoz finalizaram o evento batendo um papo com o designer italiano Fabio Novembre. Sobre seus mestres de referência para criar seu design lúdico e onírico baseado na história cultural da humanidade, ele responde: “eu nasci numa região pobre do sul da Itália, que possui uma arquitetura maravilhosa; nunca foi neutro o ambiente onde vivi. Isso tudo se transformou em um projeto que me deu conta de ser um anel desta longa cadeia representada pela humanidade. E meus mestres são os anéis desta cadeia, como o carisma de Sócrates, a ironia de Magistretti, a profundidade de André Brandi e a leveza de Alessandro Negrini. Como um mosaico, que nada mais é que a reprodução de um inteiro através de vários pedaços. E vejo a vida um pouco assim, como um mosaico, que deve construir pedaço por pedaço, colocando as melhores partes das pessoas em contraste na vida”, declarou Fabio.

Archtrends Summit 2021
O tom poético do designer Fabio Novembre para expressar seus projetos

Você pode conferir na íntegra essa e todas as demais entrevistas, palestras e drops por meio do vídeo do Archtrends Summit 2021, que será disponibilizado em breve no site da Portobello. 

Agora, saiba mais sobre a biografia dos palestrantes e entrevistados, com link para artigos exclusivos aqui no Archtrends:

Lidewij Edelkoort
Previsora de tendências, editora, humanitarista, educadora de design e curadora de exposições. Sua empresa, a Trend Union, produz ferramentas para designers, tecelões e estrategistas em companhias de todo o mundo. Em 2015, seu muito comentado Anti Fashion Manifesto [Manifesto Antimoda] foi o primeiro a despertar a consciência sobre as mudanças e convulsões experimentadas atualmente pela indústria da moda. 

Pedro Andrade
Jornalista e apresentador de TV carioca que faz do interesse por pessoas e culturas a matéria- prima para o seu trabalho. Como Editor do Archtrends Portobello, ele usa toda a sua habilidade de se comunicar de maneira descomplicada com os mais variados públicos.

Marcelo Rosenbaum
Brasileiro, Professor Honoris Causa de Arquitetura e à frente da Rosenbaum Arquitetura e Design por mais de 20 anos. Fundador do Instituto A Gente Transforma, que desenvolveu o Design Essencial com a finalidade de conectar arquitetura e design a outras ferramentas de transformação social.

Maurício Arruda
Sócio e diretor criativo da empresa TODOS Arquitetura, Maurício Arruda é arquiteto formado pela Universidade Estadual de Londrina, no Paraná, e hoje desenvolve projetos residenciais, comerciais e temporários. Com Mestrado pela Universidade de São Paulo, desenvolve também pesquisas sobre sustentabilidade desde 2000. Seu foco é uma concepção afetiva e sustentável do morar. De 2016 a 2020 criou, executou e apresentou as transformações feitas no programa Decora, do canal GNT, Globosat. 

Fabio Novembre

Há mais de vinte anos, o Novembre Studio atua em vários campos relacionados a projetos de arquitetura, design de interiores, produto e design gráfico. A abordagem do estúdio, altamente reconhecível e caracterizada pela marca do seu fundador Fabio Novembre, relaciona-se em diversos níveis com uma imaginação estratificada na qual cada elemento se torna funcional para contar uma história.

Álvaro Siza
O arquiteto português recebeu o Prêmio Pritzker em 1992. Nascido em Matosinhos, Portugal, em 1933, estudou arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto entre 1949 e 1955, sendo a sua primeira obra construída em 1954. Foi professor na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, cidade onde exerce a sua profissão. É membro de várias instituições, entre as quais, American Academy of Arts and Sciences;.

VEJA TODO O EVENTO NA ÍNTEGRA!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Archtrends Summit: mais de 4 mil pessoas cone...

Archtrends Summit: mais de 4 mil pessoas conectadas para “um mundo mais sustentável, colaborativo e plural”

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies