Archtrends Summit 2020 finaliza evento deixando público emocionado
Profissionais com peças premiadas mundialmente, um grande nome da arquitetura pós-moderna e até o único Pritzker brasileiro vivo. De fato, a 3ª edição do Archtrends Summit, uma iniciativa da plataforma de conteúdo da Portobello, mostrou ser a maior não apenas em números. Entre tantos palestrantes renomados da arquitetura e do design, foi um artesão de Maceió, morador da comunidade Vergel do Lago, que colocou a plateia de pé na mesa-redonda de encerramento do evento com o tema “Design como Ferramenta de Transformação Social”.
Veja o que rolou no 1º dia de Archtrends Summit
Confira fotos do 2º dia de Archtrends: turma manhã / turma tarde
Ao lado dos designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrósio, Itamácio dos Santos relembrou sua história na produção de caqueiras de cimento até a liderança do projeto Cobogó Sururu Mundaú, o qual inspirou um produto de mesmo nome, de recorte vazado e formato orgânico, criado em parceria com os respectivos designers. Ainda em desenvolvimento, o Cobogó Mundaú é apresentado em preview pela Pointer durante a Expo Revestir e deve estar nas lojas Portobello Shop ainda em 2020. “Eu inventei de usar a concha do sururu, triturar e trocar pela areia. Daí, então, eu peguei alguns conhecimentos dos meus parceiros, que me ajudaram muito. Eu não cheguei aqui sozinho”, disse ele se referindo à dupla.
Enquanto o segundo e último dia de Archtrends Summit terminou com muita emoção, a manhã da terça-feira, 10/03, se iniciou com uma supernovidade. Em clima de “spoiler”, Pedro Andrade aproveitou o espaço da sua palestra, “O que aprendi em 60 países”, para contar que, em breve, vai lançar uma linha de produtos com a Portobello: “Durante esses anos, eu levei vocês comigo mundo afora. Agora, graças a essa parceria, eu vou trazer o mundo para a casa de vocês”.
O período da manhã ainda contou com palestras de Carlos Ferreirinha, Patrícia Pomerantzeff (Doma Arquitetura) e Guilherme Wentz. O principal formador de opinião no segmento de luxo da América Latina bateu na tecla dos “novos tempos, nova era” ao abordar o tema “Mercado & Consumo em 2020 – Principais Reflexões Estratégicas”. Segundo ele, todos nós estamos diante de uma nova dinâmica de mercado que exige o desenvolvimento de novas competências.
Já a profissional que comanda o maior canal de arquitetura do Brasil no YouTube bateu um papo com Pedro Andrade sobre “A Beleza do Imperfeito”. “O nosso foco nem sempre é o foco do cliente. Por isso, o processo criativo envolve também o saber ouvir. Todo arquiteto precisa ter um quê de psicólogo”, brincou Patrícia Pomerantzeff. Em “Da Inspiração ao Produto, o designer Guilherme Wentz também contou como acontecem suas criações, inclusive a linha Planos, um dos lançamentos da coleção 2020 Unlimited Portobello.
A situação que o mundo enfrenta com o Coronavírus (COVID-19), principalmente na Itália, impossibilitou que a arquiteta, designer e decoradora italiana, Paola Navone, estivesse presente. Mesmo assim, direto de Milão, ela participou do encontro por meio de vídeo ao vivo, não comprometendo em nada a programação. Em seguida, a mesa-redonda com Marcelo Rosenbaum, Nina Almeida Braga, do Instituto-e, e Christiane Ferreira, Diretora de Branding e Inovação da Potobello, deu destaque para a “Sustentabilidade do Design”. “Temos que fazer uma distinção entre o Brasil e o resto do mundo. No resto do mundo, a consciência sustentável é muito mais desenvolvida do que aqui”, admitiu Nina. A boa notícia é que empresas, como a Portobello, já vêm adotando posturas diferentes. “A sustentabilidade é um valor que nasceu com a nossa marca, não é algo da moda para a gente. E qualquer grande empresa precisa saber quais são os seus atributos essenciais que causarão um impacto positivo na sociedade”, declarou Chris Ferreira.
A riqueza dos temas foi o grande diferencial da 3ª edição do Archtrends Summit, o qual reuniu mais de duas mil pessoas em dois dias intensos de palestras, divididas em três turmas diferentes. "É com muita satisfação que venho acompanhando a evolução do nosso evento desde a primeira edição. Isso mostra o valor do conteúdo e da troca de experiências, algo muito valioso praticado no dia a dia do Archtrends", comemorou Juliana Peixoto, editora-chefe da plataforma. Que venha 2021!