Surpreendente!
Chegar em um prédio antigo, do século passado, na região central de Milão, e me deparar com um apartamento moderno, colorido e perfeitamente integrado com a arquitetura original, foi, de fato, uma surpresa muito agradável.
Para ouvir a coluna completa, clique no play abaixo:
Esse é o apartamento da jornalista brasileira Mari Di Pilla e do empresário italiano Cláudio Fagnani, que mistura muito bem a brasilidade com a cultura italiana, a música brasileira com o design de lá.
Fui subindo as escadas com corrimão de ferro fundido, admirando a estrutura do elevador antigo, imaginando que encontraria algo nesse estilo. Mas, ao abrir a porta, um piso azul bem vivo saltou aos meus olhos.
Mais uma vez, o piso é a grande obra de arte da casa.
Eles abriram todo o espaço, retirando as paredes que dividiam a cozinha da sala e a sala de um quarto. Assim, a luz natural invade todo o espaço através das janelas imensas e das portas que abrem para uma pequena varanda muito bem aproveitada pelo casal.
Com o espaço unido, a cozinha ganhou ares de instalação de arte, com um armário avermelhado fazendo a divisão do hall de entrada, os armários suspensos verdes, a bancada em aço inox e azul e uma ilha em tom rosa queimado. As cores são mesmo parte da vida do casal.
A estante de discos tem a maior prateleira dedicada aos discos de música brasileira. O Claudio adora música, toca como DJ e é apaixonado pela cultura musical do nosso país.
Veja mais casas que Lufe visitou pelo mundo:
- Apartamento minimalista de Ricardo Gaioso em Milão
- Lar colorido na Andaluzia
- Boas vibrações em casa na Jordânia
As luminárias espalhadas pela casa são, em sua maioria, compradas em uma feira de antiguidades em Milão, que a Mari disse que não revela nunca o nome do fornecedor, pois adora saber que consegue essas raridades em primeira mão. Para mim, um dos pontos altos do apartamento é essa coleção incrível de luminárias de diversas épocas e designers.
O corredor todo em azul, paredes e piso, tem um armário que acredite, é todo de sapatos! Sim! Eles amam sapatos de verdade! E é ali também que fica escondida a lavanderia da casa.
O banheiro ganhou cores fortes e contrastantes, dos azulejos e pinturas. Observe que eles criaram uma banheira que é quase uma pequena piscina, que dispensa a necessidade de box de vidro.
O quarto, em cores mais sóbrias, recebe o colorido nos detalhes, como a colcha, as arandelas e a cabeceira da cama.
Em nosso bate-papo, que você pode assistir no canal Life by Lufe, a Mari comenta sobre todos os detalhes da casa, cada objeto e detalhes da obra. E também como adora morar na Itália, mas como nenhum lugar do mundo é tão especial quanto nosso Brasil.