28.04.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Ricardo Gaioso em seu apartamento em Milão
Ricardo Gaioso em seu apartamento em Milão (Foto: Lufe Gomes)

Recomeço em Milão

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.04.2023
Durante a Semana de Design de Milão, o fotógrafo Lufe Gomes visitou a nova casa de Ricardo Gaioso, diretor criativo brasileiro, que recentemente se mudou para a Itália. O apartamento é minimalista, com destaque para jóias do design contemporâneo
minutos de leitura

A nossa casa realmente fala muito, não só sobre nós, mas também sobre os momentos que passamos em nossas vidas.

Esse apartamento que visitei em Milão conta a história de recomeço de vida do jornalista Ricardo Gaioso (@Gaioso), especializado em design e diretor criativo à frente de estratégias de conteúdo e comunicação de marcas do segmento e escritórios de arquitetura com seu Indigo Studio (studiondg.com e @ndg_studio).

Apartamento tem 60 m2 e área social toda integrada
Apartamento tem 60 m2 e área social toda integrada. Repare como a luminária na parede acima da mesa, serve também para o sofá e a cozinha, ao girar facilmente no eixo (Foto: Lufe Gomes)

Quando cheguei no prédio de 1940 onde o Ricardo mora em Milão, já fiquei impressionado com a estrutura toda mantida original, desde a porta de serralheria, até as escadas feitas com degraus de blocos maciços de mármore.

Confira a cobertura de Lufe Gomes e Ale Disaro da Semana de Design de Milão:

Mas, ao entrar no pequeno apartamento do Gaioso, entendi como o design moderno pode e deve andar junto com a preservação da arquitetura antiga original.

Gaioso recebe Lufe com café italiano em seu lar milanês
Gaioso recebe Lufe com café italiano em seu lar milanês (Foto: Lufe Gomes)

Ele me recebeu com seu sorriso constante e café italiano. Num primeiro momento, me surpreendi com a decoração super minimalista do apartamento.

Então, a conversa começou e tudo passou a fazer não só muito sentido, mas uma grande inspiração.

Gaioso morava em São Paulo, onde trabalhava em grandes publicações voltadas para arquitetura e design e tinha um apartamento que representava claramente as histórias vividas, os artistas amigos, as peças de design favoritas.

Sim, a casa era bem cheia de objetos, mas ele já alimentava a vontade de uma vida mais minimalista.

Gaioso no apartamento minimalista
Após uma casa cheia de objetos afetivos em São Paulo, Gaioso optou por um apartamento minimalista em Milão (Foto: Lufe Gomes)

Quando se mudou para Milão e se viu dentro de um apartamento sem absolutamente nada, encontrou o momento que tanto desejava, ou seja, começar uma nova vida, trazendo, bem aos poucos, somente objetos que representassem realmente aquilo que ele se identificasse de verdade, e, claro, com a assinatura dos designers que ele sempre sonhou ter.

Aliás, essa dica dele foi perfeita. Comprar os móveis de design mais sonhados por ele, durante as promoções de até 75% em Milão.

Design assinado para o home office: cadeira Tate, por Jasper Morrison, da Cappellini; escrivaninha Tucano, por Monica Föster, da Zanotta; abajur de mesa Bilia, por Gio Ponti, da FontanaArte (Foto: Lufe Gomes)

Foi assim que chegou o primeiro móvel, uma cadeira verde Tate, por Jasper Morrison, da Cappellini, que ele usa na escrivaninha de couro, chamada Tucano, por Monica Föster, da Zanotta. O abajur de mesa Bilia, por Gio Ponti, da FontanaArte.

sofá Cloud, por Yonoh Creative Studio, da Bolia; banquinho/mesinha lateral Bit, por Simon Legald, da Normann Copenhagen
Mais design assinado na sala: sofá Cloud, por Yonoh Creative Studio, da Bolia; banquinho/mesinha lateral Bit, por Simon Legald, da Normann Copenhagen (Foto: Lufe Gomes)

O sofá Cloud foi um achado dessas promoções, uma peça marcante, por Yonoh Creative Studio, da Bolia.

O banquinho/mesinha lateral Bit, por Simon Legald, da Normann Copenhagen.

O apartamento tem 60m2 e foi totalmente renovado para as necessidades modernas, então a decoração com design me fez sentir em um apartamento com a cara da cidade Milão.

mesa de jantar da Ikea com cadeiras Afternoon, da Menu. Luminária na parede Potence Pivotante, por Charlotte Perriand, da Nemo
High low: mesa de jantar da Ikea com cadeiras Afternoon, da Menu. Luminária na parede Potence Pivotante, por Charlotte Perriand, da Nemo (Foto: Lufe Gomes)

Segundo Gaioso, um costume milanês é receber amigos em casa, então ele fez questão de ter uma mesa que abraçasse seus novos amigos italianos. A mesa de jantar é da Ikea e ele compôs com cadeiras Afternoon, da Menu. Isso mostra a importância de saber combinar o famoso high low.

A luminária na parede acima da mesa, serve também para o sofá e a cozinha, ao girar facilmente no eixo. Ela é a Potence Pivotante, por Charlotte Perriand, da Nemo.

O pendente do teto é o Igloo System, por Studio Klaus, da FontaArte.

Quarto minimalista, cama azul, cabeceira azul
Quarto minimalista, para relaxar (Foto: Lufe Gomes)

O quarto tem exatamente aquilo que precisa para relaxar, limpo, claro, sem muitas informações. Uma cama maravilhosa, toda acolchoada comprada na Ikea, compondo com uma luminária de cabeceira NH, por Neri&Hu, da Artemide, e uma mesa de cabeceira incrível, chamada Rotate SC73, por Space Copenhagen, da &Tradition.

Luminária de cabeceira NH
Luminária de cabeceira NH, por Neri&Hu, da Artemide (Foto: Lufe Gomes)

O que mais me marcou nessa visita, foi a relação que o Gaioso fez com o que realmente importa em uma decoração. Para ele, o design é uma paixão, um interesse pessoal e seu meio de trabalho, então, estar presente em sua casa não é uma questão de seguir tendências, mas uma expressão do mundo que ele vive intensamente.

A forma minimalista de viver que ele está experimentando é também um outro ponto de vista do morar. Agora ele dá mais espaços e mais destaque para peças mais selecionadas e com histórias conectadas com sua vida nova que acaba de começar em Milão.

planta palmeira na sala de apartamento
Design by nature: a planta linda e verde é a peça que Gaioso mais ama na casa (Foto: Lufe Gomes)

No final, perguntei: 

Gaioso, qual peça de design você mais ama aqui na sua casa?

“Essa planta linda, verde, que tenho na sala”.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Recomeço em Milão...

Recomeço em Milão

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lufe Gomes
Colunista
Colunista

Lufe Gomes é fotógrafo especializado em arquitetura e interiores, criador do projeto Life by...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies