28.04.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Ricardo Gaioso em seu apartamento em Milão
Ricardo Gaioso em seu apartamento em Milão (Foto: Lufe Gomes)

Recomeço em Milão

 minutos de leitura
calendar-blank-line
28.04.2023
Durante a Semana de Design de Milão, o fotógrafo Lufe Gomes visitou a nova casa de Ricardo Gaioso, diretor criativo brasileiro, que recentemente se mudou para a Itália. O apartamento é minimalista, com destaque para jóias do design contemporâneo
minutos de leitura

A nossa casa realmente fala muito, não só sobre nós, mas também sobre os momentos que passamos em nossas vidas.

Esse apartamento que visitei em Milão conta a história de recomeço de vida do jornalista Ricardo Gaioso (@Gaioso), especializado em design e diretor criativo à frente de estratégias de conteúdo e comunicação de marcas do segmento e escritórios de arquitetura com seu Indigo Studio (studiondg.com e @ndg_studio).

Apartamento tem 60 m2 e área social toda integrada
Apartamento tem 60 m2 e área social toda integrada. Repare como a luminária na parede acima da mesa, serve também para o sofá e a cozinha, ao girar facilmente no eixo (Foto: Lufe Gomes)

Quando cheguei no prédio de 1940 onde o Ricardo mora em Milão, já fiquei impressionado com a estrutura toda mantida original, desde a porta de serralheria, até as escadas feitas com degraus de blocos maciços de mármore.

Confira a cobertura de Lufe Gomes e Ale Disaro da Semana de Design de Milão:

Mas, ao entrar no pequeno apartamento do Gaioso, entendi como o design moderno pode e deve andar junto com a preservação da arquitetura antiga original.

Gaioso recebe Lufe com café italiano em seu lar milanês
Gaioso recebe Lufe com café italiano em seu lar milanês (Foto: Lufe Gomes)

Ele me recebeu com seu sorriso constante e café italiano. Num primeiro momento, me surpreendi com a decoração super minimalista do apartamento.

Então, a conversa começou e tudo passou a fazer não só muito sentido, mas uma grande inspiração.

Gaioso morava em São Paulo, onde trabalhava em grandes publicações voltadas para arquitetura e design e tinha um apartamento que representava claramente as histórias vividas, os artistas amigos, as peças de design favoritas.

Sim, a casa era bem cheia de objetos, mas ele já alimentava a vontade de uma vida mais minimalista.

Gaioso no apartamento minimalista
Após uma casa cheia de objetos afetivos em São Paulo, Gaioso optou por um apartamento minimalista em Milão (Foto: Lufe Gomes)

Quando se mudou para Milão e se viu dentro de um apartamento sem absolutamente nada, encontrou o momento que tanto desejava, ou seja, começar uma nova vida, trazendo, bem aos poucos, somente objetos que representassem realmente aquilo que ele se identificasse de verdade, e, claro, com a assinatura dos designers que ele sempre sonhou ter.

Aliás, essa dica dele foi perfeita. Comprar os móveis de design mais sonhados por ele, durante as promoções de até 75% em Milão.

Design assinado para o home office: cadeira Tate, por Jasper Morrison, da Cappellini; escrivaninha Tucano, por Monica Föster, da Zanotta; abajur de mesa Bilia, por Gio Ponti, da FontanaArte (Foto: Lufe Gomes)

Foi assim que chegou o primeiro móvel, uma cadeira verde Tate, por Jasper Morrison, da Cappellini, que ele usa na escrivaninha de couro, chamada Tucano, por Monica Föster, da Zanotta. O abajur de mesa Bilia, por Gio Ponti, da FontanaArte.

sofá Cloud, por Yonoh Creative Studio, da Bolia; banquinho/mesinha lateral Bit, por Simon Legald, da Normann Copenhagen
Mais design assinado na sala: sofá Cloud, por Yonoh Creative Studio, da Bolia; banquinho/mesinha lateral Bit, por Simon Legald, da Normann Copenhagen (Foto: Lufe Gomes)

O sofá Cloud foi um achado dessas promoções, uma peça marcante, por Yonoh Creative Studio, da Bolia.

O banquinho/mesinha lateral Bit, por Simon Legald, da Normann Copenhagen.

O apartamento tem 60m2 e foi totalmente renovado para as necessidades modernas, então a decoração com design me fez sentir em um apartamento com a cara da cidade Milão.

mesa de jantar da Ikea com cadeiras Afternoon, da Menu. Luminária na parede Potence Pivotante, por Charlotte Perriand, da Nemo
High low: mesa de jantar da Ikea com cadeiras Afternoon, da Menu. Luminária na parede Potence Pivotante, por Charlotte Perriand, da Nemo (Foto: Lufe Gomes)

Segundo Gaioso, um costume milanês é receber amigos em casa, então ele fez questão de ter uma mesa que abraçasse seus novos amigos italianos. A mesa de jantar é da Ikea e ele compôs com cadeiras Afternoon, da Menu. Isso mostra a importância de saber combinar o famoso high low.

A luminária na parede acima da mesa, serve também para o sofá e a cozinha, ao girar facilmente no eixo. Ela é a Potence Pivotante, por Charlotte Perriand, da Nemo.

O pendente do teto é o Igloo System, por Studio Klaus, da FontaArte.

Quarto minimalista, cama azul, cabeceira azul
Quarto minimalista, para relaxar (Foto: Lufe Gomes)

O quarto tem exatamente aquilo que precisa para relaxar, limpo, claro, sem muitas informações. Uma cama maravilhosa, toda acolchoada comprada na Ikea, compondo com uma luminária de cabeceira NH, por Neri&Hu, da Artemide, e uma mesa de cabeceira incrível, chamada Rotate SC73, por Space Copenhagen, da &Tradition.

Luminária de cabeceira NH
Luminária de cabeceira NH, por Neri&Hu, da Artemide (Foto: Lufe Gomes)

O que mais me marcou nessa visita, foi a relação que o Gaioso fez com o que realmente importa em uma decoração. Para ele, o design é uma paixão, um interesse pessoal e seu meio de trabalho, então, estar presente em sua casa não é uma questão de seguir tendências, mas uma expressão do mundo que ele vive intensamente.

A forma minimalista de viver que ele está experimentando é também um outro ponto de vista do morar. Agora ele dá mais espaços e mais destaque para peças mais selecionadas e com histórias conectadas com sua vida nova que acaba de começar em Milão.

planta palmeira na sala de apartamento
Design by nature: a planta linda e verde é a peça que Gaioso mais ama na casa (Foto: Lufe Gomes)

No final, perguntei: 

Gaioso, qual peça de design você mais ama aqui na sua casa?

“Essa planta linda, verde, que tenho na sala”.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Recomeço em Milão...

Recomeço em Milão

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies