18.04.2024
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Essencial para arquitetos e designers de interiores, ter uma presença digital sólida ajuda a atrair mais clientes e a fortalecer sua marca (Reprodução: Archtrends)

Presença digital para arquitetos e designers de interiores: 7 dicas para sua estratégia

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.04.2024
Não sabe como fortalecer sua presença digital? Veja 7 dicas de marketing que vão ajudar a atrair ainda mais clientes usando o poder da internet!
minutos de leitura

A presença digital é cada vez mais necessária para todos os profissionais – e isso não é diferente com arquitetos e designers de interiores. Nos últimos anos, a procura pelo segmento de decoração aumentou bastante: houve um crescimento de 300% entre 2019 e 2021.

Entre as 24 tendências do Pinterest Predicts 2024, o relatório anual da rede social, pelo menos nove estão relacionadas ao lar. Resumindo: o público de arquitetura e decoração é grande e quer profissionais com autoridade para falar sobre esse segmento.

Com tantas pesquisas, tendências, além de um mercado forte e em ascensão, que tal fortalecer a sua marca e conquistar mais clientes? Veja 7 dicas para fortalecer sua presença digital!

presença digital
Para o arquiteto, a internet traz um público amplo e interessado em seu trabalho (Foto: ConvertKit/Unsplash)

7 dicas para arquitetos e designers de interiores fortalecerem sua presença digital

Veja o que é essencial para ter uma marca on-line forte:

1. Tenha um site

Para uma empresa, é essencial ter um site para garantir uma presença digital forte. Pense: você contrataria uma companhia on-line que não tem um site bem-feito, com endereço, redes sociais e uma pequena descrição do negócio?

Lembre-se de que, a partir do momento em que você trabalha por conta própria, torna-se uma empresa — toda a sua imagem on-line deve ser pensada dessa forma.

O site é o cartão de visitas do seu negócio; transmite confiança e credibilidade aos usuários. Apesar de ser algo básico na presença digital, muitos profissionais o deixam de lado por não se enxergarem como "donos" de uma empresa.

O Google é uma grande vitrine virtual – e se a sua marca não estiver exposta nela, muitas pessoas podem achar que ela sequer existe.

Mas não vale ter qualquer site. Ele tem que:

  • Ser responsivo: o layout deve se adaptar perfeitamente a qualquer tamanho de tela, como desktops, notebooks, smartphones e tablets. A probabilidade de que seu potencial cliente acesse sua página pelo celular é maior do que pelo computador;
  • Carregar rápido: uma página leve proporciona uma boa experiência em qualquer tipo de conexão;
  • Contar com informações básicas sobre você ou seu escritório, incluindo uma aba Quem Somos;
  • Ter uma área de contato fácil de ser encontrada, incluindo WhatsApp e redes sociais;
  • Mostrar boas imagens de projetos: seu site também é um portfólio;
  • Apresentar um layout agradável e fácil de navegar.

Além disso, vale a pena investir em SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de técnicas de otimização que ajudam seu site a se destacar nos mecanismos de busca, como o Google, para as principais palavras-chaves do setor.

2. Faça o perfil da empresa no Google

presença digital na arquitetura e decoração
Pertencente ao Grupo Portobello, a Pointer tem um perfil no Google com diversas informações sobre a empresa (Reprodução: Google)

Você se lembra do Google Meu Negócio? Hoje ele se chama Perfil da Empresa e, da mesma forma que antes, é gratuito e fácil de preencher.

Quando um usuário pesquisar pelo nome da sua empresa, encontrará as informações essenciais sobre ela, como localização (já com link para o Google Maps), horário de funcionamento, contato, site e até fotos ou comentários e reviews de outros usuários. Também é possível adicionar as redes sociais para unificar sua presença digital no perfil.

3. Inclua um blog no seu site

Além de ter um bom site, inclua um blog no seu domínio. Assim, você conseguirá trabalhar conteúdos focados nas dúvidas das pessoas que deseja atrair ao mesmo tempo em que constrói a sua presença digital, firmando-se como um especialista na sua área.

Para essa estratégia funcionar, é muito importante que você conheça o seu público. Em marketing digital, utiliza-se o termo “persona” para nomear um perfil semifictício do seu cliente ideal, contendo as principais características socioeconômicas e comportamentais desse público.

Reúna o máximo de informações que conseguir sobre seus clientes, agrupando-os em diferentes perfis.

Alguns dados que você pode levantar são: idade, renda, localização, redes sociais que mais usam, principais problemas e dores que seus serviços ajudam a resolver e empecilhos para contratar seu serviço.

Dê nome, idade, gênero e profissão para cada persona que fizer, mas o ideal é ter, no máximo, três delas.

A partir dessas personas, será mais fácil pensar em palavras-chaves relacionadas às buscas delas na internet e, assim, produzir conteúdos relacionados a esses assuntos.

Dessa forma, você conseguirá atrair mais usuários para o seu site e começar a se relacionar com essas pessoas, aumentando as chances de fechar negócios.

4. Esteja presente nas redes sociais do seu público

Chegamos em um ponto muito importante na sua presença digital: as redes sociais. Se antes falamos de endereços, de cartão de visitas e de sua imagem por si só, agora vamos falar de relacionamento.

Outro braço importante do marketing digital é a rede social. Analise as personas e veja quais redes sociais seus potenciais clientes mais usam – e marque presença nelas.

Nas redes sociais, é importante oferecer conteúdo informativo e não apenas focar em venda. Você pode usar a regra dos 80-20: 80% de conteúdo informativo e 20% de conteúdo institucional e promocional.

Confira algumas redes sociais populares entre fãs de arquitetura e decoração:

Instagram

presença digital
O Instagram merece um cuidado especial com as fotos (Foto: Ishan @seefromthesky/Unsplash)

Segundo o Statista, o Instagram é a segunda rede social com maior peso entre o público brasileiro, sendo utilizado por 91,2% da audiência on-line do país (a pesquisa não considerou o YouTube).

Um dos grandes benefícios do Instagram é possibilitar inúmeras ferramentas para que você possa se comunicar com seu público: stories, reels, fotos no feed, enquetes, lives... Veja como utilizá-las para fidelizar seu público:

Comece criando um perfil profissional. Essa função é essencial para ajudar você a monitorar seus resultados. Além das estatísticas, proporciona diversos recursos para alcançar seu público. Siga o passo a passo:

  • No seu perfil, vá em Editar perfil e desça a página até Mudar para conta profissional;
  • Quando chegar em Qual categoria melhor descreve você?, aproveite o espaço para pesquisar categorias e digite arquiteto(a);
  • Selecione também Exibir no perfil para que o usuário saiba sua profissão assim que entrar no feed.

E não pare apenas nas fotos. Que tal criar vídeos mostrando e explicando seus projetos por dentro? Faça legendas bem trabalhadas, explicando o conceito por trás de cada obra, e faça um CTA (call to action) para que o público comente algo.

Por exemplo: "O que acha de casas no estilo escandinavo?" ou "Você tem alguma dúvida sobre o projeto? Deixe aqui nos comentários".

Faça reels explicando sobre história da arquitetura, projetos inusitados, curiosidades sobre decoração ao redor do mundo etc. Sua presença digital é fortalecida quando o público considera seu conteúdo útil.

Por fim, tenha uma agenda de publicação para fortalecer sua presença digital. Além de criar dias específicos de conteúdo (segundas voltada à história da arquitetura, terças com projetos próprios etc.), também ajuda a dividir as pautas para que sempre haja assunto no seu perfil.

TikTok

A popularidade do TikTok cresceu exponencialmente a partir de 2020. Seu efeito foi tão forte que, a partir daquele ano, a faixa etária do seu público também começou a "envelhecer". Apesar de ainda ser mais forte entre os jovens, os adultos também começaram a passar boa tarde assistindo a vídeos lá.

O grande diferencial do TikTok é que você pode se popularizar criando conteúdo orgânico. Ou seja, sem ter que pagar anúncios para que seus vídeos cheguem ao potencial cliente. Veja algumas dicas:

  • Seja informativo: embora o conteúdo de dancinhas faça sucesso na rede social, o arquiteto precisa priorizar seu conhecimento. Crie conteúdos diversificados, que tragam informações interessantes para seu seguidor;
  • Tenha um calendário: da mesma forma que ocorre com o Instagram, o calendário ajuda a diversificar seu conteúdo;
  • Varie os temas: vale falar de história, tendências, moda, cinema, cultura pop e até carnaval, mas sempre relacionando o assunto à arquitetura e decoração;
  • Previna-se: antes de mostrar um projeto, peça ao proprietário que assine o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para não sofrer com problemas jurídicos.

Pinterest

presença digital no pinterest
Boa parte do público do Pinterest é focada em arquitetura e decoração

Por ser majoritariamente centrado em imagens, o Pinterest é uma rede social muito interessante para arquitetos e designers de interiores. Você pode usar tanto suas imagens quanto outros exemplos para inspiração.

O diferencial do Pinterest é a beleza. Aqui, os usuários estão à procura de imagens bonitas para se inspirar em diferentes aspectos da vida, como moda, beleza, saúde e, claro, casa e decoração.

Por mais que o público da plataforma seja menor, ele é mais nichado e, consequentemente, mais fiel aos seus assuntos de interesse.

Na rede social, as imagens são divididas em pastas, chamadas de boards (quadros). São os murais de inspiração para diferentes assuntos. Você, arquiteto, deve usar do mesmo recurso para criar seu perfil.

Confira algumas dicas:

  • Mude seu perfil de pessoal para profissional: para isso, vá na seta no canto superior direito, ao lado do seu avatar, e clique em Converter em conta business;
  • Coloque seus projetos: você deve sim usar seus próprios projetos como inspiração para outras pessoas. Porém, eles devem ser divididos em pastas que respondam a dúvidas dos usuários. Exemplo: "Inspirações para casas de madeira" ou "como usar uma parede de quadros";
  • Tenha uma pasta de dicas: além das fotos, você pode fazer conteúdos informativos, com dúvidas do seu público que podem ser respondidas em imagens e vídeos curtos;
  • Mostre outros tipos de arquitetura: você pode criar pastas mostrando um pouco da arquitetura chinesa, indiana, sul-africana, nórdica, campestre e até relacionando-as com alguns dos seus projetos.

Agora também existe a possibilidade de criar anúncios nessa rede. Então, caso o seu público tenha o hábito de usá-lo, vale a pena começar a divulgar seu trabalho também no Pinterest.

5. Crie um portfólio on-line

Um portfólio online é uma excelente forma de mostrar rapidamente o seu trabalho para os clientes, além de conseguir novos interessados.

Para isso, as fotos devem ser profissionais e muito bem executadas. Também é possível incluir pequenos vídeos.

presença digital para arquitetos e decoradores
Imagens profissionais são muito importantes para destacar seus projetos na rede e trazer mais credibilidade para a sua marca (Projeto: Portobello)

Seu portfólio deve estar dentro do site. Embora as redes sociais também mostrem muito do seu trabalho, o site próprio te dá mais autonomia.

Por exemplo: há alguns o Facebook tinha mais popularidade; hoje o Instagram é mais forte. Imagine ter que passar todo o seu trabalho para uma plataforma diferente.

Um portfólio profissional traz mais credibilidade e seriedade. Além disso, permite que você fale do seu trabalho com detalhes mais técnicos, explicando escolhas de cores, conceito por trás da decoração e desenvolvimento da ideia até chegar ao resultado.

Se você não sabe como dar esses passos, o Archtrends tem uma plataforma exclusiva para criação de portfólio (que você vai conhecer ainda neste texto!).

6. Faça parcerias

Outra forma de melhorar a sua presença digital é por meio das parcerias. Dessa forma, você poderá alcançar um público ainda maior e ser visto como uma autoridade no seu setor.

Selecione os influenciadores considerando a relevância que essas pessoas têm para o público que você deseja atrair e o setor da arquitetura e decoração. Eles podem ser paisagistas, projetistas de imóveis e marceneiros, por exemplo.

Você também pode fazer parcerias com marcas de produtos, como de revestimentos, de tintas e lojas de materiais de construção.

Inclua também nessa lista blogs de decoração, sites de construção civil, revistas de arquitetura e outros meios de comunicação. O mais importante é que essas parcerias tenham relação com o seu público.

7. Crie um perfil no Archtrends

archtrends
O Archtrends é uma plataforma completa, com conteúdos informativos e projetos de arquitetos e designers de interiores de todo o país, que fortalecem sua marca ao divulgar seu trabalho para milhares de pessoas (Reprodução Archtrends)

Já pensou em criar um portfólio numa plataforma criada pela Portobello, a maior empresa de revestimentos do Brasil? A plataforma Archtrends te permite justamente isso. Gratuita e intuitiva, ela não exige conhecimentos técnicos e é fácil de mexer.

Além de imagens dos projetos, você pode colocar uma descrição muito mais detalhada e profissional sobre o conceito e a criação. Por fim, também é possível colocar trabalhos redenrizados e 3D — algo essencial para quem ainda não tem uma experiência extensa na área.

No Archtrends, você encontra conteúdos informativos e relevantes sobre as principais tendências de arquitetura e decoração, além de muitos temas técnicos. Por isso, mensalmente, o site recebe um grande volume de usuários.

Na página inicial, sempre há projetos em destaque – e existe uma editoria exclusiva no site de entrevistas com os profissionais. Você ainda poderá aparecer em conteúdos exclusivos criados pelos profissionais do Archtrends, divulgando seu trabalho e sua experiência.

A plataforma também conta com a participação de profissionais e escritórios renomados e muito conhecidos do setor, como Maurício Arruda, Doma Arquitetura e muitos outros.

presença digital para arquitetos e decoradores
O Archtrends funciona como um excelente portfólio online, pois seus clientes poderão navegar pelos seus projetos e ainda obter uma série de informações valiosas sobre o seu trabalho (Reprodução: Perfil Beiral Estúdio de Arquitetura no Archtrends)

A própria Portobello tem um perfil ativo, com várias imagens e inspirações que utilizam os produtos da marca.

Os conteúdos informativos e a possibilidade de navegar nas criações de outros profissionais são atrativos à parte, funcionando como uma grande fonte de inspiração e criatividade para novos projetos.

Gostou das nossas dicas? Que tal começar a construir sua presença digital agora mesmo? Para ter um portfólio no Archtrends, faça seu cadastro e comece a postar suas criações!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Presença digital para arquitetos e designers...

Presença digital para arquitetos e designers de interiores: 7 dicas para sua estratégia

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies