05.04.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Sistema de automação é criado para que se utilizem lâmpadas inteligentes (Projeto: Beatriz Vonsovicz Zeglin)

Automação de lâmpadas: sua casa mais sustentável e moderna

 minutos de leitura
calendar-blank-line
05.04.2021
Com a automação de lâmpadas, as casas se tornam mais sustentáveis e tecnológicas. Leia o artigo e informe-se sobre essa tecnologia!
minutos de leitura

Já pensou em entrar nos cômodos da casa e as luzes acenderem automaticamente? Ou deitar na cama e falar para a iluminação reduzir aos poucos até que você pegue no sono? O que antes parecia coisa de filme de ficção científica agora é possível, graças à automação de lâmpadas.

Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:

Com esse recurso, você poderá acender e apagar as luzes da sua casa por comandos de voz, palmas ou simplesmente ao entrar e sair de um cômodo. Essa é uma ideia muito interessante, não é mesmo?

automação de lâmpadas
A automação de lâmpadas faz com que as casas se tornem mais modernas e sustentáveis (Projeto: Portobello S.A.)

Além de prática para os moradores, a automação de lâmpadas faz com que a sua casa se torne mais sustentável e moderna. Siga a leitura e saiba mais sobre essa tecnologia que ganha cada vez mais espaço nos projetos residenciais.

O que é a automação de lâmpadas?

automação de lampadas
Com iluminação automatizada, as lâmpadas podem ser controladas por meio de um aplicativo de celular (Foto: Anete Lusina)

Assim como outros recursos de tecnologia residencial, a automação de lâmpadas está relacionada com o que chamamos de casa do futuro. Porém, esse cenário futurista já é uma realidade e pode fazer parte dos ambientes da sua residência.

A automação de lâmpadas é uma tecnologia que permite que você controle as luzes da sua casa. Pode-se usar um aplicativo de celular para programar horários ou ativar sensores.

Você poderá controlar uma lâmpada para que ela acenda quando você chegar em casa, desligue no horário de dormir, entre outras programações, de acordo com a sua vontade ou rotina da sua família.

Como essa técnica funciona?

automação de lampadas
Um sistema de automação deve ser criado para que se utilizem as lâmpadas inteligentes (Projeto: Beatriz Vonsovicz Zeglin)

Para que a automação de lâmpadas funcione é preciso que seja criado um sistema de automatização que integre toda a rede elétrica da casa ou de pontos específicos.

Nesse sistema deve existir um receptor, que desempenha o papel de interruptor de cada circuito, como das salas, dos quartos, das luzes externas etc.

De tal forma, não há a necessidade de ligar um interruptor por vez, tendo em vista que apenas um toque controla todo o circuito da residência.

Teclados de iluminação

Em alguns casos de sistemas de automação de lâmpadas, existem teclados de iluminação. Trata-se de uma espécie de controle remoto touch, com diversos recursos, incluindo o controle de cenas.

A ideia é que, com esse teclado, seja possível regular a intensidade das luzes e fazer combinações.

Se você tem uma casa com uma grande janela, por exemplo, pode criar diferentes cenas de luzes no decorrer do dia, de acordo com a quantidade de luz natural que entra pela abertura.

Controle por dispositivos móveis

Também existe a possibilidade de fazer o controle da iluminação por dispositivos móveis. Nesse caso, é preciso que seja instalado um aplicativo interligado ao sistema de automação de lâmpadas.

Assim sendo, por meio de um smartphone ou tablet, o usuário poderá controlar quando as luzes devem acender ou apagar, bem como criar cenas.

Controle por sensores

O controle das luzes também pode ser feito por sensores. Nessa situação, as lâmpadas acendem quando detectam a presença de uma pessoa no ambiente.

Os sensores também podem obedecer comandos acionados por palmas, para que luzes apaguem ou acendam.

Quais são os principais benefícios da automação de lâmpadas?

Automação de lâmpadas
A comodidade para acender e apagar as luzes é um dos principais benefícios da automação de lâmpadas (Foto: Ekaterina Bolovtsova)

Contar com a automação de lâmpadas em uma residência pode trazer muitos benefícios para os moradores do local. É por isso que arquitetos, engenheiros e designers de ambiente, cada vez mais, estão apostando nesses sistemas modernos.

Conheça, a seguir, os principais benefícios que a automação de lâmpadas proporciona:

Comodidade para os usuários

A automação de lâmpadas traz muita comodidade para os usuários. Afinal, será possível controlar a iluminação de toda a casa pelo celular ou outros meios, conforme anteriormente explicado.

Imagine, por exemplo, uma casa com jardim, piscina, diversos cômodos etc. Sair desligando todas as luzes desses ambientes durante a noite é bastante trabalhoso.

Com as lâmpadas inteligentes, isso é feito com comandos simples, sem que o usuário nem precise levantar do sofá, por exemplo.

Sustentabilidade e preservação do meio ambiente

A automação de lâmpadas também é sustentável! Isso porque os projetos residenciais passam a ter mais eficiência energética.

As luzes podem ser programadas para apagar automaticamente em cômodos em que não há pessoas presentes, por exemplo.

Isso faz com que menos energia seja utilizada, o que ocasiona não apenas a baixa na conta de luz, mas também prolonga a vida útil das lâmpadas. Tudo isso ajuda na preservação do meio ambiente, algo que é tão necessário nos dias de hoje.

Modernização dos ambientes

Com o uso das lâmpadas inteligentes, os ambientes se tornarão muito mais modernos. Afinal, a técnica de automação é vista por muitos como algo presente nas casas do futuro.

Trazer esse cenário futurista para os ambientes faz com que eles sejam mais valorizados e eficientes.

Iluminação personalizada

Com a automação de lâmpadas é possível fazer muito mais do que apenas acender ou apagar as luzes.

É possível que os recursos de iluminação inteligente sejam usados para criar diferentes cenas, como escurecer ou iluminar os espaços, de acordo com a vontade de cada usuário ou momento do dia.

O que é dimerização?

Automação de lampadas
Equipamentos como a Alexa também pode ser usados para acionar o dimmer das lâmpadas (Foto: Anete Lusina)

Não podemos falar de automação de lâmpadas sem citar a dimerização. Trata-se de uma tecnologia em que a intensidade do brilho das luzes pode ser controlada, gerando economia de energia e alterando a aparência dos ambientes.

Para contar com esse recurso, é necessário adquirir lâmpadas dimerizáveis, que podem ser controladas por meio de um aplicativo de dimmer. Assim sendo, basta ter um app do tipo instalado no celular ou tablet e controlar a intensidade das luzes da sua casa.

As assistentes virtuais, como a Alexa, Google Home, entre outros aparelhos similares e que estão na moda atualmente, também podem servir como dispositivo para o controle do dimmer.

Ou seja, se você tem um desses aparelhos na sua casa, poderá controlar a intensidade das luzes por comandos de voz. Tudo muito simples, prático e moderno, para tornar o seu dia a dia mais confortável e tecnológico.

Aproveite ao máximo tudo o que a tecnologia pode trazer de bom para você! Conte com a automação de lâmpadas para criar ambientes muito mais interessantes, modernos e sustentáveis!

E como estamos falando de projetos com um ar futurista, que tal continuar se informando sobre o tema? Para isso, recomendamos que leia agora o nosso artigo que fala sobre a arquitetura high-tech e como ela altera a maneira de interagirmos com as cidades.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Automação de lâmpadas: sua casa mais suste...

Automação de lâmpadas: sua casa mais sustentável e moderna

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies