Sobrado: conheça mais sobre esse tipo de construção
Morar deve ser sinônimo de bem-estar e aconchego para as pessoas. Escolher o tipo de edificação faz parte da identificação de cada um e de sua busca por qualidade de vida. Dentro das diversas possibilidades de moradia existe o sobrado.
É muito comum encontrar o sobrado no tecido urbano das cidades. Seja em áreas centrais ou periféricas, ele tem presença marcante nos diversos estilos arquitetônicos.
Mas, com tantas tipologias construtivas na arquitetura, como saber qual é o sobrado? E como diferenciá-lo de outras edificações?
Continue a leitura para entender a história da arquitetura do sobrado, suas principais características e aproveite algumas dicas de reforma!
Como surgiu o sobrado no Brasil?
Desde o Brasil Colônia, o sobrado vem urbanizando o território do país. Naquele período, eram as residências dos senhores na cidade, enquanto outras camadas da sociedade viviam em um tipo de habitação mais simples, o mucambo.
As cidades mineiras tiveram grande influência na consolidação do sobrado durante o ciclo do ouro. Por conta do perfil topográfico desses locais, a construção da casa era feita na parte mais alta do terreno para nivelar com a rua.
Com isso, sobrava um piso inferior que não tinha uma utilidade determinada. E com o passar do tempo, esse piso construído para elevar a estrutura tornou-se o pavimento térreo da edificação. Desse modo, surgiu o sobrado para definição de uma residência com mais andares.
Atualmente, o sobrado continua oferecendo características importantes na moradia. Bem utilizado pela população, sua arquitetura consolidada apresenta inovação e conforto para os habitantes.
Veja a seguir o significado de sobrado e por que sua arquitetura, ainda, é tão utilizada nos dias de hoje.
Afinal, o que é um sobrado?
Diferentemente da casa térrea, o sobrado deve ter dois ou mais pavimentos, proporcionando uma divisão de áreas internas a partir de sua verticalidade.
E, apesar de ser associado a construções antigas, é um tipo de residência muito frequente nas cidades de todo o mundo. Agora, seu significado se estende para qualquer edificação com mais de um piso.
Há uma simplicidade que envolve a definição da palavra sobrado. Mas sua construção torna-se mais complexa do que as casas horizontais, já que precisa ter uma estrutura adequada para receber os pavimentos superiores.
O sobrado tem grande imponência construtiva, devido ao seu volume vertical e aproveitamento dos elementos de fachada.
É uma tipologia bastante escolhida pelas pessoas, principalmente por seu destaque estético e possibilidade de aumentar a área construída no terreno.
Isto quer dizer que, em um mesmo local, é possível construir mais ambientes e maiores, de acordo com a distribuição de pavimentos da edificação.
Também é possível estreitar o edifício a fim de aproveitar o espaço externo com um projeto de paisagismo, que pode contemplar área de lazer, piscina, jardim, entre outros.
É um tipo de residência desejada por famílias maiores e que curtem uma estrutura versátil para as mais distintas atividades no conforto de casa.
Mas o sobrado não é utilizado somente como residência. Muitas vezes, esse tipo de construção passa por reforma ou é projetado para atender necessidades de uso comercial.
Leia também:
- Fachada de sobrado: o que observar? Inspire-se com diferentes projetos
- Casas antigas: 4 dicas para uma reforma de sucesso
Qual é a diferença entre casa e sobrado?
Tanto a casa quanto o sobrado proporcionam uma mesma finalidade: a moradia. Contudo, é possível identificar diferenças nas tipologias, que podem interferir na escolha final.
Uma delas refere-se ao projeto e obra da edificação. Uma casa térrea terá um orçamento mais baixo que um sobrado. Isso porque será um projeto de menos complexidade, tempo de mão de obra e quantidade de materiais construtivos.
Por ter um custo mais alto, o sobrado também terá um valor de mercado e rentabilidade maior, sendo considerado um investimento a longo prazo.
Outra diferença, e já citada acima, é sobre o uso do lote. Apesar de ter um custo mais alto, o sobrado apresenta mais possibilidades de aproveitamento do terreno. O que gera um melhor espaço para os ambientes internos.
A fachada aborda um ponto interessante, uma vez que o sobrado com mais andares traz a possibilidade de criar mais dinamismo e movimento na edificação.
Do mesmo modo, o uso de mais pavimentos promove melhor desempenho de conforto térmico com aproveitamento de ventilação cruzada e iluminação natural.
Um fator que deve ter atenção são as escadas presentes no sobrado. Esse tipo de acesso pode ser um obstáculo para pessoas com deficiência física e visual, assim como para pessoas idosas e crianças. Ao contrário da casa térrea, que não precisa dessa estrutura.
Além disso, é importante lembrar que pavimentos superiores requerem um maior cuidado para famílias com crianças e animais de estimação.
E para finalizar, a manutenção de um sobrado irá exigir mais tempo e dedicação do que uma residência com apenas um piso.
O que considerar para a reforma do sobrado?
O sobrado é uma tipologia construtiva que atende critérios de moradia de muitas pessoas. Algumas edificações são escolhidas para reformar, já outras precisam ser construídas desde sua fundação.
Independentemente dessa decisão, é necessário buscar um profissional da área de arquitetura para criação e desenvolvimento de um projeto. O arquiteto buscará unir técnica e estética para atendes as demandas do morador.
Recomenda-se alinhar projetos complementares e execução de obra com engenheiros e outros profissionais afins. Uma mão de obra qualificada levará a construção de forma mais tranquila e segura, diminuindo imprevistos e custos extras.
O terreno é o ponto de partida de um projeto de sobrado, e mesmo em uma reforma é fundamental estudar as possibilidades que ele apresenta, principalmente em ampliações.
Toda reforma exige uma análise do edifício existente para poder intervir e, assim, planejar e desenvolver as mudanças necessárias.
Outro fator importante para uma reforma é considerar a escolha de materiais de qualidade, afinal, um projeto bem executado precisa contar com durabilidade, segurança e resistência construtiva.
Aqui, materiais de acabamento também exigem esse cuidado. Como exemplo, temos os revestimentos para piso e parede que proporcionam beleza, conforto e sofisticação aos ambientes.
Confira projetos de sobrados contemporâneos a seguir e se inspire para construir ou reformar esse tipo de edificação!
1. Sobrado com revestimentos neutros
Mesmo quem gosta de tons neutros consegue ter uma fachada de destaque e sofisticada no sobrado. Uma fachada com uma forma diferenciada pode unir a cor branca com revestimentos naturais e cerâmicos para levar movimento com elegância.
2. Sobrado geminado com cor de destaque
O sobrado pode apresentar características da casa geminada. Isso ocorre quando compartilha parte do seu sistema estrutural com residências vizinhas.
É o caso dessa edificação, que destaca-se das outras por manter uma cor única em contraste com os tons brancos e suaves do revestimento e porta de entrada.
3. Sobrado moderno com área de lazer
Uma das vantagens de ter um sobrado é aproveitar o terreno para investir na área externa. A edificação acima mostra a beleza e integração dos espaços internos e externos, com portas e janelas conectadas ao deck e piscina.
É um modo de possibilitar mais interação entre os moradores. Além de se tornar um lugar ideal para receber família e amigos.
4. Sobrado rústico em tons terrosos
Uso de tons naturais são destaque nesse sobrado, que contempla a natureza. Com ar rústico, imprime uma beleza única, com revestimentos que reproduzem a madeira e o tijolinho aparente.
A edificação está integrada com a paisagem através da transparência do vidro. Suas aberturas permitem a iluminação natural e circulação de vento.
5. Sobrado contemporâneo com fachada dinâmica
Ter mais pavimentos é ideal para dar mais movimento para a fachada das edificações. Não existe regra: a ideia é aproveitar a criatividade e os materiais disponíveis para inovar na arquitetura.
O uso de materiais distintos nos andares do sobrado somado à estrutura de concreto aparente, assim como as diferentes formas com retas e curvas, revelou um edifício com identidade e potência na paisagem.
Sobrado, casa geminada ou térrea, essas são algumas tipologias existentes de residências. O mais importante é identificar qual edificação combina com o modo de vida de casa pessoa. Um lar deve oferecer condições de desenvolver atividades e descanso, proporcionar aconchego e conforto para o dia a dia.
Gostou de ler sobre o sobrado? Aproveite para descobrir 5 projetos aconchegantes para curtir o frio em casa da serra!