3 projetos que acertaram no uso do porcelanato na área externa
Um projeto de Arquitetura e Interiores só pode ser considerado completo, bem concebido e executado, quando impressiona em todos os ambientes do imóvel. Por isso, usar o porcelanato na área externa pode ser um recurso valioso.
Quando se fala em decoração da área externa, é comum pensarmos apenas no mobiliário e nos acessórios utilizados no jardim, na garagem e nas áreas de lazer. No entanto, um projeto de decoração da área externa vai além de móveis para ambientação e elementos paisagísticos.
O piso é um item essencial, e escolher a aparência do pavimento é uma das tarefas mais difíceis do design ao ar livre.
Funcionalidade e decoração na área externa
A escolha do piso para uso externo deve ser feita considerando critérios funcionais e estéticos, além das necessidades específicas de cada projeto.
Como o piso externo, geralmente, está mais sujeito às intempéries, a durabilidade é outro aspecto que deve ser levado em conta na especificação de materiais. Além disso, questões básicas, como o uso e a manutenção da área pavimentada não podem ser deixadas de lado.
A aplicação de porcelanato na área externa pode resolver pontos importantes do projeto arquitetônico, como a funcionalidade e a decoração, de uma vez só. Sem que, para isso, o projeto deixe a desejar do ponto de vista estético.
Conheça alguns projetos que acertaram no uso do porcelanato na área externa!
Possibilidades de uso do porcelanato na área externa
O uso do porcelanato na área externa é mais vantajoso, quando comparado a outros materiais, porque esse revestimento é resistente ao escorregamento, além de não exigir cuidados específicos de manutenção.
Nas áreas externas com piscina, por exemplo, o piso que tenha resistência ao escorregamento é mandatório. O porcelanato Mineral Nude, utilizado no projeto da arquiteta Vanessa Magalhães, além de ser uma opção refinada, possui essa característica, evitando escorregões e quedas.
Já a arquiteta Lucilene Callegari optou pelo Concretyssima Matiz Nude para a área de churrasqueira. Esse porcelanato é de fácil manutenção, além de ser menos suscetível a bolor e manchas. Esse revestimento também resiste bem à luz do Sol e às chuvas, dispensando manutenção específica.
Outra das principais qualidades do porcelanato é a sua capacidade de reproduzir fielmente a aparência de outros materiais, como madeira, pedra natural e concreto, entre outros.
Assim, é possível optar pelo acabamento do porcelanato na área externa que garanta o visual mais adequado para o projeto. Esse foi o caso do projeto da AEI Arquitetura e Interiores, que utilizou o Parquet D'Olivier, um piso que reproduz a madeira.
De todos os materiais disponíveis para pavimentação e decoração de áreas externas como jardins, terraços e áreas de lazer, o porcelanato é considerado o item mais polivalente.
E você, também tem um projeto com porcelanato na área externa que pode inspirar outras pessoas? Divulgue gratuitamente no Archtrends! É só se cadastrar!