14.02.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Mais do que autocuidado, o wellbeing prega o bem-estar coletivo. Entenda mais sobre essa tendência de comportamento (Imagem: Tim Goedhart/Unsplash)

Wellbeing: 8 dicas culturais para mergulhar na tendência de 2022

 minutos de leitura
calendar-blank-line
14.02.2022
Um bem-estar individual que pensa no coletivo, no impacto social e na natureza. Entenda o que é wellbeing e veja dicas para se aprofundar no assunto!
minutos de leitura

A pandemia de Covid-19 mudou a forma de enxergar o cotidiano, as pessoas, a vida. O autocuidado e o bem-estar individual, resumido no conceito de wellness, têm dado lugar à crença de que felicidade só é real quando compartilhada, ou wellbeing.  

Não que ambos não possam coexistir: o cuidado pessoal é fundamental para o coletivo. No entanto, pensar no impacto das suas atitudes na vida do próximo é algo fundamental para uma rotina mais responsável.    

Essa é uma das principais tendências mapeadas pela Portobello em seu Trend Book, um estudo vasto sobre os caminhos que se desenham no horizonte para sociedade. 

Se você quer se inspirar para mergulhar nessa tendência, confira a seguir algumas dicas culturais que mostram como é possível construir uma vida ancorada no wellbeing.   

8 dicas culturais para entender o que é Wellbeing   

Livros, séries e até projetos mostram que é possível ter uma vida mais sustentável e voltada para o coletivo. Veja:  

1. Minimalismo Já, 2021 (documentário)    

Documentário conta a vida de Millburn e Nicodemus para apresentar o lifestyle minimalista (Imagem: Netflix

Após produzirem "Minimalism: A Documentary About the Important Things" em 2020, Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus voltam com mais um documentário para mostrar que é possível e urgente implementar o minimalismo. Em seus enxutos 53 minutos, Minimalismo prova que "menos é mais" não é um simples clichê.    

Dirigido por Matt D'Avilla, o documentário aborda como Millburn e Nicodemus aplicam o minimalismo no dia a dia. Há também entrevistas com especialistas e com pessoas que adotaram esse estilo de vida em sua rotina.    

D'Avilla, que também é minimalista, conta que o documentário demorou cerca de quatro anos para ficar pronto — o que chega a ser curioso, dada a sua curta duração. No entanto, isso não significa que ele seja raso. Ao contrário: o documentário segue realmente a linha wellbeing, sendo enxuto, coeso e sem pressa para fazer algo bem-feito. Vale conferir.   

2. All Together Now, 2021 (livro)     

Obra conta sobre moradias e ambientes de trabalho compartilhados (Imagem: Riba Books)  

Como dito, a pandemia de Covid-19 fez com que muita gente repensasse sua forma de viver, e isso incluiu sua relação com a própria moradia. O distanciamento social, o trabalho remoto e a dependência da comunicação digital levaram a uma necessidade de encontrar outras pessoas, de estreitar relacionamentos e criar novos vínculos.   

A obra All Together Now: The Co-Living and Co-Working Revolution, de Naomi Cleaver e Amy Frearson, fala sobre novas formas de viver que sejam capazes de unir interação social, produtividade e colaboração: o coliving e o coworking, ou seja, o compartilhamento dos espaços de trabalho e das moradias.   

Embora ainda não seja amplamente difundida na realidade brasileira, a tendência de espaços compartilhados não vai diminuir tão cedo. O coworking, por exemplo, é muito comum entre empreendedores, pois permite que os profissionais economizem no aluguel de espaços e ainda facilita o networking.   

O livro aborda esses diferentes graus e modelos de compartilhamento, incluindo questão da independência (e sua complexa relação com a solidariedade), wellbeing e o poder da convivência intergeracional.   

3. Go Lightly, 2021 (livro)     

Nina explica como viajar sem causar tanto impacto negativo no planeta (Imagem: Laurence King Publishing

Quem é envolvido em sustentabilidade provavelmente já ouviu falar em pegada ecológica (quantidade de recursos naturais necessária para suprir uma população) ou pegada de carbono (o quanto um indivíduo ou organização emite de gases de efeito estufa).  

Em Go Lightly: How to Travel Without Hurting the Planet, Nina Karnikowski traz ao leitor diversas ideias para viajar de forma mais consciente.    

O livro também abrange atividades ecologicamente corretas, incluindo ciclismo, canoagem e camping, e apresenta alguns dos pioneiros de algumas das aventuras ecológicas mais inspiradores do mundo. Ideal para quem deseja se aventurar, mas deixando uma pegada positiva no mundo.   

4. Cabin Porn, 2015 (projeto multimídia)     

Blog se tornou livro e redes sociais (Imagem: Voracious Books

O que começou como um blog se transformou em um projeto bem mais amplo. Em Cabin Porn: Inspiration for Your Quiet Place Somewhere, Zach Klein apresenta com detalhes as belas casas artesanais apresentadas no seu blog e, agora, também no Instagram.    

Criado por um grupo de amigos que preservam 55 acres de floresta escondida no norte do estado de Nova Iorque, o blog Cabin Porn começou como uma espécie de "álbum do Pinterest" com uma série de imagens inspiracionais para projetos de construção. Desde então, tornou-se uma coleção de fotos das casas artesanais mais notáveis ​​em paisagens do mundo inteiro.   

Neste livro, os criadores do blog vão mais longe e trazem imagens do interior das casas, além de histórias por trás de algumas delas. Com os seus cenários idílicos e arquitetura única, o livro, o Instagram e o blog são um convite para desacelerar, respirar fundo e sentir a beleza e a serenidade que a natureza, a simplicidade e o wellbeing podem criar.   

5. The Gardens of Eden, 2020 (livro)     

Livro explica como ter seu jardim em casa (Imagem: Gestalten

Wellbeing e natureza estão conectados. Plantas no jardim, árvores no parque e até mesmo pequenos cactos enfeitando a cozinha fazem toda a diferença na sensação de bem-estar. Durante a pandemia, a criação de mudas foi uma forma simples de trazer o ambiente externo para dentro da residência.   

Em The Gardens of Eden: New Residential Garden Concepts and Architecture for a Greener Planet, Abbye Churchill apresenta uma série de jardins paradisíacos plantados em terraços, subúrbios, grandes cidades e no campo.   

Segundo a autora, os jardineiros de hoje visam não apenas criar espaços exteriores decorativos, mas também dar algo em troca, devolver aquilo que a natureza cede por milhões de anos.  

E para quem reclama da falta de espaço, as imagens mostram que não importa o tamanho: é possível criar ambientes diversos e ricos para cultivar vegetais, flores e frutas.    

6. Making Futures, 2014 (livro)     

Projeto aborda um futuro com consciência social (Imagem: The MIT Press)   

Wellbeing também é pensar no futuro, mas de maneira inteligente. No livro Making Futures – Marginal Notes on Innovation, Design, and Democracy, Pelle Ehn, Elisabet M. Nilsson, Richard Topgaard e uma série de colaboradores mostram que design inovador não se resume a criar a próxima tendência de aplicativos, mas sim a facilitar atividades cotidianas.   

O design pode abranger serviços locais, produção cultural, arenas de discurso público ou plataformas tecnológicas. A abordagem é participativa, colaborativa e envolvente, com usuários e consumidores atuando como produtores e criadores.   

O livro descreve experimentos em inovação, design e democracia, realizados em grande parte por organizações de base, organizações não governamentais e bairros multiétnicos da classe trabalhadora.   

7. Vale das Furnas (projeto/experiência)      

Casa funciona como um retiro no meio da floresta (Imagem: Vale das Furnas

Já pensou em viver no meio da floresta, aproveitando a união entre wellbeing e natureza? O Vale das Furnas é uma cabana de vidro localizada em uma mata com 27 hectares (também chamada Vale das Furnas) dentro de um cânion na cidade de Alfredo Wagner (SC), a 90 km de Florianópolis.   

Apesar de totalmente transparente, o ambiente é muito reservado: ninguém vai passar pela região — a não ser que o locatário solicite o proprietário. É possível tomar banho na ducha ao ar livre ou no Rio das Furnas. Não há eletricidade na cabana, sinal de celular ou wi-fi: o objetivo é se desconectar totalmente da civilização.   

8. As casas mais extraordinárias do mundo, 2018 (Netflix)  

Em três temporadas, série mostra casas extraordinárias no mundo inteiro (Imagem: Netflix

Que tal observar o conceito de wellbeing em uma série? Em três temporadas, a produção da Netflix traz o premiado arquiteto Piers Taylor e a atriz Caroline Quentin visitando lares nada convencionais pelo mundo.    

Aqui, você entende a ideia por trás de cada estrutura, além dos aspectos culturais que também influenciam em cada construção. É arquitetura por completo: com conceito, história e, claro, wellbeing.  

Quer saber mais sore bem-estar e coletividade? Então, aproveite e baixe o Trend Book, o guia de tendências da Portobello!  

Imagem principal: Mais do que autocuidado, o wellbeing prega o bem-estar coletivo. Entenda mais sobre essa tendência de comportamento (Imagem: Tim Goedhart/Unsplash)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Wellbeing: 8 dicas culturais para mergulhar n...

Wellbeing: 8 dicas culturais para mergulhar na tendência de 2022

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies