19.02.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
ELETTRA, a vespa italiana elétrica (Imagem: MA-DE Studio)

Vespa ELETTRA, design elétrico para uma alma clássica

calendar-blank-line
19.02.2021
Ícone do design italiano, a famosa vespa scooter ganha um projeto em forma elétrica. Confira no post a seguir todos os detalhes.
minutos de leitura

Após prever uma versão totalmente elétrica para o Fiiat 126, o estúdio MA-DE projeta uma nova alternativa para um dos maiores ícones do design italiano, a vespa scooter. A criação do novo veículo italiano clássico, traz o nome ELETTRA, uma proposta elétrica com todo o conceito do projeto inspirado na vespa original.

ELETTRA, uma versão elétrica da icônica vespa italiana (Imagem: MA-DE Studio)

A vespa original, patenteada em 23 de abril de 1946 e projetada pelo engenheiro aeronáutico Corradino D’ascanio, já vendeu mais de 18 milhões de unidades em várias edições e modelos até os dias de hoje.

Quem um dia não sonhou em ter uma scooter? Quem viu artistas de Hollywood desfilar por cidades italianas em cima da famosa vespa em diversos filmes e imaginou-se vivendo a mesma experiência? As pequenas motos tornaram-se símbolo da bella figura, o estilo leve com que os italianos levam a vida.

A famosa vespa original, patenteada em 1946 (Imagem: www.calvinwest.com)

Este objeto de culto e desejo marcou a história do design do motociclismo e do cinema no século XX, começando a aparecer no período pós-guerra na Itália. A Piaggio, construtora de navios e aviões, estava passando por uma das maiores crises econômicas, decidindo então entrar no ramo automobilístico, inspirada no modelo de Henry Ford, objetos utilitários e baratos que chegassem ao maior número de potenciais compradores.

ELETTRA, uma versão elétrica da icônica vespa italiana (Imagem: MA-DE Studio)

ELETTRA está equipada com um motor elétrico de 7KW com torque de 240mm e velocidade máxima de 95 km/h. A bateria de 5,6 KW/h permite que os passageiros viajem até 140 km com uma única carga. O aplicativo criado pode ser acessado pelo celular, atuando como uma chave de autenticação e também como um painel virtual ativo para controlar todos os dados de configuração e navegação.

Detalhes do painel virtual disponível para controlar os dados necessários (Imagem: MA-DE Studio)

MA-DE é um estúdio de design fundado por Andrea Della Vecchia e Woody Chiu. Premiado internacionalmente, o escritório trabalha com parceiros e clientes de todo o mundo e possui a sua sede em Como, na Itália. A equipe desenvolve designs inovadores e soluções inteligentes para os seus projetos.

ELETTRA, uma versão elétrica da icônica vespa italiana (Imagem: MA-DE Studio)

Andrea Della Vecchia, co-founder do estúdio MA-DE, fala sobre a essência do projeto, acreditando fortemente no movimento em direção à mobilidade elétrica. Segundo ele, é apenas uma questão de tempo, não apenas para os carros, mas principalmente para scooters e pequenas ferramentas de mobilidade urbana. O projeto ELETTRA é um conceito de design, desenhada pelo estúdio, não sendo um veículo real ou protótipo.

ELETTRA, uma versão elétrica da icônica vespa italiana (Imagem: MA-DE Studio)

Gostaram do estudo de projeto? Nós estamos na torcida para que ele se torne realidade. A essência da vespa em contato com a tecnologia, moderninha e sustentabilidade nos trouxe uma enorme vontade de passear pelas ruas da Itália

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Vespa ELETTRA, design elétrico para uma alma...

Vespa ELETTRA, design elétrico para uma alma clássica

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies