Conheça os vencedores do concurso Na Revestir com Archtrends
Dez projetos repletos de autenticidade protagonizam a lista dos vencedores do concurso Na Revestir com Archtrends, que premia profissionais e estudantes de arquitetura com uma experiência exclusiva na Expo Revestir 2023, a principal feira de revestimentos e acabamentos da América Latina.
Os vencedores do concurso serão convidados vips no estande da Portobello, com direito à visita guiada para conhecer a nova coleção e recepção no mezanino da Portobello Shop, com produção de conteúdo para o Archtrends.
Leia também:
- Expo Revestir 2023: trilhando novos caminhos em uma casa nova
- Portobello Shop Jardim Social: primeira loja de revestimentos cerâmicos sustentável do Brasil
- Tendências do ano são tema do Archtrends Podcasts
Para o concurso, os participantes criaram ambientes com revestimentos Portobello guiados pela autenticidade, e de proposta sustentável. A comissão julgadora foi composta por André Carvalhal, especialista em tendências e sustentabilidade, colunista do Archtrends, Lilian Santos, especialista em revestimentos do Revestindo a Casa, também colunista do Archtrends, e Maria Silvia Ferraz, editora do Archtrends.
O projeto mais bem avaliado pelos jurados foi o Home Spa, de Marcela Cardinalli, arquiteta de Valinhos, interior de São Paulo, que entregou uma proposta de refúgio para o bem estar em meio à natureza.
Na mesma linha, ficou em segundo lugar o projeto Refúgio Urbano, de um apartamento sustentável no centro da cidade, cheio de referências à natureza e com design biofílico, de autoria do arquiteto Paulo Mauro, de Balneário Camboriú, Santa Catarina .
Na sequência, conquistou o terceiro lugar o Living Caapoã, do designer Gustavo de Castro, de Campina Grande, Paraíba, com referências à seca em Seridó, de região paraibana, assim como um manifesto contra queimadas criminosas.
Confira abaixo todos os vencedores:
1. Home Spa, Marcela Cardinalli
O projeto do Home Spa, da arquiteta de Valinhos, SP, Marcela Cardinalli, se apresenta como um refúgio da vida cotidiana em meio à natureza. Possui dois pavilhões com espaços de relaxamento, com muita iluminação natural e inserção de vegetação por meio de rasgos e enquadramentos estratégicos.
O cobogó On Fire Glacier, da coleção Beauty, lançada no fim de 2022, permite a ventilação e a luz natural adentrarem o projeto, mas ao mesmo tempo funciona como vedação e delimitação dos ambientes.
Neste espaço, os tons terrosos são destaque por levarem aconchego e reforçarem a conexão com a natureza. O piso do pavilhão traz composição entre os revestimentos Soma Terra e Soma Terra Puro, design de Naná e Paulo Mendes da Rocha, um dos grandes lançamentos da Portobello em 2022.
As paredes são revestidas em Lastras Oh!Take Mountain, possibilitando uma paginação minimalista e com poucos recortes. A longa bancada em Lastras Oh!Take Cliff mantém a paleta de tons terrosos, e funciona como um elemento direcionador do percurso para o segundo pavilhão.
2. Refúgio Urbano, de Paulo Mauro
O projeto Refúgio Urbano, do arquiteto Paulo Mauro, de Balneário Camboriú, SC, foi desenvolvido pensando em um casal com vida agitada, e baseado em um movimentado centro urbano. Além de sustentável, o projeto buscava incluir referências à natureza, para criar proximidade.
Para conectar todos os espaços do apartamento foi utilizado no piso Pau Brasil. O revestimento marmorizado Verde Alpi, um dos lançamentos de 2022, é um contraponto arrojado na decoração remetendo ao verde da natureza e também está presente em formas orgânicas, como na bancada de jantar.
Os móveis soltos e prateleiras foram desenhados com formato orgânico e se alinham com premissas de design biofílico. Também com formas orgânicas são as peças cimentícias Soul, desenhadas à mão pelo arquiteto Ruy Ohtake, com as quais Paulo criou uma estante e até uma luminária.
3. Living Caapoã, de Gustavo de Castro
A seca e ações humanas criminosas deixam um rastro de devastação e morte. São essas as premissas que guiaram a construção desse living pelo designer Gustavo de Castro, com base em Campina Grande, PB.
O living Caapoã é uma alegoria da seca no Seridó paraibano e possui também um manifesto contra queimadas criminosas.
Como explica o arquiteto, os revestimentos Portobello em tons terrosos Salt Lake Summer, do Preview da Coleção Portobello 2023, Oh!Take Cliff, lançado em 2022, e Terralma Serido dão ao cenário a sensação de imersão num ambiente árido. Em detalhes, como o da cadeira cobra-coral, do designer Sergio Matos, e do quadro multicolorido, há a representação da vida que resiste em meio às intempéries.
4. Cozinha e Estar Marotti, por Anderson Nogueira
O estudante de arquitetura Anderson Nogueira, de Feira de Santana, BA, criou uma sala de estar e cozinha com diferentes texturas e linguagens, e traçou uma trama biofílica pro projeto. Para isso, usou diversos revestimentos que interpretam materiais naturais explorados na natureza.
Um dos destaques, a ilha da cozinha foi revestida com Lastra Gray Marble, um dos lançamentos de 2022, e, com um rasgo, ganhou um nicho para bebidas geladas. Outro ponto alto foi o uso surpreendente de Soul Moon, peça cimentícia que Ruy Ohtake desenvolveu com a Portobello e foi lançada em 2022, como um painel vazado, que leva circulação de ar e luz ao espaço.
5. Casa Baleares, por Estúdio 2 Arquitetura
O projeto Baleares, desenvolvido pelo Estúdio 2 Arquitetura, com base em Piracicaba, SP, é de uma casa ampla, com grandes aberturas e predomínio de uma paleta de cores em tons de areia.
Os espaços contaram ainda com sistemas domésticos inteligentes, que monitoram a energia, painéis solares no telhado e um sistema integrado de coleta e reutilização de água.
Em destaque nos revestimentos, além do Kit Janeiro, design de Oskar Metsavaht reinterpretando as pedras do calçadão de Ipanema, na área externa, e do uso da madeira Nordik Wood no teto e no mobiliário, Oh!Take Mountain, lançado pela Portobello em 2022, foi usado nos pisos internos.
6. Refúgio Essence, por Carol Naves
O Refúgio Essence, espaço criado pela estudante de arquitetura Carol Naves, de Brasília, DF, é pensado para pausas e descansos da rotina urbana, além do contato com a natureza.
Para isso, foram utilizados revestimentos com nuances e toques naturais. Um dos destaques ficou a cargo do Verde Alpi, lançado pela Portobello em 2022, que aparece de diferentes formas, por todos os ambientes.
7. Espaço Piscina, por Leonardo
O estudante de arquitetura Leonardo Flores, de São Sebastião do Caí, RS, criou o Espaço Piscina, projeto que consiste em uma área externa de uma residência com ambiente gourmet e living.
A área gourmet é composta de marcenaria em tom terroso, próxima a cor do cobogó On Fire Canyon, que foi aplicado na parte superior, para proporcionar a troca de iluminação e ventilação entre o ambiente externo e interno. Outro destaque é o muro em Verde Alpi, que também reveste um banco para descanso.
Segundo Leonardo, as paginações foram pensadas para o melhor aproveitamento dos materiais e foram criadas soluções e escolhas para integração do projeto com a natureza no entorno.
8. Fazenda (o) sustentável, por Artemis Fontana Arquitetura
Com base em Bauru, SP, o escritório Artemis Fontana Arquitetura desenvolveu um projeto chamado Fazenda (o) Sustentável. A ideia é uma casa de campo para uma família desfrutar do espaço com amigos aos finais de semana.
A arquitetura conta com materiais sustentáveis, como porcelanato Portobello, e madeira de reflorestamento local. Entre opções de revestimento escolhidas, no piso, aparece o MS Barcelona Antracita, nova cor lançada desse clássico da Portobello lançada em 2022, que gera uma conexão entre o living e área gourmet com cozinha.
Um dos destaques é o uso da Lastra Verde Alpi que, ora faz a vez de muro, ora aparece como painel para a televisão na sala. Há também ampla aplicação de Sunset Fairbanks, que une áreas internas e externas e se apresenta como painel de fundo do living e por trás da escada de acesso para o terraço. Ambos também foram lançados pela Portobello em 2022.
9. Casa Tropicana, por Stella Botari
O projeto Casa Tropicana, da estudante de arquitetura Stella Botari, de Mairiporã, SP, consiste na área externa de uma casa em região de praia. Para criar uma conexão com o ambiente no entorno, ela usou uma paleta de cores com tons de areia e azul.
Entre os revestimentos aplicados, aparecem Artematica Mirtilo, da coleção Beauty, lançada no fim de 2022, e Lombarda Viva Avorio, do Preview da Coleção Portobello 2023. Outro destaque é o cobogó Mundaú, que permite ventilação e iluminação natural ao espaço.
10. Casa Aconchego, por Licyane Cordeiro
O projeto da Casa Aconchego, da arquiteta Licyane Cordeiro, de Curitiba, PR, contempla living e área externa com piscina de uma casa residencial.
Para desenvolvê-lo, ela criou espaços integrados, com pé-direito duplo - para melhor aproveitamento da luz natural - e optou por revestimentos com tons e texturas que remetem à elementos da natureza.
No piso, aparece Oh!take Mountain. Na sala, Soul Cliff ganha espaço de obra de arte. Ambos são da linha Oh!Take, design de Ruy Ohtake, que a Portobello lançou em 2022.