22.12.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

BlueCity: uma transformação sustentável

calendar-blank-line
22.12.2021
Uma antiga piscina aquecida ganhou uma transformação sustentável em um espaço multifuncional, o BlueCity, destinado a empreendedores do ramo.
minutos de leitura

Localizada na cidade de Roterdã, na Holanda, BlueCity se tornou um ícone internacional da economia circular, possibilitando aos empreendedores da área da sustentabilidade a se capacitarem e a inspirarem os cidadãos. 

"O objetivo do BlueCity é proporcionar a start-ups recursos sustentáveis, conhecimento e talento para transformar ideias em ações, ajudando a empreendedores sustentáveis a crescerem da intenção ao impacto", disseram os idealizadores. (Fonte: bluecity.nl/about-bluecity)

Essa é a filosofia da empresa BlueCity, e como vocês podem imaginar, o espaço físico dessa empresa não poderia fugir desses ideais circulares e sustentáveis. 

Os escritórios Superuse Studios e COUP foram responsáveis pelo projeto de transformação sustentável de uma antiga piscina aquecida chamada Tropicana em um espaço de inovação multifuncional. 

transformação sustentável
Vista exterior do edifício Tropicana (Crédito: Joyce Merk)

 Foto: Joyce Merk

transformação sustentável
Vista interior da piscina após ser esvaziada Foto: Kevin de Kok

Aproximadamente mil e trezentos metros quadrados foram transformados em 100 locais de trabalho, variando entre locais coletivos e privados / flexíveis ou fixos para serem alugados por empreendedores sustentáveis. 

A área total da antiga piscina chega a aproximadamente 12 mil metros quadrados, ou seja, essa transformação ainda está em processo e há muito espaço disponível para ser desenvolvido. 

transformação sustentável
Espaço após a piscina ser esvaziada Foto: Kevin de Kok

Os arquitetos responsáveis pelo projeto focaram em reaproveitar a maior parte dos materiais existentes no edifício anterior e também reciclar materiais de outras construções que aconteceram na Holanda. Isso mesmo! 

Aqui existe um site chamado Oogstkaart que, traduzido para o português, significa 'mapa da colheita', onde podemos verificar materiais que estão sendo descartados em alguma obra pelo país como: restos de vidro, tijolos, tecidos, metais etc. 

Esses materiais podem ser recolhidos por quem tiver o interesse em reaproveitá-los. 

transformação sustentável
Espaço utilizado para palestras e eventos, à direita, antigas molduras de janelas foram reaproveitadas e funcionam como divisórias dos escritórios Foto: Henk-Jan Winkeldermaat

A primeira parte executada do projeto de transformação reaproveitou uma grande quantidade de madeira para as molduras das janelas dos escritórios. 

Parece ter sido um grande quebra-cabeça encaixar tudo em seu devido lugar de forma inteligente, mas os arquitetos responsáveis pelo projeto conseguiram chegar em um ótimo resultado final. 

A singularidade desse projeto se dá por uma fachada irregular, com caixilhos de janelas planos e inclinados com uma altura dupla na fachada sul. 

Essa fachada separa a área dos escritórios da área comum, proporcionando uma linda vista ao rio Maas. Noventa por cento dessa construção foi reaproveitada, tanto do próprio edifício existente quanto de outras obras da região. 

Para os dez por cento restantes, foram escolhidos materiais que fossem fáceis de se reutilizar. 

transformação sustentável
Espaço reaproveitado para eventos (Foto: Henk Bezemer)

Além dos escritórios e espaços multifuncionais, existem também laboratórios e até mesmo um restaurante-bar localizado no mesmo complexo. 

Grande parte do desperdício do restaurante é destinado a algum tipo de reaproveitamento e pesquisa nos laboratórios e escritórios do BlueCity. 

O descarte de pó de café usado pelo restaurante é reutilizado como adubo para os cogumelos que são plantados em uma estufa criada dentro de uma das antigas piscinas. 

Os cogumelos cultivados nessa estufa são usados pelo restaurante em suas receitas. Isso é um exemplo básico de economia circular e sustentável.  

Muitos outros projetos acontecem dentro do BlueCity e acabam sendo extremamente importantes para o avanço de novas tecnologias sustentáveis aqui na Holanda, e no mundo. 

Nós pretendemos acompanhar os próximos capítulos dessa transformação a longo prazo e dividir aqui com os nossos leitores mais detalhes desse projeto circular. 

LEIA TAMBÉM: De Ceuvel: exemplo de desenvolvimento urbano sustentável

Foto de destaque: G.Lanting

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

BlueCity: uma transformação sustentável...

BlueCity: uma transformação sustentável

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies