Um estilo diferente de contar histórias: conheça as portas mais fascinantes do mundo
O batistério de Florença — localizado na praça principal em frente à Catedral de Santa Maria del Fiore — tem seus primeiros registros de uso no ano de 1128, Dante Alighieri e muitos membros da família Médici foram batizados no local.
Com um formato octogonal, três dos seus oito lados abrigam as famosas e históricas portas de bronze, construídas entre os séculos XIV e XVI.
A mais antiga delas, realizada entre 1330 e 1336, é a porta Sul, obra de arte de Andrea Pisano. Dividida em 28 quadros que narram os episódios da vida de São João Batista.
A porta norte foi resultado de uma competição entre Lorenzo Ghiberti e Brunelleschi. Cada participante deveria apresentar uma ideia diferente para representar a passagem do sacrifício de Isaac usando a menor quantidade de bronze possível. O vencedor? Ghiberti.
Porém a data do concurso é vista na história como um marco revolucionário do Renascimento Florentino por conta da técnica de perspectiva utilizada por Brunelleschi.
Construída entre 1403 e 1424, Ghiberti narrou na sua porta as histórias da vida e da paixão de Cristo inspiradas no Novo Testamento.
E, finalmente, a porta do Paraíso — assim nomeada por Michelangelo. Também construída por Lorenzo Ghiberti, está posicionada na fachada leste do batistério, em frente à entrada principal do Duomo. Criada entre 1425 e 1450, ela também é conhecida como a “obra-prima do renascimento”.
São 5,20 metros de altura por 3,10 de largura e 11 centímetros de espessura divididos em dez quadrados que contam as histórias do Antigo Testamento.
As portas atuais são cópias, as originais estão expostas no Museu dell’Opera del Duomo. Se você estiver em Firenze, não deixe conferir essas obras de arte!
Gostaram da seleção que preparamos para vocês? As portas do batistério de São João tornaram-se uma característica da cidade, um marco da história e ícones do Renascimento. Esses elementos construtivos variaram no decorrer do tempo, definindo o período da sua inserção pelas suas características arquitetônicas, é incrível ver a evolução nos detalhes das obras.
Fica difícil escolher qual é a porta mais fascinante não é mesmo? Compartilhe com a gente comentando qual foi a sua preferida. Até mais!