19.03.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
cupula_brunelleschi

Os segredos da cúpula de Brunelleschi

calendar-blank-line
19.03.2018
Muito estudada por arquitetos e engenheiros, essa construção é um projeto de tirar o fôlego e que esconde diversos mistérios e curiosidades. Venha conferir!
minutos de leitura

A cidade de Florença, localizada na Itália, abriga uma das maiores obras da arquitetura: a cúpula da Igreja Santa Maria del Fiore, a famosa cúpula de Brunelleschi.

Atravessar ruas estreitas e chegar à praça do Duomo é, com certeza, uma das experiências mais encantadoras para os admiradores de arte, história e arquitetura. Deparar-se com a imensidão da catedral, tão rica em detalhes, e com a sua magnífica — quase inexplicável — cúpula, é uma sensação única. Sua grandiosidade e beleza me impressionam toda vez que me deparo com a obra, assim como da primeira vez que a vi.

O projeto inicial da catedral foi assinado pelo arquiteto italiano Arnolfo di Cambio. Desde o início, ele previu a construção de uma cúpula que se tornaria o símbolo principal da cidade. Durante a história, diversos nomes se responsabilizaram pelas obras da catedral, como Giotto, Andrea Pisano, Francesco Talenti e Giovanni di Lapo Ghini.

duomo_florença
Duomo de Florença se destaca em meio a paisagem da cidade

A catedral foi “finalizada” por volta de 1380, com 153 metros de comprimento, 38 de largura no ponto mais estreito, 90 no ponto mais largo e 114 metros de altura. “Finalizada”, de fato, entre aspas, pois ela ainda não tinha uma cúpula. O desafio era cobrir um diâmetro interno de 45 metros nas alturas.

pintura_cupula_florença
Pintura interna da cúpula (Foto: reprodução site Artrianon)

Por quase dois séculos, a solução para a conclusão da obra não foi encontrada. No entanto, em 1419, Filippo Brunelleschi vence o concurso de arquitetura para a construção da tão esperada cúpula.

Além do domo, o arquiteto vencedor teria que projetar o maquinário e os andaimes utilizados na obra, ou seja, também foram feitos por Filippo. O projeto não é formado por somente uma cúpula e, sim, por duas: uma externa mais larga e alta e uma interna vista apenas de dentro do Duomo.

A primeira, localizada na parte interna, é em forma de concha e apresenta pinturas do Juízo final, realizadas por Giorgio Vasari e Federico Zuccari.

Já a segunda cúpula é resistente ao vento, chuva, raios e até terremotos. É menos espessa, majestosa e seu formato é ogival.

cupula_3d_brunelleschi
Estudo em 3D da cúpula de Brunelleschi

Outro mistério é que o projeto do arquiteto não utilizou cetina — arco de madeira que serviria como molde. Filippo apropriou-se de uma técnica brilhante, tornando a obra muito mais leve e nobre do que uma cúpula sólida.

Chamada de “espinha de peixe”, consiste em ângulos e fricção dos tijolos, ou seja, um tijolo é colocado na horizontal, enquanto um tijolo menor é colocado na vertical, em cima do anterior, seguido por um outro tijolo de novo na horizontal. Desse modo, os dois tijolos na horizontal fazem duas forças distintas contra o da vertical, permitindo que a carga da construção fosse distribuída por toda a circunferência.

desenho_cupula_brunelleschi
Desenhos da estrutura da cúpula de Brunelleschi (Foto: reprodução blog Pet Civil)
estrutura_cupula_brunelleschi
Desenhos da estrutura da cúpula de Brunelleschi (Foto: reprodução site Laboratório de Mecânica Computacional)

As histórias contadas sobre o período da construção são diversas. Relatos dizem que Filippo misturava água com vinho para que os pedreiros trabalhassem melhor, salute! E foi assim, após alguns copos de “água”, 4 milhões de tijolos, 16 anos e crescendo 30cm por mês, que em 1436 a grande obra foi realmente finalizada.

Mais de 500 anos após sua conclusão, ela continua sendo a maior cúpula de alvenaria já construída. Ninguém sabe ao certo como Brunelleschi foi capaz de colocar os tijolos com tanta precisão, e nenhuma teoria criada pode ser confirmada, uma vez que ele não deixou desenhos ou detalhes de planejamento.

Uma coisa é certa: o arquiteto abriu caminho para revoluções culturais e sociais, e projetou uma cúpula original e única, o que nos faz ter certeza de que a sua espera valeu a pena.

Você já visitou a Catedral de Santa Maria del Fiore ou já subiu os 463 degraus para chegar ao topo da cúpula? Conte para a gente como foi a sua experiência ao se deparar com esse marco da arquitetura!

catedral_florença
A cúpula de Brunelleschi na Catedral Santa Maria del Fiore em Florença
Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Os segredos da cúpula de Brunelleschi...

Os segredos da cúpula de Brunelleschi

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Que beleza essa arquitetura, magnífica.
    1436, foi concluída, impressionante, tantos anos se passaram e continua linda!
    Como é bom ler esses artigos, encher os olhos com essas belas arquiteturas e conhecer um pouco de sua história,.
    Parabéns, adorei!!!

  2. Olá Vitor!

    Esperamos que acompanhe os demais conteúdos e também nos dê sua opinião!

    Obrigada por acessar o Archtrends!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  3. Olá José,

    Muito obrigada pela informação, iremos fazer a correção.

    Aliás, recebemos seu outro comentário perguntando sobre a quantidade de pessoas que cabem na esfera dourada de Verrochio. Procuramos a informação, mas infelizmente não encontramos.

    Continue nos acompanhando. Mais uma vez, obrigada pela contribuição!

    Abraços,
    Equipe Archtrends



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies