Meio ambiente, sociedade e governança compõem o tripé da sustentabilidade
A série de vídeos Portobello + Sustentável apresenta um novo episódio. Nele, você vai entender por que sustentabilidade é muito mais do que pensar em ações de preservação do meio ambiente. A editora do Archtrends, Maria Silvia Ferraz, fala sobre o conceito de ESG e mostra como a empresa tem colocado isso em prática.
Ações integradas
A sigla ESG, sigla em inglês das palavras Environmental | Social | Governance, é um termo que talvez você já tenha ouvido falar, mas que não sabe exatamente o que o que significa.
Para decifrar a sigla ESG, Maria Silvia traduz e detalha cada uma das letras e suas correspondências:
- E de Environmental, que significa meio ambiente, é a parte mais conhecida da sustentabilidade. Reforça como todos os membros da sociedade, inclusive as empresas, precisam preservar e regenerar a natureza;
- S de Social, sustentabilidade social. Para ser sustentável não basta só cuidar do meio ambiente, temos que olhar também para as comunidades. Significa valorizar as pessoas e acreditar no seu potencial de evoluir e transformar o mundo;
- G de Corporate Governance, governança corporativa. Representa o desafio que empresas e governos têm na gestão em torno da sustentabilidade.
Surgimento do ESG
O termo ESG foi cunhado pela ONU em 2004. Mas foi em 2020 que ele realmente se popularizou, quando um dos maiores fundos de investimentos do mundo definiu sustentabilidade como um dos critérios para a seleção dos investimentos. Com isso, sustentabilidade e ESG se tornaram centrais na gestão das empresas.
“Aqui na Portobello, sustentabilidade faz parte do nosso DNA, e na constante evolução sobre o tema, em 2020 foi criado o comitê de sustentabilidade, que define as estratégias ESG para todo o Grupo”, conta Maria Silvia.
Comitê de Sustentabilidade Portobello
O presidente do Conselho de Administração da Portobello e do Comitê de Sustentabilidade, Cesar Gomes Júnior, fala sobre a visão corporativa da empresa: "É importante entender que o Comitê é um órgão de apoio para o conselho de administração da empresa. Toda a estrutura organizacional da empresa tem essa responsabilidade, tem essa visão e quer avançar”, detalha.
Sustentabilidade social
A coordenadora de sustentabilidade da Portobello, Scheila Orlandi, fala sobre os projetos sociais que a Portobello apoia. "Quando falamos em ESG, o pilar S está relacionado com dois principais públicos: o público interno, que são nossos colaboradores. Sobre como a gente pode oferecer um ambiente melhor para o trabalho; nossa preocupação com a saúde e segurança dos nossos colaboradores e a garantia da qualidade de vida. E também com o público externo quando a gente fala em comunidade”.
Na visão da Portobello, é preciso buscar alternativas para oferecer algo melhor para crianças, adolescentes e comunidades que fazem parte do entorno das unidades fabris.
Projetos sociais
Uma das formas de atuar é com a manutenção do Programa Crescer, projeto que a empresa promove há 15 anos, atendendo a comunidade de Tijucas com atenção às crianças e adolescentes de 6 a 13 anos.
O Programa Crescer oferece uma programação de atividades educacionais e esportivas para cerca de 200 crianças. Neste universo, 30% dos atendidos são filhos de colaboradores da própria Portobello, os outros 70% são da comunidade local. Do total, 90% são estudantes de escolas de ensino da rede pública.
Depois de completarem a idade limite do programa, muitos deles participam também do Programa Jovem Aprendiz da Portobello.
A acionista e Membro do Conselho de Sustentabilidade Portobello, Miriam Andrade, detalha mais sobre esse braço social da corporação. "As diretrizes de sustentabilidade social da Portobello são promover saúde, segurança e desenvolvimento comunitário. Aqui em Tijucas, a gente apoia os projetos comunitários do Programa Crescer. A Portobello acredita que no apoio de um projeto como esse ela está construindo um futuro melhor”.
“Na parte de desenvolvimento comunitário, nós temos também, em Maceió/AL, o projeto do Cobogó Mundaú, em que a gente contribui no desenvolvimento comunitário apoiando esse projeto que envolve várias famílias da comunidade e trazendo assim um desenvolvimento econômico”, conta Miriam.
Participação na educação
No vídeo, é possível ainda acompanhar as crianças e adolescentes que participam do Programa Crescer em uma atividade externa. O grupo visitou a Biblioteca Municipal Edmundo da Luz Pinto, e o museu da cidade de Tijucas, vivenciado o conhecimento na prática.
Para conferir toda essa conversa, assista agora ao episódio “O que é ESG e como a Portobello desenvolve o conceito na Sustentabilidade?” que já está disponível na trilha desse conteúdo em nosso Canal do Youtube.