Em restaurantes italianos, memórias de família e receitas tradicionais são transmitidas de geração em geração. Sostanza, Mario, Cammillo e Burde são alguns deles, as chamadas "trattorias", que fizeram a história de Florença como verdadeiros templos do sabor onde você pode apreciar os pratos que conquistam pessoas há anos.
Alguns desses restaurantes são estabelecimentos históricos, tradicionais e típicos fiorentinos, enquanto outros são considerados entre os melhores para experimentar por costume.
Na maioria dos casos, mantiveram o hábito como no passado, de abrir apenas para o almoço, pois são empresas familiares. Aqui estão os lugares onde as histórias e tradições se entrelaçam com as de Florença.
Separamos uma lista especial com as trattorias fiorentinas mais tradicionais - aquelas que são consideradas paradas obrigatória no seu roteiro de visita à capital toscana.
Trattoria Sostanza
O restaurante Sostanza foi fundado em 1869 pela família Campolmi como taberna, bar e loja de comida. Hoje mantém-se substancialmente inalterado.
A atmosfera que se respira lá é apenas a do passado com uma cozinha aberta e mesas para compartilhar com os outros. Possui mesas de mármore, de 1869, balcão de mármore dos anos 1930 e pinturas nas paredes, com os azulejos brancos do açougue.
Dica: peça o famoso frango na manteiga, a torta de alcachofra e, de sobremesa, a torta de merengue com morangos!
Trattoria Mario
Inaugurado em 1º de março de 1953 por Romeo, Amelia e Mario, este restaurante está localizado em um prédio do século XVI - para ser mais precisa, no que eram as antigas cavalariças do Palazzo del Gattamelata, agora Palazzo Alessandri, construído em 1536.
Originalmente era uma adega frequentada pelos operadores do Mercado Central. Desde 1957, tornou-se uma verdadeira trattoria.
Em 1968, foi um ponto de encontro de estudantes onde se discutia política e cultura. Hoje é mencionado em quase todos os guias mais famosos, está aberto apenas para almoço e recebe diferentes tipologias de público em mesas pequenas e fechadas. Afinal, como diz a placa: "Aqui comemos juntamente aos outros desde 1953".
Dica: recomendamos degustar a tradicional bisteca fiorentina!
Trattoria Cammillo
Fundada na década de 1940, próxima à Ponte Vecchio, pelo avô da atual proprietária, Chiara Masiero, na Trattoria Cammillo você encontra um pouco da história da família.
O ambiente é característico, abóbadas de tijolos nas duas salas laterais, enquanto o grande hall de entrada tem garrafas de vinho à mostra e quadros espalhados - e é daqui que é possível também vislumbrar a cozinha.
A antiga taverna criada para alimentar os militares, impressiona com o cardápio atual, uma quantidade de pratos difíceis de encontrar nos restaurantes fiorentinos, com opções curiosas e diferentes como o curry de frango, ou camarão com arroz - um dos pontos fortes do lugar. Sem esquecer os pratos do dia: todos estritamente preparados com a alta qualidade da culinária italiana.
A atmosfera é típica das trattorias, com garçons vestidos como costumavam ser, com gravatas-borboleta, e mesas próximas umas às outras.
Dica: um copo de prosecco e depois pode-se começar com o foie gras caseiro (é excelente, mesmo que apresentado de forma pouco atraente). Os fritos também são uma das especialidades da casa!
Trattoria Da Burde
Esta trattoria nos arredores de Florença possui uma história centenária zelosamente guardada pela família Gori, agora em sua quarta geração de restauradores.
A gastronomia aposta nos sabores tradicionais da região, que vão desde as sopas - ribollita, sopa de espelta, massas e feijão - aos segundos pratos como o bacalhau à livornese, a carne stracotta, o spezzatino e claro, a famosa bisteca. Geralmente está aberto apenas para almoço, à noite está aberto para degustações.
Dica: você pode comer lá, mas também fazer compras, fazer um lanche ou parar para bater um papo.
Gostou do post sobre trattorias? Compartilhe com a gente se você já conhece algum dos restaurantes mencionados acima ou se você vai adicioná-los na sua lista para a próxima viagem!
Buon appetito!
Para mais dicas sobre a Itália, acesse:
Viagem para itália: prepare-se para 4 experiências diferenciadas