Il Tornabuoni Hotel: novo conceito de arquitetura no centro de Florença
Já falamos aqui sobre a via mais movimentada de Florença, onde estão localizadas todas as grifes de luxo e as vitrines mais cobiçadas da cidade. Agora, além das grandes maisons, a rua recebe um novo projeto, o Il Tornabuoni Hotel!
É um prestigiado hotel 5 estrelas pertencente ao AG Hotels Group e projetado pelo designer de interiores Andrea Auletta, para acomodar uma clientela internacional que busca requinte, bem-estar e uma arquitetura diferenciada.
Decoração natural, graciosa e evocativa são características que fazem da nova estrutura pertencente à hotelaria fiorentina uma das mais faladas da cidade!
O estúdio Andrea Auletta Interiors cuidou do design do hotel em todos os seus elementos, desde os de distribuição até os detalhes de decoração.
Cada andar envolve um layout de distribuição diferente e, a partir deste conceito inicial, as peças de mobiliário, tapetes, papéis de parede, pinturas e objetos foram escolhidos criteriosamente para diferenciar cada um dos espaços.
No piso térreo encontra-se o primeiro espaço do hotel, o restaurante "Il Magnifico Restaurant & Bistro", que desde o seu nome declara uma homenagem à tradição gastronômica toscana.
Nas áreas comuns do espaço, a pietra serena dá um toque da história fiorentina, com uma atmosfera evocando luzes e sombras de um edifício elegante, sem trair ou competir com a estrutura original da obra.
As janelas com vista para a rua comercial mais procurada da cidade valorizam a inserção do projeto interno com a cidade e o meio urbano.
A adega é um espetáculo à parte, os móveis modernos em ferro conectam-se com as estruturas históricas da construção, criando um ambiente diferenciado e inovador.
Em particular, o couro utilizado nos bancos traz um certo requinte com um toque de natureza. A harmonia, criada pelos tons de cinzas e beges, contribui para um ambiente aconchegante e caloroso, junto à alternância da iluminação diurna e noturna.
O piso térreo propõe as mesmas conexões de inserção com o edifício histórico, criando um ambiente aconchegante e intimista, onde o verde heráldico das cortinas acrescenta um toque diferenciado.
O hotel possui 63 quartos e cada um deles é proposto em cores diferentes, divididas pelos andares: laranja, cinza, mostarda, azul pavão e rosa, que dão uma nota de personalidade a cada um deles, enquanto os banheiros lembram sugestões de spas antigos e históricos.
No quarto andar, o restaurante "Lucie Gourmet" abre-se para um elegante terraço, com uma cozinha internacional e uma arquitetura que combina ousadamente o rosa e o azul pavão.
Essas cores antagônicas dialogam com a graça e a elegância para criar, juntamente com os assentos confortáveis e os sofás, um espaço hospitaleiro que predispõe ao refinado ritual de convívio.
O bar “Café & Champagne” no piso térreo é completamente fora do comum, mas justamente por isso, tornou-se um dos mais cativantes e frequentados da capital Toscana.
O hotel Il Tornabuoni caracteriza-se pela originalidade nos elementos decorativos e por outros detalhes surpreendentes e singulares, evocativos de uma natureza calma e estilizada que envolve o conforto na historicidade do edifício.
É incrível perceber a necessidade de inovação dos espaços para o período de reabertura das fronteiras na Itália – o país está a todo vapor para a retomada oficial do turismo.
Confiram outros exemplos de novos projetos nos posts:
La Ménagerè vira um dos espaços mais apreciados de Florença
Giardino 25: Gucci inaugura bar de drinks em Florença
25 hours: o novo hotel contemporâneo no centro histórico fiorentino
Iginio Massari abre as portas de uma incrível confeitaria em Florença
Gostou do projeto? Compartilhe com a gente a sua opinião!